Testando o NuCel: Primeiras Impressões e Pontos de Atenção

@PauloBarbosa Seja bem-vindo a comunidade NC! :purple_heart:

Para quem está ou esteve no seguimento de telecom, sabe que é um grande desafio esse mercado de telefonia, ainda mais para as MVNO’s no Brasil, enquanto, que no USA isso é um mercado gigantesco com milhares de empresas!

A NuCel não vai ter um valor abaixo das operadoras (como muitos desejam), por questão comercial, a Claro não vai dar um tiro no pé deixando uma MVNO ter serviços com preços mais atrativos, no entanto, a NuCel pode ser mais atraente oferendo benefícios que uma operadora não oferece, aí, que entra a expertise do Nubank como uma instituição financeira, atraindo os clientes das tradicionais operadoras com serviços financeiros vantajosos.

Eu mesmo, já fui funcionário da Embratel/Claro, uso a Claro há uns bons anos e tenho interesse em ser um Cliente NuCel, visando os benefícios que vou ter como cliente Nubank/NuCel, claro!

No mais, sinceramente, desejo muito sucesso para a NuCel, fiquei feliz com esse novo projeto do Nubank e tem tudo pra ser um grande sucesso! :rocket:

9 curtidas

Tive um problema com a exibição da rentabilidade das caixinhas: o valor mostrado na tela inicial (seção de investimentos) era diferente do valor exibido em “Evolução” nos detalhes.

Update: A questão foi corrigida, e agora ambos os lugares exibem, por padrão, o rendimento no mesmo período.

2 curtidas

Boas vindas a comunidade @PauloBarbosa

Obrigado pelo retorno, @PauloBarbosa ! Agradeço a atenção e a devolutiva detalhada.

Ontem foi o dia da renovação do meu plano e, logo pela manhã, conferi no app. Notei que o saldo exibido estava diferente: 15 GB normais e 1 GB adicional. Não sei a origem desse 1 GB extra, já que ele não foi mencionado anteriormente. Além disso, observei um comportamento estranho semelhante ao que aconteceu anteriormente. Da última vez, os 100 MB desapareceram e agora aconteceu de novo.

Outra questão curiosa é que, apesar de não ter utilizado a internet do NuCel após a renovação, a aba lateral do aplicativo indica que 100% sem consumo conforme a imagem. Porém, a outra aba, consta que ainda faltam 100 MB. Essa inconsistência gera confusão e dificulta o acompanhamento do uso do plano.

Gostaria de entender melhor o que pode estar causando essas divergências. Conto com vocês para esclarecer e ajustar esses detalhes.

Mais uma vez, agradeço pelo espaço e pela abertura para feedbacks!

10 curtidas

Boa… Essa participação da comunidade é muito boa…

Eu amo isso, apesar dos bugs serem normal em produtos de testes… E esta troca de feedback ao vivo é fundamental para qualquer produto em evolução…

Vlw @guilhermereistg por trazer detalhes…
Isso é importantissimo até pra gente que tá testando, prestar atenção e trazer novas sugestões e bugs, se surgirem…

8 curtidas

:facepunch:t5::facepunch:t5::facepunch:t5:

7 curtidas

Gostaria de deixar registrado meu descontentamento com a política de cancelamento do NuCel. Acho um absurdo que, ao solicitar o cancelamento, o plano seja encerrado imediatamente, sem permitir que o cliente utilize os serviços até o final do ciclo já pago.

Essa prática vai contra o que é comumente oferecido por outras operadoras, onde o plano permanece ativo até o fim do período contratado. No meu ponto de vista, isso é uma falha grave que prejudica a experiência do cliente, principalmente porque os dias e dados restantes já foram pagos e não são reembolsados.

Sugiro que reconsiderem essa política para alinhar a experiência com as melhores práticas do mercado e garantir mais justiça e transparência aos usuários.

@PauloBarbosa

13 curtidas

Você está corretíssimo. A gente está pagando um mês inteiro. Então o correto é o cliente continuar usando até o vencimento mesmo. Ou eles fazem o reembolso parcial dos dias restantes que não foram usados?

6 curtidas

Só tenho essa informação disponível.

6 curtidas

@guilhermereistg,

Por favor, me corrija se eu estiver errado, mas esse plano é do tipo Controle, certo? Se não me engano esses planos a gente paga após a utilização. Acredito que muito provavelmente você deve receber a cobrança “pró-rata” deste período de utilização. Enfim, tem que ver na fatura (se é que o Nu apresenta uma fatura detalhada) o período correspondente que é listado lá.

[EDIT: só pra deixar o exemplo, a minha fatura da VIVO (plano Controle) que vence em 11/12 é referente à utilização do plano no período entre 25/10 e 24/11]

Mas, mesmo se for isto mesmo, você está corretíssimo em que esta informação seja apresentada de forma mais explícita e transparente sobre o cancelamento.

