Verificação em LYFT COM e compra fraudulenta em Sky

Hoje, 04/05, pela manhã recebi duas notificações da NuBank no celular: de que a empresa LYFT COM tinha solicitado a verificação do meu cartão, que foi regularmente processada pela instituição, e, minutos depois, que tinham feito uma compra no estabelecimento Sky no valor de R$ 552,50, parcelada em 2x.

Reportei a transação, entrei em contato com a NuBank e foi iniciada a disputa da compra. Meu cartão foi bloqueado pela instituição e um novo será emitido. A atendente me informou que a transação fraudulenta foi online.

Quanto à disputa e seu processamento estou relativamente ok. Estou satisfeito com a resposta e responsividade da empresa. A questão é outra.

Ontem minha namorada teve uma transação não-reconhecida feita no 99 Food no valor aproximado de R$ 46 debitada no seu NuBank. Pesquisando aqui, vi que são muitos relatos assim, verificação no LYFT COM e compra na Sky ou nalgum app de delivery. Existe relato assim desde o ano passado aqui na comunidade e outros de 2018 na internet.

Fica o registro. Mais um.

24 curtidas

Aconteceu a mesma coisa comigo ontem, dia 03/05/2020

Estava em casa de quarentena em uma ligação com um amigo quando chegou uma verificação em nome de LYFT , logo em seguida veio a notificação de uma compra Online na SKY de R$ 100 em 2x, imediatamente enviei uma mensagem para o nubank.
A compra foi pelos dados do cartão físico que estava aqui comigo, tomei um baita susto e enviei uma mensagem para o nubank.
Eles abriram a contestação que pode durar até 100 dias.

Achei interessante aqui nos comentários que várias pessoas estão passando pela mesmo golpe em nome da Sky

Começo a me questionar que se uma quantidade tão grande de pessoas está sendo afligida pelo mesmo golpe, talvez ocorreu algum problema de segurança com a Nubank e não propriamente os clientes que tenham tido seus dados roubados.

7 curtidas

Poxa, tive meu cartão clonado nesse mesmo esquema, SKY compra de 352 em 2x, infelizmente o cartão que foi clonado foi o Digio, pense numa burocracia, tive que esperar a compra ser processada para poder contestar a mesma, a partir dai eles enviam um formulário para preencher e enviar para eles, dps disso estou no aguardo para ver se vão me estornar o dinheiro, se fosse no Nubank em poucos minutos tenho certeza que estaria tudo resolvido, assim como ja aconteceu das últimas 2x que tive meu Nubank clonado, em questão de minutos eles contestaram a compra pra mim, fizeram o estorno, tudo muito rápido.

5 curtidas

@Renan_Bernei a maioria dos relatos que vi são de cartões NuBank, mas também vi do Santander e Caixa. Falha de parte do usuário acho muito improvável. Alguma empresa com custódia dos nossos dados pessoais teve seu banco de dados violados – resta saber se foi a NuBank ou alguma outra empresa comum a nós todos.

@Edson_Sousa, seus incidentes com a NuBank foram parecidos com este do tópico ou foi com outras empresas?

3 curtidas

@mariomoh provavelmente foi isso mesmo, em um outro tópico aqui na comunidade postaram esse link:

4 curtidas

Bom, no Nubank a última tentativa de fraude que tive foi uma compra na loja Mizuno, mas essa o Nubank bloqueou na hora, uma pena que o cartão clonado foi o físico, mas rapidinho me enviaram outro, e as outras fraudes foram a um tempinho atrás, não me recordo em qual estabelecimento, mas gostei muito da agilidade do Nubank em resolver, em questão de 5 mins ja estava tudo resolvido, agora infelizmente estou tendo esse problema com o Digio, que pelo jeito irá demorar a ser resolvido.

2 curtidas

O ‘‘bom’’ de ver esses caso, é que a gente pensa mais um pouco antes de aderir aos produtos pois não são só pelas vantagens de ter um produto, e sim como suporte e agilidade em resolver esses casos cada vez mais recorrentes.

4 curtidas

Acabou de acontecer comigo a mesma coisa.

