Teses para o Bitcoin

Quem investe em Bitcoin, qual a tese que os motivou? Há algum embasamento com lastro na realidade ou é apenas especulação de que a moeda terá utilidade prática no futuro?

6 curtidas

Como assim no futuro?

O Bitcoin vai ainda passar o ouro em valor de mercado, é questão de tempo apenas.

3 curtidas

Obrigado por compartilhar o vídeo!

Isso é futuro, certo? E me parece uma especulação, tendo em vista que não há nada no presente que possa garantir isso.

E ainda assim, apesar da proposta de ser uma moeda, ela não é aceita em praticamente lugar algum, portanto não vejo como uma utilidade prática hoje, me parece apenas uma promessa para o futuro.

Minha dúvida é se existe alguma tese que não seja apenas especulação em torno da aceitabilidade da moeda no futuro.

4 curtidas

O que “garante” isso é justamente a usabilidade do Bitcoin juntamente com a sua segurança, portabilidade, liberdade, previsibilidade e escassez.

E nem precisa ser aceita, vc em qualquer lugar do mundo vende e converte para uma moeda aceita no momento que quiser. Existe também a possibilidade de usar cartões que utilizam cripto.

Hoje até mesmo o Nubank aceita enviar e receber Bitcoin, a cada dia que passa ele é mais aceito de forma direta, porém, geralmente as pessoas não querem gastar o dinheiro “bom” e sim o dinheiro “ruim”, as pessoas vão preferir guardar os Bitcoins que tendem a valorizar e muito ainda nos próximos anos e décadas.

Deixo mais um conteúdo:

1 curtida

Boa tarde, @frederico.mello

Está escolha é uma decisão muito particular sua e é bem difícil como investidor em cripto, escolher qual “tese” seguir, ainda mais com muitas notícias “negativas” por aí. E isso é normal, tá.

Uma dúvida de muitos, assim como um dia eu já tive as minhas no começo. Pulando o papo furado e útil, vamos ao que interessa: Bitcoin.

• Bitcoin foi a primeira cripto a existir; descentralizada, segurança e escalabilidade (trilema do Bitcoin)

E sempre na humanidade existiu o preconceito, a insegurança e todos estes atributos juntos para algo novo e que incomoda um “certo grupo de pessoas” até mesmo para investimentos. Vulgo, “o diferente incomoda muita gente, desde que, não seja a sua escolha.”

Em outras palavras, o bitcoin quebrou o sistema financeiro “centralizado” com a sua escassez estabelecida e as suas definições pré-estabelecidas em seu whitepaper.

Resumidamente é essa a história e não tão diferente da teoria, na prática ela começa com a pandemia do Covid que devastou o mundo a fora, trazendo impactos inflacionário nas economias locais.

Digo, a moeda fiduciária (fiat - real, dolar, euro…) e todo o seu poder de compra (= 1 real a 10 anos comprava 1 lt de leite e hoje não compra 10 balinhas) foi “derrotado” pela inflação e os mais prejudicados foram os países emergentes e subdesenvolvidos.

E advinha quem quebrou o taboo? O país El Salvador que adotou oficialmente o Bitcoin, junto com a sua moeda local, se não me engano, o dólar.

Outra vez murmurinhos surgiram e na verdade o que alavancou financeiramente El Salvador colocando aos trilhos inflacionário foi a adoção do Bitcoin. Logo, mais, houve a sua reserva financeira estabelecida pela governo local em armazenar X bitcoin por dia ou ano (algo assim).

Planos surgem por lá, conferência mundial do Bitcoin de 2020 ou 2022 foi em El salvador e colocou no mapa o tal do “Olhem aqui o que estamos fazendo”. Por fim, o mundo está em adoção, mas, não vai ser as minhas palavras ou de outros que vão mudar a sua visão entre pagar com bitcoin ou lucrar com Bitcoin.

Lembre-se que vai partir de você, na mais dura e sinceras palavras, buscar o conhecimento duradouro e incorruptível em cursos amplos e de entendimento amplo sobre as fases do Bitcoin até os dias de Hoje.

