Olá a todos!
Eu tenho uma quantia investida em RDB, em “Dinheiro guardado”, que está como vencimento próximo.
Essa quantia fora depositada para ser retirada a qualquer momento, sem um prazo definido, não usei a função “Resgate planejado”, mas mesmo assim tem um vencimento.
Depois que passar esse vencimento, o nubank irá reinvestir esse valor novamente.
Minha dúvida, é:
1 - Passará a valer novamente o IOF, mesmo sendo um valor que já estava na conta?
2- O imposto de renda voltará para a alíquota de 22%?
Olá, @blue_stack, seja bem-vindo(a) à nossa Comunidade!
Quando o título vencer, ocorrerá um resgate, o recolhimento do imposto, e o restante será convertido em um novo depósito, que passa a contar, de novo, do zero. Assim, voltam incidir o IOF nos primeiros 30 dias e a alíquota mais alta, lembrando que só incidirão sobre o lucro e que terão por referência o valor inicial deste novo depósito.
Uma pena, pensava eu que depósitos que não fossem “Resgate planejado”, não tivessem vencimentos. Pelo que entendi, há sim um vencimento, cerca de dois anos.
A diferença no caso do resgate planejado é que você fica impedido(a) de resgatar pelo prazo escolhido, mas, em contrapartida por essa limitação de liquidez, pode conseguir taxas de rendimento mais atrativas.