Uma Breve História dos Empréstimos no Mundo - Parte 3

Oie gente, cá estamos nós em pleno 2020 para concluir nossa jornada pelo tempo.
Espero que esse ano novo seja incrível para todos!

newyear

Nas nossas últimas postagens (Uma Breve História dos Empréstimos no Mundo - Parte 1 - #8 por Guilherme.B e Uma Breve História dos Empréstimos no Mundo - Parte 2 - #5 por LarissaC), falamos sobre como as Grandes Navegações e a Revolução Industrial impactaram na nossa sociedade, mas faltou abordar um outro resultado delas: a criação das primeiras bolsas de valores pela Europa, que foram espaços essenciais para o aparecimento de inúmeros negócios, e consequente acúmulo de dinheiro através das vendas de ações. Um exemplo, desse crescimento pôde ser visto em Amsterdã de 1600, que possuía diversos negócios e empresas captando dinheiro através da venda de ações.

Durante os séculos seguintes, essas bolsas não vão apenas alavancar empresas, mas também governos, que veem nas primeiras um modo de captar dinheiro para realizar ações. O que mudou com as bolsas é que qualquer pessoa poderia comprar parte de uma empresa (uma ação) e no futuro poderia receber rendimento dos lucros dela. Além disso, você, como dono dos títulos, pode, por exemplo, vender seus papéis e até mesmo obter lucro nesse processo.

ações2

Voltando para o nosso amigo dinheiro, nas postagens anteriores vimos tipos diferentes de empréstimos que adaptaram-se às necessidades de cada época. No século XX é a vez do dinheiro em si mudar, abandonou-se o padrão de equivalência ao ouro - ou seja todo país precisaria ter nos cofres oficiais em ouro o que tinha em dinheiro circulando pelas ruas, pois nessa época o papel moeda podia ser trocado por ouro nos bancos -, e a partir de então a moeda passa a valer o que os governos, e o mercado determinam. E não será apenas por essa mudança que o dinheiro irá passar, décadas a frente, vamos aos poucos deixando de usar o dinheiro como algo físico, e ele se torna bits e dados, isso sendo bem exemplificado pela criação do primeiro cartão de crédito nos EUA em 1968.

card

O cartão de crédito hoje é algo presente na vida de várias pessoas, mudando drasticamente como vemos e lidamos com o dinheiro, e facilitando o processo de compras. E décadas mais tarde após sua criação num certo país na América do Sul, um cartão roxinho começaria uma revolução no mercado financeiro. Sabem de quem estamos falando?

O cartão de crédito é de certa forma um tipo de empréstimo, com a diferença de que o pagamento dele ocorre num prazo mais curto. Ele traz várias vantagens para o consumidor, por ser uma opção de crédito aceita em diversos comércios e tem segurança no processo de compra, além de dinamizar a economia

A internet surgiu em 1969, só que, naquela época, ninguém imaginava o potencial que ela poderia ter, não apenas no cotidiano das pessoas, mas também na área financeira. Em 1985, também em solo estadunidense, ocorreu o primeiro empréstimo contratado online, não era algo rápido ou simples de usar como é hoje no NuBank: o dinheiro não caía em instantes na sua conta para você poder movimentar ele, e naquela época você era obrigado a ir numa agência física.

O boom final, que vivenciamos até hoje, acontece em 2007, com o lançamento do iPhone, e no ano seguinte do Android, quando a internet agora sai da sua casa e das Lan-houses e vai para o seu bolso.

E aí entramos nós, esse banco roxo lindo.

app

Nós surgimos com essa visão nova de que é possível dar cada vez mais autonomia financeira para os nossos clientes, sem burocracias e sem taxas abusivas. Nesses mais de 6 anos no mercado, temos lançado produtos inovadores, começando com o cartão roxinho de crédito, depois a conta do NuBank, e recentemente dois novos produtos que foram o empréstimo pessoal, e a conta PJ.

No caso do empréstimo, nesses primeiros meses de operação, temos entendido a demanda dos clientes, realizando alguns testes, e progressivamente adicionando funcionalidades ao empréstimo pessoal, isso com base no valioso feedback que vocês nos enviam.

Entregamos um processo que você pode efetuar na palma da sua mão, verificando as condições que te ajudem mais, como parcelar em até 24 vezes, colocar a primeira parcela para até 90 dias (escolhendo a data do vencimento) e instantes depois o valor estará na sua Conta do NuBank.

Surgimos com o objetivo de devolver às pessoas o controle sobre sua vida financeira. Oferecendo condições transparentes e praticidade na hora de contratar e efetuar pagamentos. É um trabalho constante para sair do passado, e reinventar a maneira de contratar empréstimos e acreditem muita coisa legal está por vir.

Vamos juntos fazer essa revolução?

giphy

19 curtidas

Caraca @DenisF, agora que eu fui acompanhar esta história desde o começo! Um máximo, adorei as informações que você trouxe pra nós, eu nunca tinha lido nada sobre o assunto. Precisamos de mais tópicos assim, viu?! Parabéns!

Enquanto isto, tô torcendo pra chegar a minha vez de experimentar o Empréstimo Pessoal do Nubank, com certeza tenho muitos planos para fazer com ele! :joy: :heart_eyes: :purple_heart:

millie-bobby-brown-uau

7 curtidas

Tenho certeza que a evolução chegou e estamos aguardando mais evolução e nuvidades

1 curtida

Ja revolucionou.

Espero que o Nu Faça a diferença dos outros banco quando o cliente precisa de um empréstimo e por que quer sair do aperto de divida.mais até hoje eu não entendi por que os banco só fazem empréstimo para você se estiver com nenhuma pendência. Foi o que aconteceu com meu esposo ele tem umas dívida procurou o banco dele para compra a dívida dele dos outros bancos para ficar com uma divida só em um banco foi até agência chegou pro gerente e explicou a situação que queria que o banco dele já que ele era cliente há mais de 7anos comprasse a dívida dele já que ele recebe o salário dele no Banco para descontar da conta dele mensal o gerente nem deu atenção. Ele saiu tão. Chateado que até falou pro gerente se tivesse como outro banco aceitar a proposta iria fazer a portabilidade do salário dele .como que o cliente precisa do banco na hora do aperto o banco recusar em ajudar não tem como ficar satisfeito com um banco desse.

2 curtidas

#nuemprestimo :money_mouth_face:

Gosto muito desses tópicos @DenisF! Se puder fazer mais :slightly_smiling_face:

Nossa fico muito feliz que tenha gostado @ree.

Estou sindo verificando outros temas que podemos trazer.

Tem alguma sugestão de tema que gostaria de ver?