Valor mensal gasto no Cartão de credito IRPF

Minha dúvida é o seguinte.

As administradoras são obrigadas a informar movimentações para receita federal.

Com isso gostaria de saber como funciona essa questão com a NUBAnk?

qual valor a nubank envia para receita sobre minhas transações? li a respeito que seria valores acima de 5mil , outras encontrei valor menor mencionado a parti de 2mil, esses valores é enviado mensal? (cada mês que eu gastar acima de 2mil ) ou semestral(junta todos os gastos no período de 6meses e se der a cima de 2mil a NU envia esses dados) para Receita Cruzar com o IRPF?

VI que esse envio é através do programa decred

Obrigado.

Creio que o Nubank seja obrigado a enviar todas as informações para a receita, independente do valor.

Mas as faturas do cartão não precisam ser declaradas por nós no IR. Logo, por que a dúvida?

5 curtidas

Pode ser mesmo.

Justamente, isso é algo bem comum.

Esse ano vai se a minha primeira declaração e usei muito o cartão esse ano( pagando fatura de um cartao com outro ) . E agora descobrir que a receita cruzada os gastos com cartão por isso estou com medo de cair na malha fiscal de ter gastos e ela considerar incompatível com a renda declarada ou considerar crime usar cartao em apps para pagar fatura de outros cartões. Alguém já passou por essa situação de cair na malha fiscal por movimentação em cartão?

eu usei em apps para pagar fatura de outros cartões e acabou dando valores altos. Não tinha conhecimento dessa informação e como investir no começo do ano na bolsa acabo sendo obrigado a declarar IRPF

Realmente, toda compra feita com cartão de crédito é rastreada e declarada.

Entretanto muita gente concentra as compras e contas da casa em cartões para maximizar o ganho de milhas ou outros benefícios. E não é crime usar carteiras digitais para pagar contas de consumo ou fazer o famoso “ping pong” entre os cartões, ainda que isso não seja muito bem visto por algumas emissoras de cartão. A receita não é boba e sabe dessa prática.

Logo, creio que você não terá problemas. Mas caso você seja questionado pela receita é só mostrar o que você pagou. Se não tiver nada ilegal não há problema.

Obrigado, por compartilhar experiências.

Fico um pouco tranquilo, mas não 100% pois reconheço meu erro de não me informar sobre essas questões antes. Como é a minha primeira declaração bateu aquela "pane " por inteiro, com tanta informações eu travei de medo eles acharem que o valor total no ano com cartão de credito movimentado seria minha renda anual e como não tenho como comprovar rendimentos igual ao movimento é eles multarem em cima desse valores.

Obrigado, por compartilhar experiências.
justamente movimentei muito o cartão para pagar faturas com os aplicativos tipo picpay e recargapay