#vencimento #IOF #dinheiro-guardado #reinvestimento

Vencimento de depósito e o IOF

Olá a todos!
Eu tenho uma quantia investida em RDB, em “Dinheiro guardado”, que está como vencimento próximo.

Essa quantia fora depositada para ser retirada a qualquer momento, sem um prazo definido, não usei a função “Resgate planejado”, mas mesmo assim tem um vencimento.

Depois que passar esse vencimento, o nubank irá reinvestir esse valor novamente.
Minha dúvida, é:
1 - Passará a valer novamente o IOF, mesmo sendo um valor que já estava na conta?
2- O imposto de renda voltará para a alíquota de 22%?

2 curtidas

Olá, @blue_stack, seja bem-vindo(a) à nossa Comunidade!

Quando o título vencer, ocorrerá um resgate, o recolhimento do imposto, e o restante será convertido em um novo depósito, que passa a contar, de novo, do zero. Assim, voltam incidir o IOF nos primeiros 30 dias e a alíquota mais alta, lembrando que só incidirão sobre o lucro e que terão por referência o valor inicial deste novo depósito.

13 curtidas

Muito obrigado, foi esclarecedor.

Uma pena, pensava eu que depósitos que não fossem “Resgate planejado”, não tivessem vencimentos. Pelo que entendi, há sim um vencimento, cerca de dois anos.

4 curtidas

Seja bem vindo a comunidade @blue_stack :blush:

1 curtida

A diferença no caso do resgate planejado é que você fica impedido(a) de resgatar pelo prazo escolhido, mas, em contrapartida por essa limitação de liquidez, pode conseguir taxas de rendimento mais atrativas.

10 curtidas