Vale a pena quitar o fies?

Bom dia. Pelo que já pesquisei, não é muito viável quitar o FIES na minha situação. Mas gostaria de uma confirmação disso. Seguem os dados:

Saldo devedor: R$ 9.577,33
Valor da parcela: R$ 92,73
Taxa de juros: 0.28% am
Valor da quitação: R$ 8.435,89

3 curtidas

Com essa taxa de juros ai não vale a pena matematicamente falando
se você tem esse dinheiro 8435,89 para quitar,

financeiramente falando, vale mais a pena investir em um CDB rendendo 100% do CDI ( mas consegue achar opções melhores )

emocionalmente falando, as vezes é melhor se livrar da divida.

O que eu faria:

Resumo

colocaria 8400 pra render em um CDB DIARIO a 100% do CDI
e ai entra 2 opções

  • tirar o rendimento mensal para pagar a parcela ( renderia em torno de 90 reais com a taxa de juros atual se eu nao fiz conta errada )
  • tiraria do meu bolso o valor das parcelas, para não mexer no investimento.
18 curtidas

Adorei o “emocionalmente falando”. Fico com vontade de me livrar da dívida, mas realmente não parece uma boa.

Mas não sabia que rendia tanto assim. Realmente vale a pena deixar o dinheiro quieto e ir pagando as parcelas do meu bolso.

Obrigado, Everton.

13 curtidas

Ja estive em uma situaçao dessa parecida com a sua, mas com outro tipo de divida! Preferi investi o dinheiro do que quitar a divida, pois o retorno que tive foi bem melhor!

Obs: Mas cada um decide o que fazer, não quero que seja influenciado por minha decisão. Entao faça o que for melhor pra voce.

12 curtidas

Kleber, sim, vou tentar buscar o que for melhor pra mim. Se eu conseguir seguir com o débito, sem atingir o meu emocional, vou continuar e deixar o meu dinheiro render.
Obrigado pelo retorno :slight_smile:

11 curtidas

Isso não faz sentido. A Selic persegue a inflação com certo delay.

6 curtidas

E isso não contradiz o que você postou? :man_shrugging:
Como é que a inflação vai subir e a Selic cair? Creio que você quis dizer o contrário. O aumento da inflação força uma elevação da Selic, mas o aumento da Selic causa redução da inflação.
Além disso, a inflação ultrapassou o teto da meta no ano passado e há grande chance de isso acontecer novamente esse ano - não há equilíbrio pra ser mantido.

2 curtidas

Entendimento demanda sentido.
Isso é o inverso do que seria lógico.
:point_down:

1 curtida

Com certeza não, e mesmo que pedisse um empréstimo (R$ 8.435,89) pra quitar, o valor das parcelas seria bem mais alta do que você já paga por mês (R$ 92,73).
Talvez mais futuramente valha, mas agora não.

Toda quitação de dívida vale a pena, afinal vai ser menos uma coisa pra pagar, mas tem a hora certa que vale a pena.

Olá, vivo a mesma situação…

Dívida: 3450
Proposta com 12% para quitar: 2960
Parcela: 182,09
Deve ter umas 18 parcelas ainda
Juros 3,4

Devo quitar, vale a pena?

Não.
Invista o valor e continue pagando as parcelas.

2 curtidas