Transação negada? entenda!

Transação negada: entenda por que a sua compra não foi finalizada

Seja online ou presencialmente, há vezes em que o cliente não consegue adquirir a mercadoria. Explicamos o que pode causar uma transação negada.

Ir até a loja, escolher o produto que quer levar, chegar no caixa para pagar e ser surpreendido com a mensagem: transação negada. Essa situação pode ser confusa e, às vezes, constrangedora. Mas engana-se quem pensa que falta de limite é o único motivo pelo qual uma compra não é finalizada.

Listamos aqui outros motivos que podem causar uma transação negada e explicamos o que fazer em cada uma das situações.

1. Cartão bloqueado

Algumas vezes, o próprio cliente bloqueia o cartão de crédito por algum motivo e esquece disso. O bloqueio também pode ser feito pela instituição emissora do cartão após um comportamento estranho ou tentativa de fraude ser detectada. Se isso aconteceu por engano, entre em contato para reverter o bloqueio.

2. Informações incorretas

Ao realizar uma compra online, o consumidor deve ficar atento a seu cadastro. Muitas vezes a compra pode ter sido negada porque a pessoa digitou alguma informação diferente dos dados registrados no sistema do cartão de crédito. Data de vencimento, número do cartão, código de segurança e nome impresso precisam ser preenchidos corretamente. Se a compra foi recusada, volte ao cadastro para verificar se algum deles está com erro.

3. Falta de limite

Uma transação pode ser negada quando o valor da compra ultrapassa o limite disponível no cartão de crédito do usuário. Ou seja, se o produto que o cliente quiser adquirir custar R$500,00 e ele tiver apenas R$400,00 de limite liberado, a transação não será finalizada.

Se passar por uma situação dessa, o ideal é entrar em contato com a instituição financeira e tentar negociar um aumento de limite para esse caso específico, ou efetuar o pagamento de uma outra forma (dinheiro ou outro cartão, por exemplo). Os critérios para liberar o valor extra vão variar de acordo com cada empresa.

4. Indisponibilidade

Ocorre quando há um problema de conexão entre a loja em que o cliente está realizando a compra e o adquirente. Nesses casos, o sistema pode estar em manutenção. Assim, o consumidor só conseguirá finalizar a transação quando a situação for resolvida.

5. Timeout

O timeout nada mais é do que um atraso na comunicação entre dois serviços que dependem da rede de internet para funcionarem. No caso de compra negada, o problema é entre o adquirente e banco ou bandeira emissora do cartão de crédito. O ideal é aguardar um pouco e tentar efetuar a transação novamente.

6. Movimentações realizadas fora do país

Uma compra pode ser negada quando o cliente faz uma transação no exterior. Isso acontece pois o sistema entende que, por ser uma moeda estrangeira – diferente da utilizada normalmente pelo usuário – talvez não seja o cliente usando o cartão. E, por questões de segurança, o cartão de crédito é bloqueado para evitar outras movimentações na conta.

Essa situação pode ser resolvida entrando em contato com o atendimento da emissora do cartão.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Fonte: Blog: Fala Nubank!

6 curtidas

Já passei por essa, mas resolvi rápido, foi só entrar no app pra perceber e recobrar a memória.
Kkkkkkkkkkkkkkk

3 curtidas

Comigo é quase sempre. Fui pro cinema segunda passada, escolhi meu filme e na hora de pagar deu não autorizado, aí lembrei que tinha deixado bloqueado, sorte que eu tinha dados moveis! hahahahaa :joy::joy:
Coisa que nem sempre eu tenho!!!

1 curtida

Valeu a dica.

No meu caso é sempre o motivo 1 hahahahaha

9 curtidas