Sempre tive à vontade de querer ajudar o próximo, da melhor forma possível, no dia que eu participei do primeiro projeto social meus olhos encheram d´água.
Sentir aquela vontade de quero ajudar mais, então eu decidi dar outro passo, ser doador de sangue, foi uma sensação incrível.
Essa foi minha primeira vez que doei sangue.
Mais do que palavras, as ações começam em nós e são elas que fazem o ser humano ter mais uma chance, seja essa chance que o próximo necessita, seja um doador de sangue!
Observação: 14/6 – Dia Mundial do Doador de Sangue | Biblioteca Virtual em Saúde MS, por isso estamos no Junho Vermelho.
Cada vez mais participei em projetos sociais, até ser convidado a participar do Rotaract onde atualmente estou associado. Hum! já escutei falar o nome, porém escutei Interact ou Rotary?
Vamos lá, que eu te explico.
Interact
Os Interact é um grupo de adolescentes de 12 a 18 anos de idade, com objetivo de ajudar a sociedade de forma simples, promovendo campanhas, visitas ao asilo, creches e hospitais… programa do Rotary Club Internacional.
Rotaract
O Rotaract é uma rede global de jovens de 18 a 30 anos que tem como principal objetivo compartilhar projetos e ideias, para encarar os desafios da humanidade de uma nova maneira. É um programa do Rotary Club Internacional que visa o desenvolvimento de liderança de jovens, promovendo a prestação de serviço e o bem-estar a comunidade.
Você já viu engrenagem de cores amarela e azul nas entradas das cidades?
As, engrenagem são conhecidas como Marcos Rotários. Ela quer dizer que existe um Rotary Club na cidade, e os 24 dentes que possui simboliza os rotarianos trabalhando 24 hora por todo o mundo.
Rotary na língua inglesa quer dizer rotativo ou circulatório, ou seja, as reuniões aconteciam em locais de trabalho dos seus membros, porém cada semana em locais diferentes.
O Rotary Club são organizações locais, principalmente nos serviços comunitário e humanitário, na elevação do padrão ético das profissões, compreensão e paz mundial.
É responsável pelas maiores conquista da humanidade dos últimos 100 anos, e uns dos legados é a erradicação da Poliomielite (https://www.endpolio.org/pt/rotary-e-a-luta-contra-a-polio#:~:text=O%20Rotary%20é%20uma%20comunidade,e%20importantes%20da%20nossa%20trajetória.)), uma campanha global que já eliminou 98% da paralisia infantil no mundo deste 1985.
O lema do clube “Dar de si antes de pensar em si.”
Por aqui tem algum rotariano?
- Sim, sou do Interact;
- Sim, sou do Rotaract;
- Sim, sou do Rotary;
- Não faço parte, mas quero conhecer mais;
0 votantes
E não parei por aí, fui convidado novamente a mais uma causa fazer parte do COSENPIS, atualmente membro.
Conselho de Segurança Pública e Integração Social - CONSEPIS é uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída com a finalidade de valorização da vida humana, construção da cultura e da paz, estreitamento dos laços de fraternidade e colaboração nas atividades de segurança e ordem pública. É formado por integrantes da comunidade pontenovense, e tem como objetivo principal a parceria e o apoio aos órgãos de segurança pública em seus trabalhos de proteção da comunidade.
A doação vai além de bens materiais, doe seu tempo visite um asilo, casa lar… leve alegria a esse ambiente que é esquecido pela sociedade.
Me fale aí, você faz parte de alguma entidade? Ajuda o próximo?