Estou no Peru e liberei o cartão para uso internacional. Usei ele normalmente, e em algumas compras o valor cobrado que aparece no app difere do valor cobrado dos estabelecimentos.
Relatei o problema no aplicativo e inseri a foto do comprovante de compra com o valor correto. A diferença chega a 16% a mais do valor correto.
Gostaria de saber o que é isto, visto que parece uma cobrança indevida do NuBank e tenho o comprovante com os valores corretos.
Ainda estou em viajem e gostaria de utilizar o cartão.
Os valores diferentes que aparecem pra você no aplicativo dos que você viu dos itens comprados provavelmente sejam das conversões. Como você não está no Brasil, o cartão deve estar gerando os valores locais, acredito. Então, para obter maiores detalhes sugiro que entre em contato com algum Xpeer online para garantir maiores informações do ocorrido!
Espero que eles possam te auxiliar melhor nestas questões. E tenha um ótimo tempo por aí!
Oi Caique, o valor alterado é na mesma moeda. Tenho o comprovante de 57 PEN e no app aparece 68,40 PEN.
Mas obrigado pela ajuda, como entro em contato com Xpeer online?
Poxa vida, @Felipe_Silvestre. Mas tudo irá se resolver logo, logo!
Você pode contatar o Xpeer Online diretamente do seu aplicativo. Acesse a tela inicial do Nu no seu celular e procure pôr ‘‘Me ajuda’’ e, em seguida, escolha a opção ‘‘CHAT’’ e pronto… Descreva sua dúvida e envie, logo, logo algum atendente irá te dar assistência com o tal assunto.
Também tem o suporte telefônico ligando: 0800 591 2117 (Você pode ligar a qualquer hora)
Pesquisando achei algumas informações que podem justificar a diferença lançada na fatura em relação a nota fiscal do dia.
Em compras internacionais com moeda original o Dólar americano, utilizamos como base para a conversão a cotação PTAX Venda emitida pelo Banco Central da véspera do processamento da compra, acrescido de 4% que é o Spread.
O processamento da compra é um procedimento realizado pelo lojista alguns dias depois que a compra é aprovada em seu cartão Nubank. Com isso, ao efetivar uma compra internacional, em um primeiro momento exibimos uma projeção da conversão dessa compra (PTAX venda da véspera da compra + 4% de spread), mas assim que processada, atualizamos o valor do câmbio PTAX venda do dia anterior em que ocorreu esse processamento e essa atualização também ocorre com os 4% relacionados ao Spread.
Nesse momento em que recebemos o processamento da compra e ajustamos o câmbio, também realizamos o lançamento do IOF de 6,38% em sua fatura.
O Spread está relacionado aos custos para o envio dos valores das compras internacionais para o exterior, visto que o prazo para pagamento dos lojistas é menor que o prazo de repasse que temos nacionalmente e também mais custoso.
Além disso temos disponível em nosso FAQ no aplicativo o detalhamento de como realizamos a conversão desse tipo de compra. Para verificar essa informação você pode seguir os seguintes passos:
Na página inicial de sua conta, clique em seu nome no topo da tela;
Acesse o tema Usando o cartão no Exterior;
E dentro dessa biblioteca você pode encontrar os detalhes de como ocorre a conversão do câmbio, para isso basta clicar em Qual a cotação utilizada para compras em dólar?
ou também é possível verificar a definição de Spread acessando o tópico O que é Spread?
Para disseminar a informação, também já publicamos em nosso blog posts relacionados a esse assunto. Como por exemplo o post Dólar PTAX: o que é e como funciona? (https://blog.nubank.com.br/dolar-ptax-o-que-e-e-como-funciona/). Lá detalhamos sobre como a cotação PTAX venda é definida pelo Banco Central do Brasil e salientamos que para definir o câmbio de compras internacionais em seu cartão Nubank, também há o acréscimo de do Spread sobre a cotação PTAX venda.
Exato Lucas! Conversei com o pessoal do Nubank e até a conta ser processada o valor pode variar. Duas compras que estavam com o valor alterado já foram corrigidas.
A diferença estava na própria moeda local e não nas conversões.
Fui indicado a guardar os comprovantes e ir acompanhando os valores.
Nos EUA, por exemplo, a gorjeta é inserida depois que o cartão já foi passado, então sempre aparece o primeiro valor sem gorjeta na fatura e 1 ou 2 dias depois o valor é atualizado para o valor com a gorjeta inserida, em todos os lugares é assim.
No seu caso possa ser que esses estabelecimentos agiram de má fé e alteraram o valor depois, ou pode ser a gorjeta rsrs.
Tópico antigo. Hoje aconteceu comigo essa malandragem. Achei um lançamento um pouco mais alto que esperava, fui investigar, compra de USD 248,8 e lançaram 275 e ainda me disseram no atendimento que era culpa da loja. Conversando por telefone com o Paypal o atendente me disse que fazem direto. Abram o olho, vou ao Bacen e ao Consumidor.
Detalhe, valor original em dólar não aparece, precisei do atendimento para descobrir, tudo indicando total falta de transparência.