Hoje é o vencimento do título IPCA+ principal mais longo do Tesouro Direto até então - o Tesouro IPCA+ 2024! O título se destacou entre os ativos financeiros da sua era por ter superado os principais índices do mercado brasileiro e até do exterior. O papel demonstra de forma cristalina o poder dos juros compostos através do tempo. O título também contraria o mantra de alguns investidores de renda variável de que “renda fixa é perda fixa”.
Quem comprou o papel no seu lançamento, em 18/07/2005, a uma taxa de IPCA+ 8,81% e pelo preço unitário de R$ 308,19, receberá hoje R$ 4.315,50 por título, obtendo uma rentabilidade bruta total de 1.300,27%, equivalente a 15,78% ao ano.
O valor líquido recebido será de R$3.714,40, correspondendo a uma rentabilidade líquida de 1.105,23%. Como o IPCA no período foi de 181,57%, o ganho real acima da inflação será de 328,04%.
O ativo deixou de ser ofertado em 10/02/2020. Enquanto esteve disponível para compra, a taxa média oferecida acima do IPCA foi de 5,75%. A menor taxa foi de 1,99% e, a maior taxa, de 8,90%.
Se você tivesse aplicado no IPCA+ 2024 em vez de ter pago cerca de 75k em 2005 naquele Marea Turbo que certamente te deu muita dor de cabeça, hoje você estaria tranquilo
e recebendo pouco mais de 1 milhão na conta.
Eu tinha! Foi o meu primeiro título do Tesouro Direto, apliquei no início de 2017 e colhi hoje com mais de 100% de rendimento.
Já reinvesti tudo aqui na minha estratégia do momento. Foi um pouco pra Renda+, um pouco pra Educa+, um pouco para FIIs, um pouco na Caixinha, um pouco em títulos privados e um pouco em criptos.
Tudo o que entrou hoje já saiu para continuar crescendo.
Não há argumento razoável para manter qualquer valor na poupança. Mesmo em bancão, há CDB a 100% do CDI com liquidez 24/7.
Investir no Tesouro Direto não te obriga a declarar imposto de renda. Você será obrigado a declarar se obtiver rendimentos acima de 200k, seja na poupança ou em qualquer outro investimento de renda fixa.
Rs ótimo post! Tenho minha reserva de emergência num título que vence ano que vem Tesouro Selic. Renda fixa é bom pra preservar patrimônio grande. Esperar 20 anos pra ver o capital crescer pra mim é furada
Não há mágica no mercado - o tempo é o único fator exponencial na fórmula dos juros compostos. O que faz patrimônio crescer de fato é trabalho. Os investimentos apenas potencializam esse crescimento.
Recebi hoje o investimento que fiz em 2017 neste título! Ótima Rentabilidade!
Mas aproveitando seu exemplo, pro cara que comprou o Marea, pelo menos ele teve muitas emoções durante estes 19 anos… se não explodiu é claro…
Eu não tive nem o IPCA+ 2024 nem o Marea
Eu sou mais fã dos títulos indexados ao CDI do que o IPCA e nuca gostei da marcação a mercado que os títulos do tesouro IPCA sofrem.
Opa…
Eu tinha.
Mas, não era muito e minha aplicação foi recente.
Consegui dobrar apenas o que investi. Já foi bom. Investi 2500 e recebi 5000.
Vou reaplicar em algum CDB rs
Ver um IPCA com uma rentabilidade de 1.300,27% é de fato impressionante, especialmente considerando que ele é o principal indicador de inflação do Brasil. Esse número pode parecer assustador, mas também mostra o poder dos investimentos atrelados ao IPCA ao longo do tempo.
Eu também tenho alguns IPCA, como os de 2032, 2035, 2040 e 2055, e estou na expectativa de ver a rentabilidade deles se destacando ao longo dos anos. Espero que possa ver um post seu falando na rentabilidade astronómica deles…
Falar de tempo anterior e facil, se em 2010 tivesse investido 1 real em bitcoin quanto teria hoje? O maior problema é que hoje nao sabemos qual investimento sera os melhores daqui a 10 anos.