A Rolls-Royce não é o maior exemplo que se tem,porém,foi ao ler essa matéria hoje que me veio a mente o quanto é importante diversificar,sair da mesmice,por isso vou começar por ela!
Assim como a Rolls-Royce,existe milhares de outras empresas que começaram sua história com um único produto,mas o que o mercado exige hoje é uma gama de diversificação,você pode até iniciar com um único produto,mas ao longo dos meses ou anos você tem que ir agregando mais produtos e serviços para o consumidor.Os e-commerces por exemplo,hoje vendem produtos que antes só se encontravam em supermercados,como o arroz,feijão,macarrão…O que dizer das padarias!!! Já parou para pensar que quase não se encontra padaria só padaria onde se vende só o pão? Quase todas hoje são verdadeiros mercadinhos,além de você comprar o pão ,em muitas você consegue fazer sua feira,tomar café ,almoçar e jantar .E os supermercados nem se fala! São verdadeiros Centros Comerciais,você faz a feira ,paga as contas ,saca , deposita ,faz apostas ,compra roupas e calçados ,faz academia 🏋♂,alguns tem até clínica médica .E não vou nem citar as empresas de tecnologia para o texto não ficar extenso de mais. Então é isso pessoal,você que já abriu o seu próprio negócio,você que ainda não,mas um dia pretende abrir,diversifique,pode até começar com um único item no início e ir escalonando aos poucos!
GOSTO MUITO DESSA FRASE: “Empieza pequeño, pero piensa muy grande” (comece pequeno, mas pense muito grande).
Existe até um conceito chamado de empresa ambidestra, é aquela empresa que tem um time para cuidar de seu produto de sustentação, “que paga as contas” e outro time que pensa fora da caixa e responsável pela inovação para criar produtos novos, que 99% dão errado, porém chegando um que dá certo pode compensar todo o gasto, e esse se torna um produto de sustentação futuramente.
Concordo, mas também tem não adianta oferecer vários serviços mas esses não atenderem às expectativas/necessidades dos clientes, pois no final vai acabar se tornando um problema, seja pro cliente ou pra empresa
Isso pra mim mostra q ou a empresa não tem visão do próprio negócio ou tem mto dinheiro pra gastar e não sabe o q fazer
As empresas que acham que seu negocio vai se manter eternamente e não se inovam acabam ficando para trás.
Veja o exemplo da Netflix que antigamente locava filmes pelo correio e tinha como concorrente a blockbuster, eles poderiam manter o mesmo serviço até hoje e nunca inovarem, mas apresentaram ao mundo o serviço de streaming eficiente, hoje é referência, e o que era inovação virou o “ganha pão da empresa”.
Outro ponto que eles inovaram foram nas produção de originais, ao perceberem que os estúdios iam retirar os títulos da plataforma para criarem o próprio serviço de streaming. Hoje a Netflix fatura até com o licenciamento de produtos dos seus títulos originais e faz parceiras com canais de tv. A próxima tentativa deles é a área de Games.
Aqui tem um artigo interessante sobre Empresas Invencíveis:
Inovar é difícil e se gasta muito pra isso, o Google por exemplo já lançou diversos produtos que falharam, mas quando um dá certo ele pode cobrir todos os gastos dos anteriores.
@lorenatelles,concordo com você,tem de ser com qualidade,e o mercado tem que estar realmente afim daquilo que você está oferecendo,se não,o que foi feito para gerar lucro se tornará em prejuízo.
Olha aí a bendita diversificação aparecendo mais uma vez…além de filmes e séries,agora estão querendo acrescentar ao portfólio os games. Em se tratando da Netflix,acredito que vingue,a equipe lá é fera!