Veem aí… haha Se algum golpista vier tentar a sorte, estarei munido de informações!
É só fazer o feijão com arroz que tá tudo certo
Discordo, com ressalvas dessa opção, @Helo_M, vez que tem se tornado muito comum a clonagem do chip, o que invalidaria a confirmação.
A outra opção: “c) Respondo pedindo mais detalhes para entender o contexto.”, em geral, se mostra mais eficaz, vez que as respostas do interlocutor podem fornecer subsídios de confirmação mais concretos antes da tomada de decisão.
Em mais de uma ocasião vivenciei situações como a apresentada e, ao questionar sobre temas que somente o interlocutor real saberia responder, a farsa foi exposta.
Detalhe: o chip do celular solicitante havia sido clonado.
Respeito suas colocações, porém quando se trata de golpes digitais, é necessário avaliar caso a caso, não havendo uma fórmula fixa que impossibilite a concretização do golpe.
Recebo direto telefonemas dizendo que houve uma compra suspeita, dizendo até o valor, pedindo dados para bloquear a venda.
Quero meu dinheiro
Sou desconfiado demais pra já de cara ir liberando dados, mandando grana sem saber o motivo e quem está precisando e também “gato escaldado tem medo de água fria”. Kkkk
Caso o chip tenha sido clonado, o golpista pode ter ciência de coisas que somente o proprietário do chip deveria saber. A par dessas informações, ele pode perfeitamente aplicar um golpe. Já ocorreram golpes realizados por quadrilha nesse mesmo contexto pelo whatsapp em órgãos públicos. Então buscar um outro meio de contato com a pessoa ou de forma presencial é a maneira mais adequada para confirmar a autenticidade da mensagem.
Única falha do Nubank é exibir as respostas de cada um.
Agora o golpísta vai focar em quem respondeu errado, filtrou as vítimas igual Pablo Marçal fazia.
Sabe aqueles golpes via SMS falando que seu “cartão foi cronado do banco Santo André”?
Sabe por que é mal feito de propósito? Para filtrar as vítimas mais vulneráveis possíveis, engenharia social.
Porque se a pessoa não percebeu todos sinais de golpe, o golpista consegue trabalhar muito melhor numa lista filtrada de pessoas bem leigas em segurança. Já afasta quem vai só fazer ele perder tempo e dor de cabeça.
Tópico bem relevante. Com os avanços da tecnologia os golpes vão ficando cada vez mais elaborados. Dicas de segurança como essas são sempre válidas.
Esses dias recebi um email da Paypal pedindo para atualizar meus dados. Confesso que não sei se é legítimo ou não, mas nem fiz questão de saber.
Esses caras mandam email quando você menos espera.
Por aqui 100% no teste.
Mas é como o @LuizGSF comentou. Os casos são variados, não havendo uma fórmula fixa que impossibilite o golpe.
E eles estão cada vez mais sofisticados assim como o @Danielbighelini comentou.
Importante sempre estar muito atento.
não responda. só desligue.
nunca forneça seus dados ao receber qualquer ligação.
só forneça seus dados se voce proprio fazer a ligação para numeros oficiais da instituição. o mais certo é ligar para o número constante no verso do seu cartão.
bom dia gostaria de saber, como mudar a data de vencimento da minha fatura, gostaria de fazer o fexamento todos finais de mes, e pagar até o quinto dia util de cada mes, se eu for atendido desde ja agradeço muit grato…DOMINGOS SIDNEI FIGUEREDO
Eu sempre pesquiso
Nos dias de hoje, atenção redobrada e essencial. Eles se aproveitam da nossa correria do dia a dia, e sabe que as vezes o tempo fica curto, então aí está o risco de agir rápido nesses situações, sendo o ideal buscar primeiro maiores informações.
Gabaritei, obrigado por compartilhar, essa informação é muito importante.
Não ainda não como posso fazer pra mim proteger
Seja bem vindo @Janilsom_Dasilvasant, se não entendeu a pesquisa, logo abaixo tem as respostas corretas, confere lá, na real é não aceitar, passar dados, transferências ou nenhuma informação pessoal sem antes ter 100% de certeza que não é um golpe, ou seja, entre em contato direto com quem em teoria está te ligando ou mandando mensagem para você e desligue imediatamente.
Seja bem vindo @Domingos_Figueredo, você pode alterar a data direto no aplicativo, segue o caminho:
Acesse o aplicativo Nubank;
Clique no seu perfil acima do seu nome, no canto superior esquerdo da tela;
Depois, selecione “Configurar” e “Configurar cartão“;
Vá na opção “Vencimento” e selecione um dia para Alterar vencimento da fatura;
Abaixo, você verá uma previsão dos Próximos vencimentos e do Melhor dia de compra do cartão, que é logo após o fechamento da fatura;
Confira a nova data, clique no botão “Alterar vencimento” e confirme.