E aí, pessoal, quem mais já passou pela situação de querer transferir dinheiro de uma Caixinha do Nubank para outra e ficou frustrado com o processo atual?
Agora, imagina como seria incrível poder fazer essa transferência entre Caixinhas com um simples toque, sem a necessidade de primeiro resgatar e depois alocar de novo. Uma experiência muito mais fluida, rápida e prática!
Essa funcionalidade deixaria a gestão do nosso dinheiro ainda mais ágil, ajudando a gente a ajustar os planos financeiros em questão de segundos. Já pensou que maravilha?
Se você também acha que essa ideia faria toda a diferença no dia a dia, vamos nos unir e mostrar para o time do Nubank que essa melhoria é super bem-vinda! Deixa seu comentário aqui e vamos fazer barulho juntos!
Fala, Vitor! Eu sempre quis isso, seria uma facilidade muito grande e um diferencial, já que nenhum concorrente que tem “caixinhas” oferece esta opção. Há um tempo atrás tinha uma fintech alemã aqui no Brasil chamada N26, eles tinham os Spaces, que era a “caixinha” deles, era a melhor experiência de todas, você conseguia transferir dinheiro entre os Spaces só tocando e arrastando com o dedo de um Space para o outro, depois só digitava o valor e pronto, a transferência era realidaza. Infelizmente esse banco não deu certo no Brasil e eles foram embora. Uma coisa que seria boa o Nubank fazer, seria o IOF não zerar quando você transfere de uma caixinha para outra, porque hoje, quando você faz essa transferência, como é um novo depósito, o IOF zera e começa a conta novamente.
Que interessante isso, viu! Só fato de poder fazer transferências via Pix das caixinhas do Nu já me ajudaria, ter esse bônus a mais seria interessante. Não costumo mover valores entre caixinhas tirando e colocando porque não deixam criar +1 caixinha RDB Imediato, é só RDB Diário que permitem criar várias, mas uso pouco justo por ser valores que posso mexer no fim de semana e me ajudaria separar detalhadamente os gastos.
Seria uma implementação interessante, viu! Mas pensando nas dificuldades que poderíamos enfrentar, temos a questão que cada caixinha tem uma lista de depósitos (fica em detalhes dos depósitos) em que fica registrada cada valor que foi adicionado ali. Acredito que hoje uma possível transferência de valores entre caixinha implique na questão dos impostos (IR e IOF) que são cobrado para cada aporte nas caixinha. Como @FelipeMoraes disse, transferir de uma caixinha para outra manualmente implica em cobrança dos impostos federais, sendo necessário reiniciar a contagem a cada movimentação do tipo.
Portanto, penso que uma possível solução seria ao menos tornar viável a transferência dos aportes feitos individualmente entre as caixinhas de igual modalidade (RDB Resgate Imediato ou RDB Resgate Diário). Vou deixar aqui um exemplo usando uma caixinha que tenho aqui:
Na forma como as caixinhas foram criadas (modalidades de depósitos com vencimentos, isto é, RDB de liquidez diária), é impossível a transferência de valores fracionados sem que haja a cobrança dos impostos como ocorria no N26, pois lá não havia IOF e o IR era cobrado diariamente sobre o montante. Assim sendo, a única solução para a proposta aqui seja a migração dos depósitos individuais entre as caixinhas para que não fosse cobrado nem o IOF nem o IR. O que acham?
Não sei se ficou claro, mas posso melhorar minha argumentação caso precisem.
Acredito que dessa forma mudaria totalmente a forma como as caixinhas “lidam” com os impostos hoje, não? Se entendi bem, teríamos algo parecido com o N26 em que a cobrança dos impostos seriam cobrados diariamente sem a possibilidade das taxas regredirem com o passar do tempo. Posso ter entendido errado, help! rs
Resgate da Primeira Caixinha
Guardar na Segunda Caixinha
Como se fosse manual, recomeçando os rendimentos.
Porém, visualmente no sistema, um Botão de ‘‘Transferir’’ seria o suficiente, abrindo a relação de Caixinha de Destino, e mostrando as opções de Depósito.
Aqui achei interessante, seria como tínhamos antes na conta o “porquinho” um valor separado, da conta mas não interferia nos depósitos.
Para fazer essa implementação de troca de valores direto dentro das caixinhas essa seria e melhor maneira, eviaria ficar mexendo nas datas dos depósitos.
@Mauricio_Martiniano, agora com o comentário do @William_Peixoto que consegui entender melhor a sua ideia e devo concordar em gênero, número e grau! Acrescento à ideia/solução que todos os depósitos/caixinhas fossem na modalidade RDB Resgate Imediato.
Achei a ideia muito interessante.
Não sei se para todos, mas para mim, se cada caixinha evoluísse para uma carteira completa possibilitando variados tipos de investimento, seria demais.
Até.