→ Países, estados e provincias que adotaram bitcoin;

• El Salvador;
  • Nigeria;
  • outros (tem mais!)

→ Meios de pagamentos;

• Google pay (aceita compras em cripto);
  • Cartões de Exchange (aceita pagar com cripto);
  • Cartões Brasileiros de meios de pagamentos (tem alguns…)

→ Reserva de valor;

O mesmo que o ouro foi um dia, reserva de bancos e países, hoje, o Bitcoin está sendo a reserva de muitos investidores.

• Gestoras bilionárias, trilionarias como Black Rock e outras 10 por aí com a aprovação do ETF na bolsa;

→ Adoção em massa;

• Compro → Reservo ou guardo → Uso → Compro → Vendo…

Te lembra algo? :thinking:

A moeda fiduciária, ou seja, o real, o dolar… todas elas eu posso comprar, guardar ou vender em troca de algo. Isto é, bens materiais.

O acesso é fácil? Não.

E por isso que muito das vezes precisam vender o bitcoin para comprar em Fiat. E isso não quer dizer que falta adoção, mas sim, acesso a investimentos tecnológicos que requer de muita estrutura.

No momento, existe aplicativos em testes e até em funcionamento só para pagamentos em bitcoin pela 2° Rede do bitcoin “lightning network” mas, em uma larga escala global não suportaria tamanha a estrutura tech necessária.

Analogia

E como se cada instituição fosse responsável por transacionar o bitcoin, armazenar o bitcoin e etc…

Então, se trocarmos “bitcoin” por “reais” seria exatamente o mesmo que o Banco Central, a casa da moeda e etc… Já fazem com o real (R$).

Sakou? Toda instituição de pagamentos, seria 3 em 1. E por isso, requer muita estrutura e isso leva tempo para adoção de pagamentos em massa.

Não confunde, adoção de pagamentos com adoção de investimentos, tá.

Voltando pro assunto…

A adoção de investimentos é você acreditar somente do retorno financeiro do Bitcoin, ou seja, guardar bitcoin ou fazer trader com Bitcoin com a finalidade de lucrar.

Imagine, oferecem pra você :index_pointing_at_the_viewer: escolher entre 1 kg de diamante “marciano” (não existe, acho) ou 1kg de ouro ou 1 btc, qual você escolheria?

• Por investimento: Diamante, Ouro ou 1 btc?
  • Por adoção = moeda de troca; Diamante, Ouro ou 1 btc?

E lógico que escolheria sem pensar duas vezes em receber 1 BTC, pois, no presente o Bitcoin vale algo, assim como acreditamos no futuro e assim como não valia nada no passado. Então, o mesmo vale para o diamante marciano (nada)…

Conclusão: Estude o mercado como um todo, seja na adoção ou investimentos somente para depois decidir qual caminho escolher…

Deixo-me aqui uma pergunta: Você buscaria compreender como o Real perde valor ano após ano?

A sua busca por conhecimento vai te ajudar a responder e assim moldar a sua decisão sobre o Bitcoin: Investir, Reservar ou utiliza-lo.

→ “Nunca, jamais foi fácil. O difícil é não tentar entender!”

3 curtidas

Aqui, leia e estude o whitepaper do Bitcoin, escrito por seu criador, Satoshi.

4 curtidas

Rapaz! Você saiu das cavernas e acordou no meio do nada, após 10 anos?

Não é possível que você tá falando isso, rs.

3 curtidas

Pelo que entendi, você enxerga o Bitcoin como uma espécie de reserva de valor, com algumas vantagens em relação ao ouro, é isso?

2 curtidas

Obrigado por compartilhar o whitepaper, mas a resposta para minha pergunta não está nesse documento.

2 curtidas

Pode me explicar o que há de tão absurdo em perguntar em quais teses as pessoas se baseiam ao investir em Bitcoin?

Diga-me você de qual caverna veio para agir assim de forma irônica e desrespeitosa.

