Vamos falar sobre Datas de Vencimento?

Olá, comunidade roxa! Todos estão bem?

Hoje venho trazer um tópico bastante discutido entre vocês: as datas de vencimento da fatura do cartão de crédito.

Pensar a nossa organização financeira vai um pouco além de colocar no papel os nossos gastos e o dinheiro que recebemos. Precisamos também levar em consideração as datas de pagamento dos nossos salários e os vencimento dos boletos, para nos organizarmos melhor durante o mês.

Acredito que neste momento muitos de vocês devem estar perguntando:

“Mas Mari, eu sei de tudo isso… O que eu quero saber é: por que eu não posso escolher uma data fora das opções mostradas no aplicativo?”

giphy (1)

Apenas para dar um pouco mais de contexto, aqui no Nu as datas de vencimento são disponibilizadas de maneira diversificada e aleatória. Isso significa que não conseguimos inserir manualmente outras opções de datas de vencimento além das disponibilizadas no aplicativo.

Pensando em prevenir possíveis instabilidades em nossos sistemas, as datas de vencimento do cartão são disponibilizadas dessa forma.

Para entender melhor como isso acontece na prática, vamos imaginar a seguinte situação: todos os clientes do Nubank escolheram a data de vencimento no dia 10. Imaginem que, em um belo dia 10 ensolarado, ocorra algum problema com as faturas ou com os pagamentos. Agora imaginem também que todos os nossos clientes entrem em contato para resolver esse problema ao mesmo tempo… Acho que já conseguimos imaginar o resultado disso, né?

giphy (2)

Imagina esperar para ser atendido ao mesmo tempo que todos os nossos 25 milhões de clientes? Diversificar as datas nos ajuda a prevenir que situações como essa ocorram, para continuar oferecendo uma melhor experiência para vocês.

“Tudo bem Mari, eu entendo. Mas o que eu faço se nenhuma data disponível me atende?”

giphy (3)

A nossa dica é a seguinte: escolha a data de vencimento mais próxima da sua data desejada. Uma dica valiosa é levar em consideração também a data de fechamento da sua fatura quando for escolher sua nova data de vencimento.

Por exemplo, vamos supor que a sua data ideal para vencimento seria no dia 15, quando seu salário cai. No entanto, você não tem o dia 15 disponível. Dentre as opções disponíveis, está o vencimento no dia 22. Como as nossas faturas fecham 7 dias corridos antes do vencimento, se você escolher o vencimento no dia 22, o seu fechamento é no dia 15. Desse modo, sua fatura já estará fechada e pronta para ser paga no dia 15!

Pensando dentro do contexto do exemplo anterior, também seria possível deixar o dinheiro para pagamento da fatura rendendo na função “Guardar dinheiro” da conta. Com o dinheiro do salário na conta já no dia 15, você pode deixar esse dinheiro guardado e rendendo até o dia 22. Interessante, né? Se quiserem saber um pouco mais sobre essa função da conta do Nubank, vale a pena dar uma conferida nesse post do blog: https://blog.nubank.com.br/conta-nubank-guardar-dinheiro/.

giphy

E sempre que podemos, variamos as datas para que possamos garantir uma melhor experiência para vocês. É bem importante manter o app atualizado para verificar se houve alguma alteração, tudo bem?

Ah! É importante ressaltar que precisamos prestar bastante atenção na simulação que o app nos mostra antes de alterar a data de vencimento, uma vez que só podemos fazer uma alteração a cada 90 dias. Através da tela de simulação, podemos verificar também se a mudança na data de vencimento não acarreta em duas faturas no mesmo mês. Isso acontece porque não é possível ter faturas com um intervalo maior que 45 dias e menor do que 15 dias. Antes de ir correndo fazer a sua alteração de data utilizando nossas dicas, dá uma conferida na simulação para confirmar, beleza?

Espero que tenham gostado da explicação e das dicas sobre datas de vencimento. Um beijo e até a próxima!

71 Curtidas

Muito bom @mariana.a, muitas pessoas questionam por que não podem escolher a data que melhor lhe atende

9 Curtidas

Muito bom, Mari! Muito bem explicado. Com toda certeza vai ajudar muitas pessoas, pois é uma dúvida frequente.

7 Curtidas

Troquei a data de vencimento da minha fatura uma única vez até hoje, foi simples e rápido de se fazer, como não tinha a data exata que eu pretendia optei pela mais próxima.

