Vazamentos frequentes de cartão de crédito

Há cerca de 2 anos, meu cartão já foi usado indevidamente (clonado) em 3 ocasiões.

Na primeira vez, desconfiei de uma loja de menor reputação que havia comprado recentemente e parei de comprar nela.

Na segunda, fiquei com a pulga atrás da orelha, pois tomei todos os cuidados. Trabalho com TI e tomo todas as precauções necessárias quanto a segurança de informação. Decidi então que criaria um cartão virtual para cada loja, para poder saber de qual loja o cartão vazou, se acontecesse novamente.

Bem, aconteceu na semana passada. O cartão que uso na Livelo, com o qual eu assino o Clube Livelo, foi usado para compras nas Casas Bahia (tentaram na Madeira Madeira antes, mas como eu deixo o limite baixo por questões de segurança, não conseguiram).

Enfim, eu fiquei refletindo, e gostaria de ouvir a opinião e experiência de vocês: será mesmo que as lojas deixam os cartões vazarem tanto assim? Será que não é a segurança da Nubank que está falhando?

Em todas as vezes, tive todo o suporte e fui ressarcido. Mas é muito desconfortável passar por esse tipo de situação e gostaria de não ser mais sujeito a isso. O que vocês acham?

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Passando aqui só para agradecer a ideia de um cartão virtual para cada loja, pra pegar o elo fraco da corrente.

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Fica difícil para nós que estamos “do lado de fora” sabe quais empresas e instituições possuem um adequado tratamento de dados e quais não possuem. Você pode registrar uma denúncia na Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANDP, bem como registrar o caso no Consumidor.gov.br.

Concordo que é absolutamente desgastante ter que ficar lidando com esse tipo de situação, mas infelizmente creio que será algo cada vez mais comum nesse nosso mundo digital.

Já tive os dados vazados em diversas oportunidades e, como você, nunca tive prejuízos reais, mas a dor de cabeça e a sensação de insegurança sempre ficam para trás.

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Boa tarde ,

otimo questionamento,

Parabens, eu tambem trabalho com TI principalmente na area de segurança da informação.

Sou cliente do nubank a 10± , e nunca tive os dados do meu cartao vazado/clonado.

Mas claro já tive problemas com vazamento de cartão sim, foi de um outro banco, mas foi de uma compra que eu fiz na Netshoes, que provavelmente teve o banco de dados invadido , ou algum funcionario la pegou os dados, pois foi a unica compra que eu fiz com aquele cartão.

E sei que não foi nenhum spyware/keylogger na minha maquina ou coisa do tipo.

Uma outra medida de segurança que você pode tomar, se não faz ainda, é não salvar os dados para compras rapidas…
Varios sites forcenem essa opção de salvar seu cartão de credito para ser mais rapida a proxima compra.
Eu acho uma furada, principalmente se o banco de dados for roubado seu dados vai junto.

E pelo que eu ando vendo poucas empresas estão de fato aplicando a tokenização dos dados.

e respondendo sua pergunta

Sim, é mais comum do que parece.

Loja online de venda ilegal de cartões vazou gratuitamente um banco de dados com 2.165.700 cartões de débito e crédito em comemoração ao seu primeiro aniversário

isso foi esse ano…

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Realmente fica difícil saber quem está vazando os dados. Mas vale lembrar que os cartões Nubank vem por padrão com o Serviço de Atualização Automática da Mastercard. Talvez algum cartão que foi vazado anteriormente, possa ter sido atualizado e daí gerou essa cobrança.
Lembrando que é possível desativar, basta solicitar no chat.

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Passei pelo mesmo problema recetemente mas foi com o banco ITAU com tentativas de compra na magalu.

Faço mto isso, e quando não é compra recorrente (streaming) os cartões ficam bloqueado para evitar esses problemas.

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Olha, tenho meu cartão do nubank desde 2016 e até hj não tive problema de clonagem de cartão, porém tive com o Santander, acho (na verdade não lembro pq faz mto mto tempo mesmo). E golpistas fizeram um no BB em meu nome… Então até o momento o do nubank se mostrou o mais seguro… e olha q eu nem tomo tanto cuidado assim :sweat_smile:

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Azar de quem usar meu cartão. Vai ficar frustrado conseguir tirar só 50 reais :rofl:

Ps: Não é o limite, mas o que sobra pra gasta no cartão.

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Bom, tenho Nubank a uns bons anos e sempre fiz compra ma internet com virtual, inclusive cadastrado no Livelo, e so tive cartao clonado 1x no posto de gasolina que na epoca o posto nao tinha maquina por aproximacao…mas o banco ressarciu…na Porto Seguro foi um caos, ai sim achei que era de dentro da empresa, simplesmente clonaram meu cartão sem eu nunca ter usado em.ligar algum, no 1 mes de emissão do cartão, alteraram meus dados cadastrais da Porto como endereço, celular e email…assim usavam sem eu receber notificacao alguma…enfim, não ressarciram, questionei o fato de alterarem meus dados cadastrais sem comprovação ou reconhecimento facial e não souberam responder…enfim, foi briga judicial abviamente ganha e nunca mais fui cliente Porto Seguro.

Infelizmente estamos refem.

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O vazamento pode ser em qualquer lugar, principalmente no Brasil. Aqui as empresas investem poucos em segurança da informação como um todo [1]. Por isso o Brasil é um dos principais alvos de cibercriminosos no mundo. A notícia boa é que o sistema financeiro daqui é diferenciado. Aqui as instituições investem muito e por isso os vazamentos provavelmente não devem vir da Nubank [2].
É fácil fácil comprar dados de cartões de crédito. Um pacote de cartão (que inclui inclusive fotos de autenticação, faturas de contas, etc) sai por menos de 200 reais em grupos do Telegram. O Telegram, inclusive, protege esses criminosos, não acatando ordens de autoridade policial e nem do judiciário pra entregar dados pra investigação, alegando falsamente proteger a privacidade.

[1] Brasil ainda está atrás no investimento em cibersegurança: há mudanças no cenário?
[2] Setor financeiro é o que mais investe em cibersegurança no Brasil - IT Forum

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Eu te recomendo assistir o documentário Realidade Violada do TecMundo, no episódio que fala de cartões de crédito você verá que existem inúmeras formas de fraudar um cartão, lembre que os números trafegam por diversas empresas entre o Nubank e a loja, e qualquer uma que tiver uma falha de segurança e até mesmo um funcionário mal intencionado.

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Também tenho esse problemas com os cartões virtuais do Nubank, para evitar deixo sempre bloaqueados, só desbloqueio na compra e volta a bloquear. Se enviassem um token para confirmar a compra, não seria mais seguro?

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