Trade bancário

Olá, pessoal.
O meu pai ouviu falar em trade e ficou fascinado pela esperança de dinheiro fácil. Embora eu ache que não seria uma grande verdade.
Segundo meu professor de matemática comercial e financeira investimento requer estudo e dinheiro, pois, você tem que conhecer o mercado e mesmo conhecendo o mercado pode ocorrer de a ação que investir desvalorizar. E nesse caso tens que ter coragem em tomar uma decisão: vender ou esperar desvalorizar mais?

Algum conselho sobre trade ? Quais os melhores investimentos?

4 curtidas

Na minha opinião é algo bem arriscado. Mesmo entendendo bem, os riscos são grandes.

É necessário bastante estudo e foco pra conseguir ganhar dinheiro assim. Não é uma coisa fácil como muitos pregam por aí.

Recomendo cautela.

10 curtidas

Na minha opinião, o trade é onde a maioria se aproveita para vender curso de fachada e assim ganhar dinheiro usando a inocência de pessoas, que acabam ficando sem nada no final.

Por isso muito cuidado ao entrar nesse caminho, eu te desejo boa sorte.

8 curtidas

É foda.
Aí ele chega com aqueles olhos arregalados me dizendo procura no Google como fazer trade, que tem muita gente ganhando dinheiro com isso!

Falei que precisa de bastante dinheiro para investir e ele me rebateu dizendo que consegui com 150 reais.
Se fosse fácil ficar rico com 150 reais, não existiria tanto pobre no mundo.

4 curtidas

A minha estratégia de investimentos é buy and hold, ou seja, compro sem a intenção imediata de vender, mas sim de ganhar dividendos com os lucros da empresa. Dentro da renda variável, acho a estratégia mais segura.

Mas se ele está realmente interessado em fazer day trade, algumas plataformas de investimentos dispõem de simuladores para testar determinadas variações de mercado sem gastar dinheiro real. Sei que a modalmais tem essa ferramenta.

10 curtidas

Se ele realmente quer fazer day trade
Acredito que ele já saiba isso,

**Independente do volume negociado, no day trade o lucro é tributado à alíquota de 20% , além dos custos operacionais normais (corretagem, emolumentos e ISS).

Para o cálculo do IR devido, deve ser considerado o preço de venda do ativo negociado subtraído do preço de compra e custos da operação, informações que podem ser encontradas nas notas de corretagem emitidas pela intermediadora da negociação. Como nesse tipo de negociação o imposto não fica retido na fonte, cabe ao day trader ou investidor gerar e emitir a DARF (Documento de Arrecadação de Receita Federal) até o último dia útil do mês subsequente à operação.

10 curtidas

Dos investidores experintes, só 46% deles conseguem obter bons lucros fazendo day trade, mas quando falamos dos investidores novatos, esse percentual muda drasticamente, pois 99% deles perdem quantias consideráveis de dinheiro, até perceber que não estão preparados para este tipo de operação.

4 curtidas
8 curtidas

É equívoco dizer que só 0,1% ou 1% de Day Traders lucram por dia ou por mês.

Novatos perdem dinheiro porque querem operar no mercado futuro sem margem suficiente pra aguentar a oscilação do mercado e querem simplesmente ADVINHAR pra onde o gráfico vai porque assistiu 20min de aula sobre Price Action no Youtube.

Day trade não se trata só de mercado futuro. Eu, por exemplo, hoje atuo no mercado de criptos. Não pago imposto operacional algum.

@Francisco_Franco para operar no mercado, você precisará estudar muito e não só o mercado. Estude o mercado, estude o dinheiro, estude sua mente e decida para si o que você quer. E não ache que vá ficar rico atuando com day trade, ele apenas multiplica x vezes seu investimento, seja pra mais ou pra menos. Controle sua ambição por dinheiro e embarca na experiência que se você se dedicar você aprenderá muito.

Não comece pelo mercado futuro, entenda o que são ações, entenda o que é a B3, entenda o que é o Ibov e o que faz ele se movimentar para cima e para baixo todos os dias.
Procure estudar bolsas do exterior também e descubra como o resultado delas afeta o nosso.
Estude bastante, depois procure conhecer o Forex, o mercado de maior liquidez do mundo, estude muito e você descobrirá muita coisa.

Descobrirá fatos simples que passam despercebidos e que podem te ajudar muito se você souber utilizar as informações.

Tem quem diga, por exemplo, que o dólar está subindo. Mas é bem ao contrário, o Real que está se desvalorizando e muito. O dólar de fato teve uma queda no mercado internacional devido a ascensão das criptomoedas e a transição presidencial.

Cada informação que você descobrir te dará base para agir no mercado, todo detalhe é necessário.

Ponto impotante: Day Trade é RISCO E RETORNO, jamais arrisque o que você não possa perder, o retorno não é garantido.

Por fim, boa sorte caso vá estudar, parceiro.

4 curtidas

Vittoria,será que você tira uma dúvida minha? Eu tenho o perfil conservador, invisto em renda fixa, mas estou muito afim de começar aos poucos a investir em ações. Nesse momento eu (graças a Deus) estou na faixa dos isentos da declaração de imposto de renda. Eu começando a investir em ações ,com a intenção de comprá-las e só vendê-las daqui a alguns anos, preciso declarar imposto de renda?

3 curtidas

Qualquer operação na Bolsa de Valores, mesmo que seja comprar uma cota de uma empresa, gera a obrigatoriedade de declaração do IR, mesmo que você seja isento quanto as valores tributáveis (tenha recebido menos que R$ 28.559,70 ao todo no ano de 2020).

9 curtidas

Muito obrigado mesmo por tirar minha dúvida.

5 curtidas

Então se eu quiser me aventurar nessa jornada tenho que declarar o IR?

1 curtida

Sim! Lembrando que declarar é diferente de pagar. Você pode fazer sua declaração e a Receita verificar que não tem nenhum débito perante o Fisco, que tem valor pendente de pagamento ou que tem valor a restituir.

6 curtidas

Perfeito, @Vittoria_Cunha! :raised_hands:

Fazer a declaração é também um exercício de educação financeira, mesmo pra quem é isento.

8 curtidas

:clap: :clap:

7 curtidas

Fico agradecido por tantas respostas. Algumas eu conhecia e outras fiquei sabendo através das respostas. Ainda assim, vai demorar um pouco para me aventurar nessa jornada, tenho que terminar a faculdade e depois ver o que faço.

Mas agora tenho certeza que tenho que juntar bastante dinheiro e ser cauteloso nos meus investimentos, não me parece um caminho ruim, mas, parece ser bastante imprevisível.

4 curtidas