Viver sem Cartão

Gente.
Queria uma opiniao da Familia Nu.

Estou pensando seriamenre em viver wem cartão de crédito.
Estava aqui olhando a fatura:

  • Padaria - X
  • Supermercado - Y em 3x
  • Combustível X, Y e Z

No final eu to recebendo meu salario, pagando as contas fixas (água, luz, internet) e cartão :clown_face:, to me sentindo um palhaço kkkk

Ai estou pensando em viver 100% sem Cartão de Credito, o que vocês acham?

10 curtidas

Sinceramente, essa seria uma decisão mais pessoal.

Falando por mim, eu jamais largaria o cartão por N fatores, como o Nucoin e Cashback (esse é do UV) que recebo a cada compra pelo cartão, como também posso deixar o meu dinheiro rendendo para pagar tudo de uma vez só no fim do mês.

24 curtidas

Se o cartão faz você gastar descontroladamente é ruim.
Agora se você gasta nele com coisas que você iria comprar normalmente, não vejo problema.

21 curtidas

Olá @dpds0409. Decida e seja feliz. :handshake::grin:

8 curtidas

com certeza e uma desicao sua mais se vc tem condicoes e a melhor coisa que vc possa fazer

6 curtidas

Qual é o problema do cartão de crédito?

Pessoalmente, não enxergo nenhum produto financeiro como benéfico ou maléfico por si só. Mas as pessoas precisam saber usar e identificar quais deles são adequados para a sua realidade.

Eu passo tudo no cartão de crédito, comida, roupas, cursos, academia, remédios, até o picolé na padaria. E mesmo assim ele não consome nem 40% do meu salário. Eu acho uma ferramenta muito útil, porque concentra todos os gastos numa única data de pagamento, me ajuda a cumular milhas e cashback, me permite contestar compras eventualmente fraudulentas e ainda posso antecipar parcelas para conseguir um descontinho extra.

Por outro lado, eu não uso nenhum tipo de seguro (seja de vida, celular, residencial, etc). Sei da burocracia para acionar quando for necessário, que a seguradora vai arrumar qualquer brecha que puder para se esquivar da obrigação de pagar. Então prefiro eu mesma montar essas reservas de emergência, separando um dinheirinho e deixar para esses imprevistos da vida adulta. Mas isso só funciona porque tenho controle suficiente para não gastar quando der vontade e sei que para muitas pessoas essa dinâmica não iria funcionar.

24 curtidas

O nubank é o melhor para ter controle dos gastos. Se usando ele vc está sem controle então…

11 curtidas

E tem esse fator também, é preciso de certa forma ter um controle financeiro pra saber gerenciar os gastos sem deixar passar a mais no mês e se passar ter um planejamento pra quitar a dívida. Já tive vez que foi preciso passar pouco mais do orçamento, mas sempre me preparo com uma reserva caso isso aconteça.

Cartão de crédito é um ótimo aliado se usar com responsabilidade, mas se deixar o desejo consumir e por acaso como você pontuou gastando descontroladamente, pode virar bola de neve.

15 curtidas

Penso igual :clap:

16 curtidas

A minha opinião pode doer. Não leia…


Olha…

Mudar o meio de pagamento não vai mudar a sua falta de educação financeira.

O que você tem no mês a mês são gastos variaveis e gastos fixos.

  • Gastos fixos; Água, luz, internet…
  • Gastos variáveis; Gastos com ifood, gastos com combustivel, gasto com filhos…

Estes gastos que sempre estão variando, isto é, você pode controla-los, reduzir talvez… Cabe a você somente, reduzir aquele gasto que não faz diferença pro seu dia a dia…


Exemplo real;
Eu não tenho despesas fixas (ainda, até ser despejado kk). Mas, os meus gastos variaveis estavam super altos, a ponto de empatar fatura do cartão = salário do mês.

Loucura… Tive que reduzir os meus gastos variaveis que os principais eram o tal do ifood… Mesmo com Nucoin, tentando ver se consigo os 5k em 3 meses para o UV, não obtive esse êxito…

Então, coloquei na minha cabeça, ao invés de 4 lanches no mês, apena 1 lanche no mês. Foi fácil? Não foi… O vício é alto… Para mim foi igual a abstinência de drogas… Suava frio, olha o app do Ifood e as vozes na cabeça “compra, compra…” e eu “não, não”…


Entendo que pra mim é dificil falar isso abertamente com vocês, mas para você chegar a essa conclusão, no minimo está preocupado.

E não vou mentir, o Nucoin me ajudou bastante… A superar o Ifood.
Não foquei naquilo que eu podia gastar, mas naquilo que eu precisava (uma lista ar condicionado…)

Independente do Nucoin na vida das pessoas, devemos pensar que amanhã não tera mais… E isso pode desempenhar milhares de abstinentes, depressivos em Nucoin… Por isso, não conto com o nucoi para me educar…

14 curtidas

Nem sempre estamos com dinheiro para fazer aquela compra que almejamos à vista, então o cartão acaba nos salvando, o problema é que muitas pessoas querem utilizar o cartão de crédito como única forma de pagamento, daí quando chega a fatura… Mas sabendo se organizar financeiramente e organizando os seus gastos, o cartão de crédito é mais que um amigo. :wink:

13 curtidas

Acresito que é uma pessima decisão. Pois o problema ainda persistirá que é a falta no controle de gastos e financeiro.

O cartao te permite ter mais rendimentos e vantagens por deixar ro dinheiro em circulação por uma instituição.

Pegue uma planilha anote seus gatos gerais, acompanhe quanto que esta sendo gasto e no que é possível reduzir, principalmente naquilo que não for essencial. Depois disso reavalie se seu custo de vida está comprometendo sua renda, se estiver, reduza.

