Tive rendimento líquido de R$ 4. Preciso declarar IR?

Só uma pequena dúvida. É realmente um valor ínfimo, e imaginando o trabalho e chatice que deve ser fazer declaração de imposto (nunca fiz) gostaria de saber se sou realmente obrigado a fazê-la por causa desse investimento automático feito pelo Nubank (teoricamente se encaixaria no critério de “investimento na bolsa de valores” ou algo assim).

Uma pergunta como bônus, é possível evitar o investimento automático para não ter essa dor de cabeça todo ano?

1 curtida

Simplesmente ter a conta e valores rendendo no Nubank não gera a obrigação de declarar IR. Para saber se você deve declarar ou não imposto de renda, é preciso verificar alguns critérios:

  • quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.
  • contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
  • quem obteve, em qualquer mês de 2020, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
  • quem teve, em 2020, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
  • quem pretende compensar, no ano-calendário de 2020 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2020;
  • quem tinha, até 31 de dezembro de 2020, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
  • quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2020;
  • quem optou pela isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda;
  • pessoas que receberam Auxílio Emergencial em 2020 e, além das parcelas, tiverem recebido R$ 22.847,76 ou mais em outros rendimentos tributáveis.

Não é possível evitar o investimento automático, e nem tem porque, já que os impostos são automaticamente recolhidos no momento do saque (o IR e o IOF é descontado pela própria instituição e remetido para a Receita).

14 curtidas

Hmm, acho que entendi… É que recebi um e-mail do Nubank “Informe de Rendimentos”, então pareceu que eu tinha que fazer a declaração de IR… Obrigado por sanar minha dúvida :smiley:

4 curtidas

Eles enviam indistintamente para todos os clientes, porque é um direito do consumidor ter acesso ao seu informe. Se você não está dentro dos critérios de declaração do imposto, pode ficar tranquilo :wink:

10 curtidas

@Vittoria_Cunha e seguro de vida ativo? Tem que declarar? Eu tô perdidim pois essa é uma dúvida que tenho desde que contratei o Nubank Vida.

1 curtida

@BrunuF Se você não se enquadra nas hipóteses de obrigatoriedade de declaração do IR, não é o fato de assinar um Seguro de Vida que irá gerar essa obrigação. Mas se você está dentro das hipóteses de necessidade de declaração, então convém sim informar a Receita dessa movimentação de capitais.

6 curtidas

Não estou. Obrigado!

2 curtidas