Usando Cartão Virtual em Loja Física

A função Contactless do roxinho trouxe uma segurança e agilidade a mais na hora de fazer compras. Hoje o mundo está cada vez mais digital e andar com carteira física em alguns locais está virando coisa do passado.

Documentos importantes estão sendo digitalizados, como CPF e habilitação.

Muitos aparelhos celulares hoje trazem a função contactless para pagamentos de compras e serviços. Isto funciona através do cadastro do seu cartão junto ao seu aparelho, autorizando assim a utilização desses dados para efetuar o pagamento.

Porém, nem sempre essa função é viável. Pais mais descuidados e filhos mais espertos podem gerar gastos dispendiosos em lojas virtuais ou com jogos eletrônicos. Além disso, a perda do aparelho faria a preocupação do dono triplicar ao lembrar que mais prejuízos poderiam ocorrer.

Mas, e se fosse possível usar o cartão virtual nessas horas?

Por exemplo, eu fui numa loja comprar um produto (digamos uma camiseta) e ao abrir minha carteira percebi que meu cartão não estava ali. Para não devolver o produto ou utilizar outro meio de pagamento (que nem sempre temos) eu abriria o app #Nubank, acessaria meu #cartao-de-credito virtual e aproximaria o celular da máquina que aceita contactless, efetuando o pagamento normalmente.

Vantagens: não precisaria ter um cartão vinculado ao celular, evitando assim que meu filho fizesse compras sem eu saber em lojas virtuais e jogos (que é uma dor de cabeça), não precisaria me preocupar em carregar o cartão (ou se esqueci o mesmo), e caso perdesse meu celular poderia ficar menos preocupado, pois não teria esses dados salvos no sistema do aparelho.

Isto é uma #ideias que pode ser a resposta, muitas vezes, ao tão pedido #Cartão-Adicional

9 curtidas

Acredito que essa função seja algo do tipo o “NuPay” que já foi bastante pedido e discutido aqui na comunidade, ou então a parceria do Nubank com o Google Pay Apple Pay Samsung Pay etc… A diferença é que nestes caso o cartão atrelado seria o cartão principal e não o virtual. Não sei bem qual a dificuldade de implementar isso diretamente no aplicativo mas não deve ser algo tão simples, porque até onde sei nenhuma outra empresa fez isso até hoje.

6 curtidas

Gostei da ideia, já aconteceu de eu comprar algo e quando vejo estou sem o cartão e tive que devolver… Acredito que seja realmente como o @timpazamay respondeu, não deve ser algo simples.

3 curtidas

Iria gostar bastante… Já conversei com eles pelo Me Ajuda e eles disseram que já estavam pensando em como entrar nessa área do cartão pelo celular

2 curtidas

Eu não entendo como um cartão de crédito fica vinculado ao celular,
Os dados dos cartões ficam sempre dentro de um aplicativo, tipo ApplePay , PayPal, PicPay.
E qualquer filho para acessar seu cartão virtual vai precisar da senha do celular, depois da senha do aplicativo.
O cartão físico com Contactless é sem segurança!

Não sei se me fiz entender, que suas idéias são conflitantes.
:roll_eyes::face_with_monocle::thinking::upside_down_face:

O aplicativo Google Pay - GPay.
Aceita cartões MasterCard.
Veja no print abaixo.


Veja que o Itaú com seu concorrente Credicard Zero, usa a bandeira Mastercard, usa o novo designer com os números do cartão na parte de trás. E já está habilitado as carteiras virtuais com NFC.

Eu quero usar o NuCartão nesses aplicativos.

Esses aplicativos são seguros pq tem a opção de ativar e desativar o NFC.

1 curtida

Se eu perder meu aparelho com o cartão cadastrado no Apple Pay, por exemplo, alguém mal-intencionado não conseguiria fazer nenhuma compra, justamente por não conseguir autenticar a compra pelo Face ID.

Acredito que a adesão do Nubank às Carteiras Digitais resolveriam todos os problemas citados no tópico.

1 curtida