Transferências entre contas e Imposto de Renda

Olá, tenho algumas dúvidas.

Dizem que a Receita não monitora movimentação bancária, quem faz isso é o COAF e que na declaração anual se deve informar apenas os saldos das minhas contas em 31/12 referente ao ano.

Mas me surgiram as seguintes dúvidas:

1 - Se eu recebi R$ 3.000 p/mês na minha conta bancária da Nubank e, no dia 31/12 do ano anterior, eu já tiver gastado tudo que recebi, tendo sobrado apenas R$ 3.000 nessa data, eu devo declarar apenas os R$ 3.000?

O que acontece com o valor anterior, de R$ 33.000, que foi gasto ao longo do ano?

2 - E como fica se eu transferir valores entre duas contas minhas (mesmo CPF ou de uma conta PJ para PF)?

Tenho essas dúvidas porque é a primeira vez que preciso declarar imposto.

3 curtidas

Bom dia @EliabeSilva. Confira os critérios no blog do Nubank. O valor anual foi um rendimento tributável? No blog do Nubank tem mais informações! :point_down:

13 curtidas

Você mesmo respondeu suas dúvidas.

8 curtidas

Olá @EliabeSilva, seja bem-vindo à NuCommunity! :tada:

Sim, você deve declarar somente o saldo em 31/12.

Fica da mesma forma que na pergunta anterior, você só informa o saldo. Na declaração do IR não é necessário informar a movimentação das contas. :wink:

8 curtidas

Mas a minha dúvida era referente a essa resposta. É sobre como declarar o valor que eu recebi e gastei ao longo do ano, entendeu? Onde esse valor entra? Eu recebi depósitos de um site nas minhas contas.

1 curtida

Eu não declarei os valores de saldo da minha conta no imposto de renda, tem algum problema ? ( Precisei declarar pois negociei na B3 )

Nesse caso você declara normalmente em Rendimentos tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica ou Pessoa Física/Exterior.

Em qual local da declaração eu declaro o soldado?
OBS: Preciso declarar o saldo da minha con PJ do meu MEI tbm?

Os saldos das contas devem ser declarados na ficha “Bens e direitos”.

Dê uma olhada no artigo do Blog abaixo. Ele ensina certinho como declarar o saldo e os rendimentos da sua Conta do Nubank. :wink:

https://blog.nubank.com.br/como-declarar-conta-nubank-no-imposto-de-renda/

4 curtidas