Verificação de cartão em nome de LYFT COM e compra no valor de R$ 578,02 em 2x registrada como Sky.

Já reportei e bloqueei o cartão.

Vamos aguardar para ver a resposta.

3 curtidas

Isso mesmo, não sou puxa saco de empresa nenhuma mas gosto muito da agilidade do Nubank nesses quesitos.

2 curtidas

aconteceu comigo agora, eu zerei meu limite e bloqueei o cartão, felizmente até o momento nenhuma movimentação. Estranho demais há vários relatos sobre o mesmo ocorrido com muitos

2 curtidas

Realmente está muito esquisita essa situação, ontem aconteceu com a minha namorada de Lyft Com verificar o cartão dela. Ela acabou ficando muito preocupada ao ver isso e me ligou, a instruí a bloquear o cartão e conversar com o suporte do Nubank pois o cartão pode ter sido clonado.

O que me surpreendeu foi que ao fazer uma pesquisa aqui na comunidade e nas redes sociais, percebi que muita, mas MUITA gente está tendo este problema, com um tal de Lyft Com que verifica, depois chega uma compra parcelada de SKY, agora esse do MercPago.

E pasmem, 99% dos casos são de cartões Nubank. O que me deixa completamente inseguro e desconfiado com a segurança dos nossos dados. Na hora já bloqueei o meu cartão também com medo, e sigo com medo.

Parece muito que rolou algum vazamento de dados de cartões Nubank de algum lugar, não necessariamente o próprio Nubank vazou essas informações, mas algum lugar ou alguém armazenou os dados dos cartões e está usando nessas semanas.

Estou realmente preocupado e inseguro a partir de agora.

5 curtidas

Mesma coisa por aqui, verificação de LYFT COM. Por sorte, na hora estava com o celular e pesquisei, encontrei os relatos e bloqueei o cartão.

Logo após bloquear, recebi a notificação de 3 compras de valores diferentes negadas (pelo cartão já estar bloqueado).

Entrei em contato com o suporte e rapidamente fui atendido, irão emitir um novo cartão. Mas não responderam em relação a esta falha que vem acontecendo com muita gente. Acredito que a empresa deva identificar e esclarecer o que houve.

3 curtidas

Aconteceu o msm comigo tbm. Gostei da agilidade da empresa. Foi após ter cadastrado o cartão no aplicativo 99 pop

3 curtidas

Hoje de manhã apareceu uma notificação para mim que a LYFT COM verificou meu cartão. Já bloqueei tanto o físico quanto o virtual e abaixei o limite, deixando negativo. Agora de noite, as 20h, foi realizada uma tentativa de compra no valor de R$209,41, mas foi negada por falta de limite. Apaguei meu cartão virtual e o Nubank envia um e-mail detalhando todos os lugares que você já utilizou seu cartão virtual, aparecendo para mim esse LYFT COM e um Sky App Fatu*App Minha, que também nunca utilizei mas vi relatos também de compras fraudulentas, todos com cartão Nubank.

7 curtidas

Mesma coisa comigo. Acabei de reportar ao Nubank e bloquear o cartão virtual.
Vou ver agora como faz pra registrar um BO e aguardar pra ver no que vai dar.

3 curtidas

Aconteceu a mesma coisa agora com o cartão da minha mãe. Foi verificado pela LYFT COM e realizada um compra no valor de R$440,53 em 2x registrada como Sky. Já foi reportada e cancelaram o cartão virtual dela.

4 curtidas

Aconteceu a mesma coisa com o cartão virtual da minha esposa. Compra de 826,00 reais que foi reportada como fraude na mesma hora. Esperando o retorno do Nubank.

3 curtidas

Também estou passando por esse mesmo problema.

2 curtidas

Está acontecendo isso comigo também há dois dias seguidos. Ainda não houve nenhum registro de compra no meu cartão, mas de cara já desconfiei e reportei ao e-mail do suporte do Nubank.

:triumph:

2 curtidas

Aconteceu comigo a mesma coisa na semana passada. Sorte que vi na mesma hora a notificação do Nubank avisando que essa Lyft havia acabado de verificar meu cartão virtual. Entrei na mesma hora no app e apaguei o cartão.

2 curtidas