O controle e melhor autoconhecimento financeiro é que resolverão seu problema, nao deixar o cartão

11 curtidas

Como o @Lucas.R falou, é uma questão de educação financeira, que te dá CONTROLE

O cartão de crédito é uma FERRAMENTA, e como qualquer ferramenta perigosa, tem que saber exatamente como manobrar ela

Sim, cartão de crédito é bem perigoso, muitos estudos mostram isso, mas só olhar os fato de milhares de pessoas que tem problemas, e na dúvida, melhor não usar.

Conheço bastante pessoas que não usam cartão, por necessidade ou convicção, e é o melhor para elas.
Gastar menos, ter menos estresse, não gostar de bancos, ter o controle da sua vida, etc…

Mas também se você se dedica a entender como VOCE funciona, como o cartão funciona, e as “armadilhas” ligadas a ele, não só de preços, mas também psicológicas, pode se tornar uma ferramenta bastante útil.

Um fato interessante é que cartão de crédito no Brasil é muito mas útil que fora : cashback, serviço, acessibilidade, etc…

11 curtidas

Não é porque você não tem cartão que seus gastos vão embora .
vai continua tendo que comprar pao, indo no supermercado, e abastecendo o carro.

só vai piorar que vai ter que pagar tudo a vista e com dinheiro,
podendo perder o dinheiro, o pessoal não ter troco e te encher de moedas e por ai vai

sem falar que não vai poder comprar parcelado.
então ao invez de remover o cartão da sua vida, sugiro fortemente em começar a pensar em como o cartão pode te ajudar com suas desespsas e reduzir o consumo.

15 curtidas

Também tinha esse tipo de preconceito contra o cartão. Por isso levei tanto tempo em ter o primeiro, que foi o Nu :relieved:, há 9 anos. Acabei percebendo inúmeras vantagens, como gastos concentrados em um só lugar, 30 dias para começar a pagar, a possibilidade de parcelamento em até 12x, a oportunidade de construir um histórico financeiros que me abrirá portas para outros produtos financeiros… Enfim, não me arrependi, grato Nu… :relieved:

10 curtidas

Essa é uma decisão pessoal, porém, vez que você solicitou uma opinião, vamos as considerações;

Ao se desvincular de uma opção de crédito, obrigatoriamente, você deve prover uma reserva financeira para eventuais despesas inesperadas que, fatalmente surgirão;

Considerando, que salvo exceções bem específicas, o limite do cartão de crédito, ou é igual ou maior que a renda do portador, você estará abrindo mão de um poderoso aliado nos momentos de dificuldade;

Uma técnica, pouco utilizada pela maioria dos usuários de cartão de crédito, é nunca gastar mais do que possui em reserva; se você ainda não conseguiu chegar nesse nível, caso opte por manter o cartão, tenha isso como meta;

Nunca considere o limite disponível do cartão como uma renda extra ou reserva de emergência, pois o limite pode ser reduzido ou mesmo extinto e você poderá ser pego de surpresa.

O raciocínio financeiro em “lucrar” com cartão de crédito é da seguinte forma: Se um produto custa R$100,00 e pode ser pago em 10x sem juros e você possui os R$100,00 para pagamento à vista, bem como recursos para pagar as parcelas mensais, aplique os R$100,00 que ao final do período você terá o lucro obtido somado ao valor investido.
Lucro esse que não teria se comprasse à vista.

Contudo se houver a menor dúvida, partindo de você quanto a capacidade de gerenciar o uso do cartão, então considere dar forma a sua ideia inicial.

10 curtidas

A decisão é individual.
Mas as contas não vão parar de chegar,de toda maneira será necessário o pagamento delas.

11 curtidas

Quero completar essa resposta do @ranielreis.

Além das vantagens citadas, o preço de tudo já é alguns centavos maior prevendo que o cliente pagará com crédito (a maquininha fica com alguns %, sacou?), então, eu não deixaria de utilizar, para obter as vantagens em troca de estar pagando um tico mais caro.

No máximo eu guardaria o cartão para emergências (para evitar empréstimos) e pagaria tudo à vista.

10 curtidas

Olá o cartão não é inimigo, faz uma planilha de controle de gastos, distribui o destino de teu dinheiro como melhor possa fazer sentido pra tú, vê onde está o problema( comida, transporte, saúde, streaming, lazer etc…) e faz os ajustes pertinentes onde seja possível se o q almeja é q sobre alguma grana. Contudo tem uma série em Netflix onde o assessor financeiro sugere a um cliente destruir todos os cartões de crédito, não lembro o nome se alguém lembra favor citar. Então faz o q te permita ter mais controle…tal vez não é tua praia ter disciplina com uma planilha de controle de gastos e fazendo orçamentos.

5 curtidas

Meu amigo, vou seguir a risca o que você pediu: é o que eu acho.

Existe um ditado na medicina que diz:

Suprima a causa que o efeito cessa.

Basicamente diz que devemos eliminar a causa, não o efeito.

Eliminar o cartão não te faria ser reeducado financeiramente de maneira automática, você apenas perderia alguns (prováveis) benefícios, caso utilize o programa de NuCoins.

Outro ponto, pagar tudo no dinheiro poderia impactar negativamente seu Score, pois dinheiro não tem lastro, logo não existe para os órgãos de proteção ao crédito.

Existe sim na psicologia financeira algo que diz que dói menos pagar no cartão a pagar no dinheiro. Esse seria talvez um argumento lógico.

Mas eu sugeria você buscar conhecimento sobre Educação Financeira, entender suas despesas fixas e variáveis, analisar possíveis economias e acompanhar seus gastos mais de perto.

Espero ter contribuído com você de alguma forma! :slight_smile:

12 curtidas