Enfim, o produto ainda está nascendo e está em fase de testes… está sujeito a alguns probleminhas, e neste momento o feedback é fundamental pra colocar o produto na linha. Estou achando excelente você estar compartilhando a experiência aqui de forma tão rica, e tenho certeza de que o Nu está de olho (como o @PauloBarbosa já demonstrou) :wink:

Eu também gostaria de contribuir com esses feedbacks, mas ainda não estou elegível (telefone Samsung, apesar de ter eSIM), fora que preferiria entrar somente quando tivesse a portabilidade habilitada…

12 curtidas

@PauloBarbosa

Abri o chat no NuBank hoje às 10:20 o atendimento finalizou 12:00. Durante a conversa, fui informado de alguns pontos que me geraram mais dúvidas e frustrações.

Primeiro, fui orientado a consumir todos os dados disponíveis no plano antes de cancelar, pois, ao solicitar o cancelamento, perderia imediatamente todos os meus dados restantes. Isso foi um choque, já que, ao cancelar, eu esperava continuar com acesso até o final do ciclo, como é comum em outros planos pós-pagos.

Além disso, o plano foi descrito como sendo semelhante a um plano controle, onde o valor da cobrança é lançado na fatura e só depois são liberados os GB a serem usados naquele ciclo. Isso gerou ainda mais confusão, pois, sendo um plano pós-pago, não esperava esse tipo de dinâmica. A cobrança de R$45,00 seria mantida mesmo com o cancelamento, sem qualquer proporcionalidade ao período de uso. Essa informação não condiz com o que eu esperava de um plano pós-pago, onde o valor pago deveria refletir o uso real.

Sobre o cancelamento, fui informado que ele seria imediato, mas levaria até dois dias para ser processado. Durante esse período, a linha seria inativada e não haveria devolução do pagamento. Isso me pareceu muito estranho, especialmente considerando que já paguei pelo mês inteiro e, com o cancelamento imediato, perderia todo o acesso.

Por fim, fui orientado a esperar até 3 dias úteis antes da data da renovação para solicitar o cancelamento, caso quisesse usar o serviço até a renovação. Caso contrário, se eu cancelasse antes disso, perderia imediatamente o acesso aos serviços, sem possibilidade de reembolso.

Essa experiência foi bastante frustrante e me deixou com a sensação de que a política de cancelamento e as informações sobre o plano precisam ser mais claras e justas. Esperava mais transparência e flexibilidade, especialmente em relação ao uso até o fim do ciclo e ao processo de cancelamento. Espero que essa situação seja revista para melhorar a experiência dos clientes.

10 curtidas

Então, isso mesmo.
Mas pelo que entendi ele será cobrado no prox mês do valor total do plano mesmo que cancele com 15 dias de uso.

9 curtidas

Por essas e outras, quando se trata de produtos e/ou novos serviços, por mais boa vontade que tenhamos, por precaução, sempre é bom manter o produto/serviço antigo, antes de consolidar a troca.

Tenho por certo que as percepções negativas do colega @guilhermereistg servirão de base para futuras (e urgentes!) melhorias e ajustes nesse serviço, sob pena de flopar

10 curtidas

Concordo com os pontos levantados

7 curtidas

No caso, o NuCel você paga antes de consumir e não após ? :astonished:

5 curtidas

Primeiro eu faço o consumo e depois pago.

7 curtidas

Então ficou meio confuso aqui. Porque segue o que acontece hoje em dia, e ainda sim mesmo cancelando, temos que pagar parcialmente o que já utilizamos.

8 curtidas

Então, o que utilizei em novembro cobrou agora em dezembro dia 2, onde acontece a renovação do ciclo.

No caso se eu cancelar hoje dia 06, mesmo não utilizando os 15 GB, perco tudo, e dia 2 pago o valor normal de R$45 reais.

Em outra operadora até mesmo streaming, quando faço o cancelamento fica até o fim do ciclo em uso, sendo que nos últimos dias pergunta se realmente quero cancelar.

7 curtidas

@guilhermereistg, acho que estão te passando a informação errada, infelizmente, ou você está assumindo antes de acontecer. A cobrança não pode ser feita desta forma.

Veja:

fonte: Anatel Explica – Edição 79: “Seus direitos: Plano Controle”

Mas fica de olho quando vier a cobrança e, se realmente não vier proporcional, aí sim põe a boca no trombone :loudspeaker:

10 curtidas

:point_down:t5::point_down:t5::point_down:t5:

Não utilizei nada ainda e nem fiz o cancelamento, mas pelo caminhar devo fazer o mais breve possível.

9 curtidas

Meu caro @guilhermereistg,
Eu não descartaria a possibilidade da informação prestada a você estar equivocada.
Em caso de cobrança indevida, imprima o(s) comprovantes(s) e notifique o NU requerendo o indébito em dobro.

8 curtidas