Transferências entre contas de diferentes bancos mesmo cpf dá problema no IRPF, pois os bancos informam os valores movimentados, no qual informamos no IRPF.
Exemplo: Eu recebo salário em um Banco (tenho empréstimo Habitacional) mas geralmente passo para conta do Nubank por Boleto (tudo mesmo cpf). Isso não vai gerar volume do mesmo dinheiro em dois Bancos, pois entra um um banco depois Transfiro para a Conta do Nubank?
Acho que ele está pensando que o IR vai somar os dois valores das duas contas nos dois bancos (e tome redundância!).
O IR quer saber saldo em conta no final do exercício, não movimentação (esta, talvez para o COAF). E neste caso, ou vc gasta onde recebe ou pelo Nubank, depois de transferir. Não há como vc manter o mesmo salário nas 2 contas.
Olha, não sei sua dúvida, o que posso te responder é que a receita sabe da sua movimentação bancária sim, através de cruzamento de dados usando.programas próprios e/ou de terceiros.
Todos os bancos e instituições financeiras são obrigadas a transmitir a Declaração de Informações sobre a Movimentação Financeira (DIMF), que é um documento em que constam todos os depósitos, pagamentos, recebimentos e outras transações realizadas no âmbito bancário.
Ou seja, a partir do momento que o contribuinte deposita valores em sua conta corrente ou poupança, será informado à Receita Federal, em determinado momento, por meio da DIMF.
Creio que você receba o informativo anualmente da sua instituição, ainda que não tenha havido nenhuma movimentação, o que reforça que a receita sabe de sua movimentação, caso haja divergência nas suas informações através desse informe, a receita detecta e você cai na malha fina.
Olá @Paulo_F, tudo bem?
Veja, conforme a receita e o site da revista Exame, você será obrigado a declarar ao Leão suas contas caso você tenha no dia 31/12 um valor acima dos 140 reais. Caso contrário, não há necessidade. Redirect Notice
Tambem tenho uma duvida semelhante a essa, acredito que seja a mesma.
Atualmente recebo meus valores na Nubank, porem sempre fico com duvidas sobre qual conta corrente utilizar, e acabo transferindo valores para as minhas contas sempre que chego a essa duvida. Por exemplo.
Hoje, decidi fielmente que minha conta bancaria pro resto da vida sera o Nubank, dai todos os valores que tenho na santander transfiro pro nubank e desinstalo o app.
Mas dai eu pensei “mas e se for mais seguro no santander?” dai retiro minha chave pix do Nu e coloco na Santander e transfiro tudo pra la e desinstalo o Nu, mas dai caiu na duvida de novo e mando todo o meu valor pra o Santander… ta sendo dificil decidir por onde ficar. Daí acredito que a duvida dele esta relacionada a se o IR vai entender que ganho por exemplo $10.000 sendo que na verdade eu so tive 1000 que movimentei 10x entre bancos.