Troca de Mercadorias e Moedas - Vida financeira de Criança


Em um piscar de olhos, transações financeiras são realizadas. Afinal, para comprar qualquer coisa, basta um clique, fazer um Pix ou aproximar o celular da maquininha de cartão. As cédulas e moedas estão sendo trocadas por outras formas de pagamento quase instantâneo, mas o processo até que elas surgissem foi longo.
No início da civilização, todo o comércio era baseado na troca de mercadorias. Não sou tão velho assim, mas acredita que isso ja me despertava na época que eu era criança? Ficava sempre obervando meus pais, tios, etc, negociando troca de mercadorias. Isso na época fez inculcar na minha mente a ideia de compra, venda e valor desde cedo.

Outra coisa que me ajudou a ter uma visao aguçada financeiramente quando criança foi Moedinhas sem valor. Minha mae me deu uma Moringa pequena (Foto abaixo) para eu colocar as moedas. Aonde eu ia perguntava se não tinha moedas para me dar. E meus pais, avós, tios me davam essas moedinhas que não tinha nenhum valor para eu colocar na moringa, mas tadinho, mal sabia que não valia nada :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:. Mas aquilo foi criando em mim esse desejo financeiro de tal maneira, que queria sempre jogar as moedas no chao e contar quantas moedas tinha e isso continuou por um bom tempo.

Resumo da historia: A Troca de Mercadorias me despertou a visao de negociar e as Moedinhas sem Valor, acabou tendo um grande valor na minha vida financeira adulta, que por incrivel que pareça, ate hoje ainda uso algum ojeto para guardar moedas (mas que tenha valor kkk).

Me diga ai como foi sua vida financeira quando criança? Foi um monstro? Entao se liga nesse trailer aqui

31 curtidas

Parece que as “moedinhas sem valor” realmente tiveram um impacto duradouro na sua vida financeira! :sparkles: Quem diria que algo tão simples poderia ser tão significativo, né? Eu também tenho meus “objetos especiais” para guardar as moedas que realmente valem algo agora. :purple_heart:

23 curtidas

Uma moringa secreta ou uma moeda sem valor?

16 curtidas

Até mesmo na decisão de qual carreira seguir não é?

17 curtidas

Pois é @Julian_Lopes, e como teve viu!

Tamos juntos!

17 curtidas

Bora nas duas não é kkkkk

16 curtidas

Bela historia @Kleber_Vieira1! Agora você ver o valor que teve em guardar as moedinhas na moringa :clap:

18 curtidas

Não teve jeito @FelipeMoraes kkkkk.

14 curtidas

Sim Gui. Liçoes da vida.

14 curtidas

Digamos que fui travesso, mas meus pais soube impor limite desde cedo e ensinou o valor do dinheiro (e jurava que já tinha comentado aqui, mas ficou salvo no rascunho) :purple_heart::joy:

16 curtidas

Ainda bem neh kkkk, se não tu estaria ate hoje perdido financeiramente.

13 curtidas

Sera ?

Mas e ai , ainda tem essas moedas ?
conseguiu encher a moringa ? que pela foto me parece bem grande hein,

Ja ouviu falar em PIX ? caixinhas do Nubank ?

Brincadeiras a parte, otima historia @Kleber_Vieira1

13 curtidas

Sabia que alguem ia perguntar e só podia ser tu kkkk. Não tenho! Por que na epoca meu tio me deu um Badoque em troca dessas moedas, ele fez isso so para me agradar e eu todo feliz achando que tinha comprado com aquele dinheiro.

14 curtidas

Muito bom @Kleber_Vieira1 !

As moedas não tinham valor,mas o aprendizado “não tem preço”.
Parabéns a voce toda a família que contribuiu com hábito.

9 curtidas

Valeu brother. Família é algo que sempre prezo.

10 curtidas

Muito boa a sua história :clap::clap:
Essa é a verdadeira educação financeira raiz… :handshake:

4 curtidas

Valeu. Quero ver a sua ou ta com medo de contar? :face_with_hand_over_mouth:

7 curtidas

Ufa, finalmente cheguei no seu tópico :sweat: Parabéns pela história e gratidão por compartilhar @Kleber_Vieira1 !:clap:

Seu favorito :joy:

A observação tbm é uma escola! :clap:

Me transportou para a Feira de Caxixis que acontece todos os anos em Nazaré , sempre durante a Semana Santa.

Eu era bem disciplinada com dinheiro e nunca foi um mostro p lidar :wink:

10 curtidas

Por isso você é tranquila assim :face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:.

6 curtidas

Muito bacana sua história, nosso velhinho predileto! :clap:t3::clap:t3:

Estava indo bem até chegar nessa parte kkkkkkkk

Aprendi a poupar e guardar dinheiro desde criança para que eu pudesse comprar as coisas que eu queria. Muitas vezes, eu não queria gastar e me apelidavam de “Tio Patinhas” kkkk

Quando minha avó perguntava se eu queria um presente :gift: ou o dinheiro para comprar o que quisesse, eu sempre escolhia o dinheiro e acabava não comprando nada :smile:

9 curtidas