Criar uma opção na caixinha Nubank, da reserva de emergência, por exemplo, para sempre usar a caixinha como saldo em caso da conta ficar negativa.
Eu não sei o que acontece quando fica negativo no saldo da conta corrente Nubank. Gera juros? Ou paga automaticamente usando algum investimento? Tem cheque especial?
Com esse opção ativa aquela caixinha pode ser usada para cobrir saldo negativo ou pagar alguma fatura do cartão que vai deixar o saldo da conta negativa.
Basicamente automatizar o processo sem cobrar juros/multas por atrasos/esquecimentos, mas usando uma caixinha que você permite.
De fato acho que nao tem como a conta negativar, a nao ser por bug ou erro do sistema, pois nenhuma operação é permitida sem o devido saldo, ao contrario do inter por exemplo que leva 2 dias uteis pra descontar os valores investidos em renda variavel, dando brecha pra esse saldo ficar negativo se voce tirar o saldo antes.
Agora reforçando a ideia, no Bradesco tem uma função num CDB muito parecida com a citada e eu particularmente acho muito util, acho que deveriam levar essa ideia pra frente.
É eu também não sei o que acontece neste cenários:
1- Tem débito automático de água/luz/internet, mas não tem saldo suficiente. Pagamento negado? Como pago depois de negado?
2- Tem come cotas ou algum imposto de investimento, mas não tem saldo, fica negativo ou não paga? Ou Nubank vende seu investimento para pagar o come-cotas?
3- Fatura de cartão provavelmente fica parcelando automático e gerando juros, mas e se nem pagar o mínimo?
Para facilitar, poderia permitir e ter uma configuração para sempre que faltar, pegar saldo de uma caixinha escolhida. Automatiza. Por isso o nome emergência.
Saldo só fica negativo em conta corrente que trabalha com cheque especial, imagino que a regulação nem permite isso em conta de pagamentos como a do Nubank.
Por outro lado, penso que o saldo separado (antigo porquinho) poderia muito bem ser uma caixinha, com rendimento diário. Na tela deveria ter apenas um atalho pra ela, muito mais simples e prático para os clientes.
Pelo que pesquisei pode ficar negativo + cheque especial.
Provavelmente é uma escolha do Nubank em não ter.
As diferenças de leis de fintech são mais do lado do banco, burocráticos, do lado de serviços ela pode ter todos recursos, se quiser.