Nós já falamos disso por aqui, mas agora é hora de testar conhecimentos. Vamos fazer um quiz? Responda as perguntas abaixo e descubra seu nível de proteção.
Você consegue identificar um golpe?
1. Um site desconhecido oferece um desconto inacreditável. O que você faz?
a) Clico no link e insiro meus dados de pagamento
b) Aproveito a promoção, é uma chance única!
c) Pesquiso sobre o site e vejo avaliações antes de comprar.
0votante
2. Alguém pedindo ajuda financeira urgente te manda um novo número no WhatsApp. O que você faz?
a) Mando o valor imediatamente, afinal é uma emergência.
b) Ligo para o número antigo ou busco outra forma de confirmar se aquela é mesmo a pessoa.
c) Respondo pedindo mais detalhes para entender o contexto.
0votante
3. Você recebe um e-mail pedindo para atualizar seus dados pessoais em uma página de cadastro. Como agir?
a) Respondo ao e-mail para confirmar se é realmente necessário.
b) Clico no link e atualizo os dados para evitar problemas.
c) Acesso diretamente o site ou app oficial da instituição para confirmar a solicitação.
0votante
Compartilhe seus resultados!
Como você se saiu nesse teste? Conhecer os sinais de golpe é essencial para manter sua segurança online. As respostas para cada pergunta estão no primeiro comentário.
Conte aqui quais práticas você já adota para evitar armadilhas e ajude outros membros da comunidade a se protegerem também.
c) Pesquiso sobre o site e vejo avaliações antes de comprar.
Confirmar a confiabilidade do site antes de qualquer compra ajuda a evitar fraudes. Sites desconhecidos com preços tentadores são iscas fáceis para golpes.
b) Ligo para o número antigo ou busco outra forma de confirmar com a pessoa.
Quando alguém pede dinheiro de um número desconhecido, confirmar diretamente com a pessoa é essencial. Ligar para o número antigo ou tentar uma chamada de vídeo pode ser uma boa saída. Só vale tomar cuidado com os golpes de deepfake, que são as manipulações de vídeos feitas com inteligência artificial. Na dúvida, não faça nada até ter certeza.
c) Acesso diretamente o site ou app oficial da instituição para confirmar a solicitação.
Evite clicar em links de e-mails desconhecidos. O jeito mais seguro de confirmar a veracidade do e-mail é buscando você mesmo uma confirmação em uma plataforma oficial, como site, app ou central de atendimento.
Adorei a ideia, @Helo_M! Uma dica que eu gosto de aplicar pra ter cuidado no dia a dia e proteger minhas contas:
Ativar a verificação em duas etapas nas contas: ferramenta importantíssima que adiciona camada extra para segurança, exigindo uma confirmação adicional (como código enviado para o celular) ao acessar uma conta, o que dificulta acesso por golpistas, mesmo que obtenham sua senha.
Parabéns pela iniciativa. Há poucos dias da Black Friday será fundamental esse tipo de conteúdo. Ferramentas como o Reclame Aqui e o www.siteconfiavel.com.br também ajudarão bastante.
Estou ciente de inúmeras formas de tentativas de golpes incluindo as afetivas. Agradeço a preocupação e atenção ao enviar o e-mail ao qual respondo.
.
Att, Sofia Lima.
Eu estou ciente as coisas erradas da internet como golpe financeiro e Outras formS de extorquir dinheiro de pessoas descentes que trabalham no setor financeiro via internet . Por isso tenho cuidado com essas coisas
Boa tarde excluir minha conta com vocês por não tive meu caso resolvido ainda bem que foi 50 reais imagina se fosse mas tô fora da Nubank se puderem não me enviar mas nada em relação a vocês vou agradecer tá bom.
O que mais me assusta não são estas situações descritas no tópico. Lógico que acontecem mas algumas outras estão se popularizando fazendo com que os golpes fiquem cada vez mais sofisticados. Vou exemplificar:
Imagine você receber uma video chamada de uma pessoa da sua família, mesma voz mesma imagem. Nitidez total. E esta pessoa te conta uma história triste e te convence a transferir dinheiro ou fazer outra coisa. Isso não é ficção. Já está acontecendo;
Você recebe uma ligação da portaria do seu prédio dizendo que existe uma encomenda para você. E por coincidência (só que não), você está esperando uma encomenda daquela empresa. Então o entregador diz que precisa confirmar a entrega batendo uma foto de você. Mas na verdade é gravado um vídeo sem você saber. Dias depois seu nome foi usado para abrir várias outras contas bancárias e vários empréstimos são feitos;
Você recebe um email de trabalho contendo um simples arquivo pdf enviado por um colega teu já conhecido. Você infelizmente abre este anexo no seu celular. Este anexo de pdf consegue se aproveitar de uma falha no seu leitor de pdf e com isso consegue instalar um pequeno aplicativo que faz várias “maldades” no seu celular.
Assustador não?!
Acho que esse seria o nível “hard” deste teste de segurança.
Fato. Muitas famílias estão criando senhas particulares para evitar isso. No caso de a pessoa no suposto vídeo não saber qual é a senha já é um indício de que é um fake. Vale fazer perguntas íntimas de histórias da infância que somente ambos sabem (qual o nome do nosso primeiro cão? Qual a cidade que morávamos na infância? Qual a cor da casa da vizinha dos fundos? Não tem inteligência artificial que consiga responder isso, a melhor forma de evitar cair em golpes do gênero.
Outro ponto importante. Se alguém te ligar para confirmar uma compra de R$ x.xxx,00 reais do cartao do banco XYX, desligue e caso não tenha app do banco do cartão para acompanhar, ligue diretamente e apenas para o número que está impresso no verso do cartão.
Não forneça nenhum dado pessoal através de uma ligação recebida. Apenas para ligações que você fez para números oficiais das empresas.
Ao receber ligações mudas ou de robôs a recomendação é não falar nada (pois uma ia pode gravar sua voz para utiliza-la). Apenas desligue.