Eu comprei bitcoins há algum tempo e gostaria de vender agora, mas se eu vender agora eu não saio no lucro pois está valendo menos do que eu paguei no valor da compra. No caso eu não sairia ganhando. Eu gostaria de saber se por causa disso eu fico em prejuízo com a instituição financeira ou com prejuízo/devendo alguma coisa. Ou eu simplesmente posso vender sem lucrar e não me preocupar com esse prejuízo.
Quando você vende bitcoins por um valor inferior ao que pagou, você realiza uma perda de capital, ou seja, você não deve nada à instituição financeira ou a qualquer outra entidade por conta dessa transação.
A perda é estritamente financeira e pessoal, representando a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.
Você pode vender seus bitcoins a qualquer momento, e o único “prejuízo” que você terá será a diferença negativa entre o valor de compra e o valor de venda. Não há dívidas ou obrigações adicionais geradas com a instituição financeira devido a essa venda com perda.
Olá @MarconiCop tudo bem? Pode ficar tranquilo que você não vai dever nada para o Nubank. As perdas são totalmente suas mesmo. Mas se você não estiver precisando do dinheiro no momento, espere a próxima alta de preços para você vender, nem que seja até recuperar o valor. Assim você não perderá o que investiu.
Por que investiram um dinheiro que não podiam perder.
O mercado de criptomoedas é variável, altamente volátil e de alto risco. Em mercados assim, o investidor precisa estar ciente dos riscos e aceitar a perda de todo o capital investido, caso a criptomoeda em que investiu sofra uma expressiva desvalorização e nunca mais volte aos patamares anteriores, como aconteceu com LUNA (agora LUNC) e UST, entre outras. Quem investiu todo o dinheiro que tinha nas moedas que citei, infelizmente faliu. Por isso, como os colegas disseram, é preciso muito estudo antes de investir seu dinheiro.
Veja uma explicação do blog sobre volatilidade:
Quanto mais volátil é um mercado, maior é o sobe e desce dos preços dos ativos dele. Se essa variação é muito constante e intensa, o risco de perda aumenta. Esse risco gera a sensação de insegurança porque, neste caso, é difícil projetar como estará um ativo daqui a um minuto ou daqui a alguns anos. No mundo do dinheiro, tudo o que não é previsível é considerado menos seguro.
Outro fator que torna o mercado de criptomoedas muito arriscado é a desconfiança. Todo mercado novo cria uma pulga atrás da orelha de muita gente e demora algum tempo para que ele seja encarado como mais seguro. No caso das criptomoedas, a falta de regulamentação ajuda a aumentar as incertezas – elas alimentam ainda mais o risco desse mercado.
Ele começou ano passado eu acho com queda ate os 16 mil ou 19 mil dolares ,nao lembro bem,mas ja esta 43 mil
dolares hoje
creio que os investidores vao querer buscar o topo dos 66 mil dolares novamente,demora mas busca,
o grafico esta com tendência de alta ha tempos ,forca compradora sempre com as maos na redea.
Ja que vc nao investiu muito,deixa o barco rolar ja que sairia no prejuizo.
O que e um peido pra quem ja ta c4gado ne
Espera que a tendência esta a favor de subir,lenta mais subindo,os cara vai querer valorizar os 66 mil dólares de novo,ou ate romper e depois realizar o lucro
Como já explicado pelos nobres colegas, você apenas ganhará menos que o capital que usou para comprar, mas não fica devendo a nenhuma instituição.
Mas se o caso do amigo não for emergência, sugiro manter e aguardar mais um pouco, pois a tendência é que 2024 será o ano de valorização das Criptomoedas.
Tivemos 2 anos de acumulação que foi 2022 e 2023, então pelo histórico da análise gráfica, principalmente do BTC, onde os padrões se mostram repetitivos em comparação entre os anos, 2024 será um ano muito promissor para nós investidores do mercado cripto.
Eu acompanhei cripto sem investir muito, por dois anos. Agora que sinto mais segurança pra investir. Mas a ansiedade não é fácil mesmo. É bom entender como funciona primeiro depois começar a investir.