Vamos falar sobre o pagamento por aproximação (contactless)?

“Os pagamentos por aproximação sem o uso de senhas poderão ser aproveitados em mais compras. Isso porque o limite da modalidade passou de R$ 100 para R$ 200. O novo teto para as compras por esse meio já está valendo, mas depende da adesão das empresas de cartões.
Esse novo limite para pagamentos por aproximação foi definido pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que identificou um aumento na demanda pela modalidade.”

Alguém sabe informar se o NUBANK já aderiu a esse novo limite de R$200,00?

5 curtidas

Creio que todos os bancos já tenham aderido. A grande questão são as maquininhas que precisam receber a atualização. Aqui na minha cidade a maioria das maquininhas ainda só permitem até 50 reais.

5 curtidas

Prezado @Marcio_Duque, gosto muito dessa função de pagar por aproximação. Pelo que eu tenho conhecimento, o nubank é o único banco que te dá opção de ativar e desativar essa função pelo aplicativo, por isso o nubank é melhor em tudo

4 curtidas

O Inter também permite ativar/desativar o contactless.

3 curtidas

No Nubank ainda não está valendo.

Creio que deva levar um tempo até essa medida ser refletida em todos os cartões de crédito, assim como foi na mudança de R$50 para R$100.

9 curtidas

Exatamente, pois aqui ainda há vários estabelecimentos que ainda não estão passando nem os 100 no contactless, que dirá esse novo limite dos 200?

E também já tamo falando sobre esse novo limite nesse tópico aqui.

8 curtidas

Concordo!! Seria bom também usar qualquer valor que queremos, porém com a opção de ajustes claro…

3 curtidas

Aqui já pode 100 reais

1 curtida

Comprei uma pizza, dei o cartão ao motoboy e ele aproximou na maquina, minha reação foi :neutral_face: :no_mouth:. Tipo para muita gente é pratico, mas eu me senti assustado, vai que meu cartão é roubado e daqui que eu faça o bloqueio dele alguém faz uma compra assim, rápido e sem responsabilidade de senha. Ou até mesmo algum conhecido agir de má fé, preferi tirar essa opção, é pratico é, mas também achei perigosa.

1 curtida

Existem limites, até 200 reais por compra, limitado a 5 compras por ciclo de 24h. Se exceder esse valor, ou as 5 compras sem senha, automaticamente é solicitada a senha. Mas concordo que deveria ser possível para o usuário poder configurar isso, tipo, solicitar a senha todas as vezes por exemplo.

3 curtidas

Da mesma forma que é comprar pela internet… Se não se sente seguro, só deixar a opção bloqueada

9 curtidas

Você não sabia que seu cartão possuía essa função?

Eu também sou motoboy, quando vejo um cartão com a função já instruo o cliente a pagar sem utilizar a senha, mas se você não quer usar a mesma basta configurar no App, mas eu acho muito pratica e segura.

8 curtidas

Eu acho bem legal quando a pessoa que está realizando o pagamento conhece e incentiva o uso da função! Aos poucos o conhecimento vai se difundindo e tudo fica mais prático!

Mas claro, quem não gosta ou não se sente seguro com a mesma sempre dá pra desativar. :wink:

4 curtidas

Acho essa o contactless ótimo e facilita muito o dia a dia, @PedroB , mas me sentiria mais seguro se fosse pedida a senha sempre, independente do valor da compra.
Penso que poderia haver uma opção no app para isso, assim atenderia todos com apenas um ajuste nas configurações.
Mesmo pedindo senha, há a praticidade de não precisar inserir o cartão e a segurança de não entregar a ninguém, um tipo de segurança de dois fatores: não entregar o cartão e ter que digitar a senha.

1 curtida

Uma breve pesquisa sobre uma possível opção de escolher usar ou não senha com a função contactless.

Opção ATIVAR/DESATIVAR pedido de senha no Contactless
  • Gostaria do contactless COM senha sempre, independente do valor da compra.
  • Prefiro o contactless SEM pedir senha ou pedindo o mínimo possível.
  • Não uso o contactless.

0 votantes

2 curtidas

Na minha opinião a praticidade da função seria “quebrada” se a senha fosse solicitada toda hora.

Talvez se existisse uma opção para pedir senha ou não, aí atenderia a todos os gostos.

Por mim a senha nunca deveria ser solicitada, assim como acontece com o Apple Pay usando Visa. Mas reconheço que pelo menos no aparelho a gente tem o Face/Touch ID para autenticar a compra.

10 curtidas

Concordo e digo isso que digo em meu comentário:

Como vc fala, no aparelho há outras maneiras de prover segurança. Imagina por um algum tipo de descuido, alguém ter acesso ao teu aparelho (bloqueado) com Apple Pay. Não vai conseguir fazer nada. Agora imagina o mesmo acesso na tua carteira/bolsa (por descuido ou pelo motivo que for ) e dentro dela um ou mais cartões com contactless ativo…

3 curtidas

Acontece o mesmo comigo.
Nas máquinas fixas vc só precisa falar se é débito/crédito, como o atendente não precisa da máquina para inserir valor e função, a escolha de inserir ou aproximar é totalmente do cliente.

Mas nas portáteis é complicado. As pessoas esperam vc entregar pra inserir valor e função. Já pedi uma três vezes pra usar aproximação, em uma delas o atendente não sabia como fazer, nas outras duas me senti constrangido como os atendentes me olharam, como se tivesse dificultando o trabalhos deles.

Parece que o jeito de usar a máquina portátil tbm não facilita o pagamento por aproximação.

Pois tem que inserir o valor e a função e virar a máquina para o cliente (para verificar o valor colocado) e esperar o cliente inserir ou aproximar.
No caso dos motoboys além de virar a máquina, tem a questão do apoio caso o cliente precise digitar a senha, ele entrega a máquina ao cliente ou fica segurando?..

Outro problema é o costume de inserir o cartão para iniciar o procedimento. Algumas pessoas se acostumaram e acham dessa maneira mais fácil e rápido.

Na minha acho que toadas, o que pega é os atendentes, alguns fazem e outros não. Só a máquina não resolve.

Geralmente os lugares que passo por aproximação em máquinas portáteis são com atendentes/motoboys mais jovens, instruídos ou ligados em tecnologia.

Pois é, um dia desses coloquei o cartão um pouco mais pra baixo da zona de leitura e a máquina deu um sinal pra aproximar mais o cartão.

Sem tem pessoas inseguras sempre vai surgir alguém pra aplacar essa insegurança, ainda mais se puderem ganhar dinheiro com isso.

Tenho uma carteira com bloqueio RFID, usei o bloqueio como desculpa pra comprar o modelo que gostei e que era mais caro.

4 curtidas

Aqui na minha cidade isso tem mudado.

Sempre que vou pagar com cartão eu falo que é no crédito e fico aguardando, mesmo que seja em uma máquina portátil. A maioria dos atendentes já se liga e começa a digitar o valor. Alguns perguntam se o pagamento será por aproximação e continuam o processo. E os que não sabem eu tento ensinar dependendo da abertura da pessoa e da nossa pressa.

7 curtidas

Aqui também, na maioria dos lugares eu só preciso informar que quero pagar por aproximação que os atendentes já sabem como fazer.

4 curtidas