Tesouro SELIC ou NUCONTA?

Apesar da taxa Selic estar passando por uma das maiores crises da história, este ano tivemos duas boas noticias que podem ser um incentivo para considerar investimentos no Tesouro Selic. Basicamente a diferença entre o Tesouro Selic e o NuBank (mais especificamente a NuConta) são as seguintes:

NuConta - Rende 100% do CDI que hoje esta cotado em 6,40% ao ano (Simples assim).

Tesouro Selic - Hoje a taxa Selic esta cotada em 6,50% ao ano, porém existem mais três parâmetros (taxas) a serem considerados.
1- Imposto de renda (IR);
2- Taxa de Custódia (Taxa cobrada pelo Tesouro direto por administrar seu dinhero);
3- Spread (Diferença no valor de venda comparado ao valor da compra de um titulo do tesouro);

No “Imposto de Renda” existem quatro Alíquotas possíveis de acordo com o tempo que você mantém seu titulo no tesouro conforme descrição abaixo.:
1- 22,5%, em aplicações com prazo de até 180 dias;
2- 20%, em aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;
3- 17,5%, em aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;
4- 15%, em aplicações com prazo acima de 720 dias.
OBS: Esse percentual é descontado dos LUCROS de seus rendimentos.

A “Taxa de Custódia” foi um dos itens que tiveram uma atualização positiva no inicio desse ano (2019). Ela caiu de 0,30% para 0,25% ao ano. Essa taxa é aplicada sobre o montante total investido.

O “Spread” foi outra taxa em que recentemente teve uma atualização positiva reduzindo de 0,04% para 0,01% ao ano.

Conclusão?!
É difícil concluir com precisão considerando que são taxas muito parecidas e é necessário considerar também o tempo que você pretende manter seus investimentos. Mas eu em particular, hoje, optei por manter meu investimentos de renda fixa no tesouro direto.

45 curtidas

Eu sou bem leigo no assunto,eu fiquei na msm dúvida q vc,e optei pela nu conta,pela facilidade q me deu,e estou satisfeito até agora.

8 curtidas

Realmente, se considerar a facilidade nada se compara a NuConta.

7 curtidas

Eu fiz um teste deixando 1000 na NuConta! Fiquei Feliz com o resultado. O Bom é que ele gera um documento depois para utilizar no imposto de renda. Tudo bem certinho. Bem legal.

9 curtidas

Arrisquei fazer a portabilidade para minha NuConta, mas mantenho minha conta no Itau por possuir saques grátis. Ainda assim guardo dinheiro no Tesouro Direto porque já estou acostumado e a médio/longo prazo me parece ser mais rentável.

3 curtidas

uma vantagem da nuconta para mim é não precisar ter o valor da cota. por exemplo, digamos que eu separe do meu salario 250 reais por mês mas cada cota do selic é por volta dos 100, então 50 reais irão sobrar pq não posso investir.
eu depois de pagar minhas contas e investir uma quantia sempre acaba sobrando algum dinheiro que não consigo investir em nada, que acabo deixando na nuconta rendendo uns centavos para no mês seguinte juntar com outro valor e investir em alguma coisa

9 curtidas

6,5% é a Selic meta, que não é utilizada em operações no TD na prática.
A taxa utilizada é a over, de 6,4% a.a.

Só faz sentido utilizar o TD Selic para valores muito altos, apenas para efeito de diversificação. Caso contrário, a NuConta ou qq CDB LD 100% é opção melhor.

13 curtidas

Informação interessante. Vou estudar mais o assunto.
Obrigado!

2 curtidas

Para quem usa Tesouro Direto, tivemos uma ótima notícia: https://www.metrojornal.com.br/foco/2019/04/08/mudanca-tesouro-direto-melhora-rentabilidade.html

7 curtidas

Eu vi!!!
Estava na hora de aparecer boas noticias para investimentos conservadores.

3 curtidas

Com certeza a longo prazo é o ideal!

3 curtidas

A curto prazo - NuConta.
A médio, longo prazo - Tesouro Selic (apesar que eu ainda prefiro algo mais rentável como IPCA)

10 curtidas

acho que melhor que esses é LCI/LCA, deveria ter na NuConta

3 curtidas

Concordo plenamente…

2 curtidas

Eu acabo deixando um pouco em cada.

3 curtidas

LCI e LCA não têm liquidez.

4 curtidas

Sem dúvida Nuconta :purple_heart:

1 curtida

Não sei muito bem a longo prazo, mas pela facilidade e, principalmente por sempre estar na mão (se não me engano o tesouro selic pode levar até três dias para resgatar) eu prefiro o nubank

5 curtidas

LCI/LCA é médio/longo prazo, liquidez diária serve apenas pra reserva de emergência

2 curtidas

Existem LCI para prazo curto pagando 100% do cdi, aí nesse caso é mais vantagem que a Nuconta por não ter IR. Mas claro só pode tirar ao fim do prazo.

3 curtidas