Olá, comunidade roxa! Todos estão bem?
Hoje venho trazer um tópico bastante discutido entre vocês: as datas de vencimento da fatura do cartão de crédito.
Pensar a nossa organização financeira vai um pouco além de colocar no papel os nossos gastos e o dinheiro que recebemos. Precisamos também levar em consideração as datas de pagamento dos nossos salários e os vencimento dos boletos, para nos organizarmos melhor durante o mês.
Acredito que neste momento muitos de vocês devem estar perguntando:
“Mas Mari, eu sei de tudo isso… O que eu quero saber é: por que eu não posso escolher uma data fora das opções mostradas no aplicativo?”
Apenas para dar um pouco mais de contexto, aqui no Nu as datas de vencimento são disponibilizadas de maneira diversificada e aleatória. Isso significa que não conseguimos inserir manualmente outras opções de datas de vencimento além das disponibilizadas no aplicativo.
Pensando em prevenir possíveis instabilidades em nossos sistemas, as datas de vencimento do cartão são disponibilizadas dessa forma.
Para entender melhor como isso acontece na prática, vamos imaginar a seguinte situação: todos os clientes do Nubank escolheram a data de vencimento no dia 10. Imaginem que, em um belo dia 10 ensolarado, ocorra algum problema com as faturas ou com os pagamentos. Agora imaginem também que todos os nossos clientes entrem em contato para resolver esse problema ao mesmo tempo… Acho que já conseguimos imaginar o resultado disso, né?
Imagina esperar para ser atendido ao mesmo tempo que todos os nossos 25 milhões de clientes? Diversificar as datas nos ajuda a prevenir que situações como essa ocorram, para continuar oferecendo uma melhor experiência para vocês.
“Tudo bem Mari, eu entendo. Mas o que eu faço se nenhuma data disponível me atende?”
A nossa dica é a seguinte: escolha a data de vencimento mais próxima da sua data desejada. Uma dica valiosa é levar em consideração também a data de fechamento da sua fatura quando for escolher sua nova data de vencimento.
Por exemplo, vamos supor que a sua data ideal para vencimento seria no dia 15, quando seu salário cai. No entanto, você não tem o dia 15 disponível. Dentre as opções disponíveis, está o vencimento no dia 22. Como as nossas faturas fecham 7 dias corridos antes do vencimento, se você escolher o vencimento no dia 22, o seu fechamento é no dia 15. Desse modo, sua fatura já estará fechada e pronta para ser paga no dia 15!
Pensando dentro do contexto do exemplo anterior, também seria possível deixar o dinheiro para pagamento da fatura rendendo na função “Guardar dinheiro” da conta. Com o dinheiro do salário na conta já no dia 15, você pode deixar esse dinheiro guardado e rendendo até o dia 22. Interessante, né? Se quiserem saber um pouco mais sobre essa função da conta do Nubank, vale a pena dar uma conferida nesse post do blog: Como guardar dinheiro usando a conta do Nubank - Fala, Nubank.
E sempre que podemos, variamos as datas para que possamos garantir uma melhor experiência para vocês. É bem importante manter o app atualizado para verificar se houve alguma alteração, tudo bem?
Ah! É importante ressaltar que precisamos prestar bastante atenção na simulação que o app nos mostra antes de alterar a data de vencimento, uma vez que só podemos fazer uma alteração a cada 90 dias. Através da tela de simulação, podemos verificar também se a mudança na data de vencimento não acarreta em duas faturas no mesmo mês. Isso acontece porque não é possível ter faturas com um intervalo maior que 45 dias e menor do que 15 dias. Antes de ir correndo fazer a sua alteração de data utilizando nossas dicas, dá uma conferida na simulação para confirmar, beleza?
Espero que tenham gostado da explicação e das dicas sobre datas de vencimento. Um beijo e até a próxima!