Ótimo tópico @mariana.a.
sYHFh

8 Curtidas

Comigo não tinha a data de vencimento que eu queria mas tinha a de fechamento! Então deu certinho! :grimacing:

7 Curtidas

Legal @mariana.a :rose:

Informação nunca é demais, ainda mais vindo de uma forma oficial! :+1::+1::+1:

Parabéns!:clap::clap::clap::clap:

:metal::metal::metal::metal:

6 Curtidas

Coloquei no dia do meu aniversário, quem sabe o Nubank me presenteia pagando ela no próximo mês kk.

Ótima explicação, realmente não pensei nesse cenário de instabilidade e o dia for escolhido igual por muitas pessoas.

7 Curtidas

Excelente texto @mariana.a:wink:
Claro, explicativo e leve de ler. Parabéns.

:nerd_face:

1 Curtida

Você acredita que eu nunca troquei minha data de vencimento?

Na época que me tornei cliente do Nubank, escolhi a data mais próxima do meu pagamento. Eu mudei de emprego umas 2x depois disso, as datas dos salários mudaram, mas me acostumei tanto com essa data que resolvi deixar do jeito que estava, hahaha.

11 Curtidas

Eu consegui colocar na mesma data do outro cartão que cancelei,
então nem precisei me acostumar, ficou ótimo!

:metal::metal::metal::metal:

5 Curtidas

Adorei essa “tática” de colocar o vencimento junto do aniversário. Desse jeito não tem como esquecer, né? :wink: Hahahaha, gostaria de ter pensado nisso quando escolhi a minha!

6 Curtidas

O meu tbm está no dia do meu aniversário,mas não adiantou muito…:man_facepalming:t3::man_facepalming:t3::man_facepalming:t3::man_facepalming:t3:

:joy::sweat_smile::sweat_smile::rofl:

:metal::metal::metal::metal:

5 Curtidas

Gostei da explicação. Porém acho muito ruim o fechamento do cartão ocorrer 7 dias antes do vencimento, na minha opinião deveria ser uns 10 dias antes, assim como a maioria dos cartões da concorrência. Muitas vezes eu estou precisando usar o cartão, mas acabo tendo que usar o meu cartão secundário de outro banco porque o Nubank ainda não fechou e preciso que aquela compra só venha pro próximo mês já que eu não teria dinheiro sobrando pra pagar a fatura com aquela compra junto, entende? Essa melhoria seria uma mão na roda pra muitos clientes.

3 Curtidas

Bom saber! Hehe

72fd60eeb6063a9337b0189abaac6dd4

Sinceramente, eu dei problema por mais de 2 anos até escolher a data certa :joy_cat: eu recebo 1° dia útil. E fui acostumada com meus pais a ter tudo vencendo dia 10

E eu só tinha dias 1,2, 3, 4, 14, 15, 16, 22… Sabe, datas muito próximas umas das outras, e longe da data q eu queria.

Primeiro escolhi dia 4… Mas chegou um mês que só dia 5 que eu recebi… Fiquei desesperada.
Mudei pro dia 14…
Daí chegava no início do mês eu confundia se eu tinha pagado ou não :joy_cat: e pagava a fatura atual, a fatura do mês seguinte… Bagunçou tudo!

Troquei umas 5 vezes, reclamei no chat kkkk tadinho dos atendente

Enfim, quando convidei outra usuária e fui ajudar ela a cadastrar, ela tinha a data do dia 10, 11 e ela era novata, então corri pra ver se no meu tinha possibilidade dessa data tbm, e tinha! :smiling_face_with_three_hearts:

Hehe, infelizmente eu tenho um padrão de comportamento, mas então agora consigo me organizar. E tá dando tudo certo💜

6 Curtidas

Adorei a explicação :purple_heart:

1 Curtida

Melhoor explicação eveeeer!

2 Curtidas

gostei dos comentarios

1 Curtida

Muito bom levantar essa informação pra galera! Sempre rolam muitas dúvidas sobre isso e essa explicação deixou tudo muito mais claro :purple_heart:

4 Curtidas

Pessoal, acho muito ruim o fechamento do cartão ocorrer 7 dias antes do vencimento, na minha opinião deveria ser uns 10 dias antes, assim como a maioria dos cartões da concorrência, sendo que alguns chegam a 15 dias. Muitas vezes eu estou precisando usar o cartão, mas acabo tendo que usar o meu cartão secundário de outro banco porque o Nubank ainda não fechou e preciso que aquela compra só venha pro próximo mês já que eu não teria dinheiro sobrando pra pagar a fatura com aquela compra junto, entende? Essa melhoria seria uma mão na roda pra muitos clientes.

3 Curtidas

Eu entendo, isso acontece… Mesmo com a mesma data há quase três anos, ás vezes eu esqueço também. Uma coisa que me ajuda muito é deixar um lembrete na minha agenda todo mês pra não esquecer mais do vencimento.

Tenta isso e depois me conta :wink:

3 Curtidas