1 curtida

Eu entendo a tecnologia por trás do Bitcoin e a vantagem em não ser afetada pela inflação, mas o ouro também sempre teve esse papel de reserva de valor atrelada à escassez. O que fez você achar o Bitcoin mais interessante que o ouro nesse aspecto?

2 curtidas

Também, e no caso o Bitcoin tem a sua escassez pré definida o ouro não, mais jazidas de ouro podem e são descobertas com o passar do tempo, diminuindo a sua escassez.

O Bitcoin pode ser considerado tanto quanto moeda quanto reserva de valor.

3 curtidas

Entendi! Obrigado por esclarecer.

3 curtidas

Ô meu amigo! Perdão pela forma de escrita, não foi minha intenção soar desrespeitoso, mas de fato fui, você tem razão, eu poderia ter sido mais leve na escrita.

Mas me chamou atenção você dizer que parece especulação, algo que já se mostra tão consolidado. Grandes empresas e investidores já tem fortunas em BTC. Países já o tem como moeda principal. O presidente da maior potência mundial investe e acredita em Bitcoin.

4 curtidas

E agora existem especulações de que a Microsoft e a Amazon vão investir em BTC também. :eyes:

3 curtidas

Essa é a base, o fundamento do btc, e acha que não vai encontrar aí os motivos das pessoas investirem em bitica?

Eu não tenho btc, mas tenho DOT e ETH, e pode ter certeza que eu li os dois whitepapers deles antes de investir.

Acho que muitos investem em btc porque acreditam na tese fundamental dele exposta no whitepaper.

Copia e cola ele no chatgpt e pede pra ele resumir e te explicar, acredito que vai conseguir suas respostas.

3 curtidas

O Laranjão e o Putin já estão de olho no bitica, Softwar iniciando. :eyes:

https://portaldobitcoin.uol.com.br/vladimir-putin-elogia-o-bitcoin-quem-pode-proibi-lo-ninguem/

2 curtidas

Ahhh… No momento que dizem “especulações” é porquê já investem/investiram em Bitcoin, porém, nada público por subsidiárias (registradas em parentes ou outros) ou por conselheiros que tem fundos em proteção a empresa*. No mínimo, não duvido, já terem investimentos, vinculados a outros membros familiares, até por finalidade de impostos…

E a Microstrategy vem se tornando a mais propensa em ascensão. Porém, a gigante pouco falada é a NVIDIA em cripto, onde uma das bases para uso de computação seja para minerar ou não, parte da tecnologia vem dos seus *processadores super rápidos".

Em momentos de halving como estes, isso só impulsiona, ainda mais a compra de aparelhos que de alguma forma utilizam a sua tecnologia. Veja que na área de dados hoje sem a NVIDIA no páreo não vinga. (Resumo do resumo)

Como o @No_Stress disse.

A escassez do BTC é o principal fator em comparação com o Ouro. Porém, pesquisas espaciais disseram que em algumas décadas será possível extrair ouro de meteoros afastados do Sistema solar. Enfim, até lá, o Bitcoin já atingiu o seu auge final em 2140 como está previsto no seu whitepaper.

Então, só para concluir que deste total de 21 milhões de BTC, já foram minerado 19 milhões de BTC. E conforme estabelecido no Whitepaper, aquele investidor (usuário)/carteira que possuir no mínimo 51% de Bitcoin, terá o direito de mudar a quantidade estabelecida pelo pseudônimo satoshi.

O que hoje se torna impossível, devido aos 60% de bitcoin distribuídos em carteiras (cold wallet) por aí, ou seja, pessoas fisicas/jurídicas com bitcoin guardados e dificilmente rastreáveis. De fato, isso não contabiliza os que possuem bitcoin nas corretoras, visto que, uma vez na corretora, os Bitcoins não são seus!

3 curtidas

https://portaldobitcoin.uol.com.br/china-encontra-enorme-jazida-de-ouro-avaliada-em-r-482-bilhoes

1 curtida

(Vídeo de 2 anos atrás)

(Vídeo de 1 mês atrás)

3 curtidas