Transferências entre contas de diferentes bancos mesmo CPF

Olá, tenho uma duvida.

Transferências entre contas de diferentes bancos mesmo cpf dá problema no IRPF, pois os bancos informam os valores movimentados, no qual informamos no IRPF.

Exemplo: Eu recebo salário em um Banco (tenho empréstimo Habitacional) mas geralmente passo para conta do Nubank por Boleto (tudo mesmo cpf). Isso não vai gerar volume do mesmo dinheiro em dois Bancos, pois entra um um banco depois Transfiro para a Conta do Nubank?

Obrigado

3 curtidas

Não entendi mto bem sua dúvida… Mas qual seria o problema, já que sai de um pra ir pro outro?

2 curtidas

Acho que ele está pensando que o IR vai somar os dois valores das duas contas nos dois bancos (e tome redundância!).
O IR quer saber saldo em conta no final do exercício, não movimentação (esta, talvez para o COAF). E neste caso, ou vc gasta onde recebe ou pelo Nubank, depois de transferir. Não há como vc manter o mesmo salário nas 2 contas.

5 curtidas

A Receita não monitora movimentação bancária, quem faz isso é o COAF.
Na declaração anual você vai informar apenas os saldos das contas em 31/12.

12 curtidas

Olha, não sei sua dúvida, o que posso te responder é que a receita sabe da sua movimentação bancária sim, através de cruzamento de dados usando.programas próprios e/ou de terceiros.

Todos os bancos e instituições financeiras são obrigadas a transmitir a Declaração de Informações sobre a Movimentação Financeira (DIMF), que é um documento em que constam todos os depósitos, pagamentos, recebimentos e outras transações realizadas no âmbito bancário.

Ou seja, a partir do momento que o contribuinte deposita valores em sua conta corrente ou poupança, será informado à Receita Federal, em determinado momento, por meio da DIMF.

Creio que você receba o informativo anualmente da sua instituição, ainda que não tenha havido nenhuma movimentação, o que reforça que a receita sabe de sua movimentação, caso haja divergência nas suas informações através desse informe, a receita detecta e você cai na malha fina.

3 curtidas

No IR você não informa a movimentação.

Pode passar para a Conta do Nubank de boa :wink:

7 curtidas

Olá seja bem-vindo @Paulo_F

Olá @Paulo_F, tudo bem?
Veja, conforme a receita e o site da revista Exame, você será obrigado a declarar ao Leão suas contas caso você tenha no dia 31/12 um valor acima dos 140 reais. Caso contrário, não há necessidade.
Redirect Notice

Obrigado LucasPass esclareceu.

3 curtidas