Vencimento - Caixinhas x Dinheiro Separado

Estava verificando que todo dinheiro investido nas Caixinhas do Nubank possuem um prazo de vencimento de 2 anos, e que após esse prazo o dinheiro é automaticamente reaplicado na caixinha que faz com que volte a cobrar o IOF nos 30 dias, e o IR de 15% volte a 22,5%. Exemplo, se for aplicado no dia 05/04/24, no dia 05/04/26 voltará a ser descontado os 22,5%.

Na opção “dinheiro guardado/separado” não encontrei nenhuma informação sobre o vencimento, mas me parece que ali não tem prazo já que é como se fosse o dinheiro da NuConta, então mesmo após 2 anos vai sempre ser 15% de IR.

No chat não souberam me explicar. Alguém teria essa informção ?

Se for isso mesmo, acredito que quem manter o dinheiro por muito tempo guardado, compense mais usar a opção “dinheiro separado” que terá menos descontos de impostos e renderá mais, além de ser mais organizado mostrando o rendimento mês a mês.

A Caixinha seria mais vantajoso pra quem iria sacar com mais frequencia, pois já rende desde o primeiro dia, não precisando esperar 30 dias, e cada saque segue a regra LIFO, que prioriza o depósito mais recente ( que tem mais desconto de imposto), diferente do “dinheiro separado” que segue a regra FIFO que prioriza o saque do deposito mais antigo (menos imposto) e mantém o mais recente (com mais imposto).

3 curtidas

@JoaoTeixeira, mesmo os depósitos da NuConta são feitos em RDB e têm prazo de cerca de 2 anos. Você pode conferir os depósitos clicando em ContaHistóricoLista de depósitos.

Ah, e os depósitos do dinheiro guardado são os mesmos depósitos da NuConta, como você mesmo já observou.

A regra para as caixinhas, segundo informa o atendimento do Nubank, é retirar do depósito que vai recolher menos imposto. Normalmente vai ser o LIFO, mas não será sempre o caso. Existem algumas situações em que há depósitos feitos dias muito próximos, mas que estejam em alíquotas diferentes (seja de IOF ou de IR). Importante destacar que os depósitos mais recentes, embora estejam sujeitos a uma alíquota maior, têm menos rendimento acumulado, e isso acaba resultando em uma cobrança menor de impostos, visto que o imposto incide sobre o rendimento.

17 curtidas