Vem ver: Dicas De FINANÇAS PESSOAIS

Neste tópico vou colocar várias dicas de finanças pessoais, controle de gastos e muito mais, fiquem a vontade para compartilhar as ideias de vocês também. :wink:

14 curtidas

1° dica: O primeiro passo a para se ter um controle de seus gastos é anotar absolutamente tudo que sai da sua carteira e tudo que entra. Comprou uma bala? Anota. Ganhou 5 reais? Anota!
Isso irá ajudar você a saber exatamente tudo o que vc gasta e ganha e assim poderá fazer um planejamento eficiente :wink:. Acho que a melhor forma de fazer isso é usando um APP como o Mobillis, Wisecach, Organizze

Comece a fazer isso hoje mesmo🤗

15 curtidas

2° Dica: faça uma planilha, (não é muito usual), mas acredite, irá fazer uma diferença!
Faça o seguinte:
Faça duas colunas, em uma vc coloca o que planeja gastar, coloque todas as suas despesas fixas, como água, luz, telefone, parcela do carro, etc. E se vc estiver planejando ir ao cinema, por exemplo, anote tbm quanto pretende gastar.
Faça outra planilha, mas nessa você irá colocar aquilo que vc realmente gastou.
Depois você verá para onde está indo o seu dinheiro, poderá cortar gastos desnecessários e será mais consciente.

Pra mim, que gastava muuuito, foi ótimo, vi onde eu estava errando e pude usar melhor o meu dinheiro.:money_mouth_face:

Ao colocar em prática essas duas dicas você vai saber exatamente pra onde vai o seu dinheiro, então agora é hora de dar novos rumos a ele :clap::clap::relaxed:. Falarei sobre isso numa 3° dica.

10 curtidas

Uma dica que eu vi em outro tópico é sobre o limite de crédito. Como o do cartão do Nubank é ajustável sempre manter ele em um valor que não fuja do valor de capital que você ganhe mensalmente. Deixar os limites maiores para compras parceladas mas só ajustar quando necesssrio. :slight_smile:

7 curtidas

Excelentes dicas :slight_smile:

Irá ajudar muita gente

2 curtidas

Excelente @FelipeMoraes, ótima contribuição :hugs:

2 curtidas

Ótima iniciativa! Parabéns! :clap:t2:

1 curtida

3° dica:
Vamos planejar! :hugs:
Planejamento é essencial para tudo e não é diferente quando o assunto é dinheiro.
Ter um. Planejamento financeiro é ter a certeza que você conseguirá atingir seus objetivos, seja comprar uma TV, um carro ou conquistar a sua independência financeira.
Então continue com a hábito de anotar tudo o que gasta e tudo que ganha, mas agora controlando suas despesas.
Sabe aquele dinheiro que vc viu que estava sendo gasto da maneira errada? Então que tal começar a colocar um pouco em sua reserva de emergência, e mais um pouco para sua aposentadoria por exemplo. Eu, sinceramente não confio na previdência brasileira e prefiro me precaver, e você? (Mas calma que tem os investimentos certos para cada objetivo, chegaremos lá).
Então, quando você vai definir suas metas, seu sonhos e colocar por escrito? :blush:

6 curtidas

@FernandoVilela vem deixar sua dica maravilhosa :hugs::smiling_face_with_three_hearts:

Excelente dicas, educação financeira falta de muito para todos, quem segue essa metodologia e se faz como exemplo do como dar certo, incentiva a mais pessoas a serem assim também. É como eu digo, não adianta ter dinheiro, e continuar gastando deverás e não chegar a ganhar nada no fim das contas… :sunglasses:

2 curtidas

Educação financeira tem que estar no currículo escolar. Infelizmente não é assim

4 curtidas

Muito legal, @Raiane_Souza!
Vivo bem nessa sintonia aí.
Estando no controle das minhas receitas e despesas.
Planejando, investindo e desfrutando.

1 curtida

Outra coisa legal, gente, após fazer um raio x da sua vida financeira, perceber que está gastando mais do que recebe e não tiver mais de onde economizar, é gerar renda extra.
E mesmo podendo economizar é interessante pensar em formas de gerar renda extra, pois não só te traz saúde financeira e equilíbrio, como te proporciona investir mais, pra quem já goza de saúde financeira.
Algumas sugestões:

  • produzir e vender comida (brigadeiro, brownie, bolo de pote, marmita e afins);

  • cuidar de animais dos vizinhos;

  • aplicativos de pesquisa;

  • cliente oculto;

  • produzir e vender artefatos artesanais.

3 curtidas

Ótima dica, eu estou aqui matutando na minha cabeça o que fazer para ter uma renda extra. Eu só trabalho aos finais de semana, tenho a semana toda livre. Sei fazer lindos chinelos decorados mas não sou muito boa com vendas diretas

1 curtida

@Raiane_Souza, assista vídeos no YouTube sobre técnicas de vendas, procure cursos online gratuitos e pegue o jeito.
Vi no seu perfil que você mora em Pirenópolis, cidade turística, tem tudo pra aumentar sua renda com renda extra.
O fluxo de turistas aí de quinta a domingo é muito bom. Eu mesma já fui uma. Por sinal, amei!!
Olha, veja esse curso gratuito do Iped: https://www.iped.com.br/cursos-gratis/vendas/curso-rapido/tecnicas-vendas-comunicacao

5 curtidas

Mais uma dica IMPORTANTE hj:
Pague-se Primeiro
Seus investimentos e sonhos devem fazer parte do seu orçamento, e não das sobras. Se você for investir só o que sobrar dos seus rendimentos não chegará a lugar algum.
Então quando você receber seu dinheiro pague-se primeiro, dê valor aos seus sonhos e futuro ok😉.

3 curtidas

(Qual a sua relação com o dinheiro? - #2 por Vanilson_Duarte)

Eu administro até um centavo hoje em dia , guardo para chegar a 1 milhão de reais. Antes eu não tinha educação financeira, mas com um tempo fui estudando e daí me abdiquei para guardar tudo que sobra.

1 curtida

Eduque para não chorar depois?
Como Educador Financeiro estou aqui para ensina-lo que é possível você ser um campeão. Todos são capazes de gerir uma forte fortuna nem que seja sendo empreendedor, herdeiro de uma fortuna milionária ou investidor. Portanto, te aconselho se você recebe pouco economize nem que seja um real por dia? No total de um mês dará 31 reais guardado no investimento que tem CDI DE 100% você terá uma rentabilidade no ano bacana fazendo isso todo mês e aos poucos você terá a sua casa,carro e estabilidade financeira. Ao longo do ano Deus que livra que você fali ou perca o seu emprego. Ora, vamos economizar para depois poder usufruir do melhor . Contudo, isso não vem ao caso estou aqui para elencar que é preciso fazer sua educação financeira para não sair gastando por aí que nem um doido e depois fica endividado. Com o nome SCPC ou SERASA, não podendo solicitar cartão de crédito ou empréstimo. tipo louco querendo correr atrás de dinheiro para quintar seu nome e ainda mais sem emprego. Numa divida que você não sairá tão cedo se não quintar fora os juros que só vai aumentando enquanto não pagar. Não desista aprenda a desenvolver sua Educação Financeira seja com pouco ou muito. A educação muda você, quando você aprende o que é Educação. Vanilson Duarte

1 curtida

Qual das dicas maravilhosas você quer que eu poste? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

1 curtida

Engraçadinho😊
A que você acha mais importante, sei lá. Vc que sabe. Estou lendo o livro e estou realmente impressionada. Estou aplicando não só na questão financeira mas em outras áreas tbm. Maravilhoso

2 curtidas