A gente tá preparando duas pautas especiais para o blog do Nubank e queremos trazer histórias de quem vive isso na prática. A apuração será feita pela @Camila.M, que vocês já conhecem, e o tema tem tudo a ver com quem acredita que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças nas finanças.
Pequenas economias que fazem a diferença
Sabe aquele gasto que parecia bobo, mas que você cortou e viu o quanto pesava no fim do mês? Queremos conversar com quem tem pequenos hacks de economia que funcionam no dia a dia e que já percebeu o impacto deles nas finanças.
Vale a pena guardar R$ 10, R$ 20, R$ 30…?
Se você tem o hábito de guardar pequenos valores todo mês (nem que seja o troco das compras!), conta pra gente: já viu resultado? Como começou esse hábito? O que esse dinheiro já te permitiu fazer?
Se você se identificou com algum desses temas e topa ser entrevistado, deixa um comentário aqui no post pra gente bater um papo. Sua história pode inspirar outras pessoas
Minha Jornada de Recuperação Financeira Durante a Pandemia
Antes da pandemia, eu era um verdadeiro gastão. Nunca me preocupava em controlar meus gastos, o dinheiro entrava e saía com a mesma facilidade. TV por assinatura, contas do dia a dia, supermercado… tudo era consumido sem muito critério. Era como se meu orçamento não tivesse fim.
Mas quando veio a pandemia mudou muita coisa. Com a incerteza econômica e a necessidade de reorganizar a vida, comecei a olhar com mais atenção para onde meu dinheiro estava indo. O primeiro passo foi cortar despesas desnecessárias. Cancelei a assinatura da Sky, revisei planos de celular, e aprendi a comprar no supermercado com foco, evitando desperdícios e promoções por impulso.
Com esse novo olhar, passei a direcionar o que sobrava para pequenos investimentos. Nada mirabolante: apenas a constância de aplicar um pouco todo mês, com disciplina e paciência.
Quando me dei conta, após cerca de um ano, eu já tinha acumulado o suficiente para continuar a tão sonhada obra da minha casa, algo que antes parecia distante e difícil de alcançar.
Essa experiência não só transformou minha relação com o dinheiro, mas também minha forma de ver o futuro. Aprendi que disciplina vale mais do que sorte, e que controlar os gastos é o primeiro passo para conquistar qualquer objetivo.
Prezada Erika. Seria já uma sondagem para uma “possível” nova caixinha TROCO do Nubabnk? Se for é um incentivo interessante para criarmos o hábito de guardar os trocados. Sempre tive essa prática de poupar. Sou da época do porquinho de cerâmica que você colocava as moedinhas e depois de ano quebrava o bichinho para ver quanto tinha. Bons tempos (saudosismo).
Resolvi comprar um apartamento e um carro praticamente ao mesmo tempo, então precisei repensar vários gastos do dia a dia pra conseguir equilibrar as finanças.
Comecei cortando excessos e buscando alternativas mais baratas e saudáveis, como trocar o almoço fora por marmitas fitness. Também reduzi custos com entretenimento: assino streamings como Netflix em grupo, e aproveito o Max com anúncios incluso no Ultravioleta e o Disney+ com os benefícios do Mercado Livre. Já economizei um bom dinheiro assim!
Outra economia veio com o Apple One — juntei iCloud+, Apple Music e Apple TV+ num único plano. Além disso, uso bastante o app Pelando pra monitorar promoções e cupons.
E uma dica que tem me ajudado muito em compras pequenas internacionais: uso as moedas diárias que o Aliexpress e a Shopee oferecem. No Aliexpress, por exemplo, dá pra pagar até 95% do valor só com essas moedas que ganho clicando em um botão todos os dias.
São pequenas atitudes, mas que no final do mês fazem uma diferença real no bolso.
Esses centavos que sobram na minha economia mensal vão pra caixa turbo e, como diz o ditado, “de grão em grão a galinha enche o papo”. Assim, esse dinheiro guardado e acumulado me possibilita pagar um boleto, por exemplo.
Se acharem que vale, estou super aberto a compartilhar mais sobre essa experiência!
Ow se fala,
deixei uma caixinha programada para viagens , mesmo sem saber qual seria minha proxima viagem, fui ver agora e ja tem um saldo bom la pra eu usar rs
Tem alguns pequenos gastos q nao consegui cortar ainda,mas sempre q vejo a fatura fico me perguntando como chegou a nisso, a um uber baratinho , um delivery que nem precisava kkk e assim vai indo, chega no fim do mes a fatuta ta gigante
Na época que usávamos dinheiro em espécie, eu viajava bastante e guardava sempre as moedas de troco do pedágio, almoço, lanche, etc. Final do ano contabilizei mais de 2.000,00 e fui pra praia com a namorada, que hoje é minha esposa, usando esse dinheiro
Poxa, tenho duas ótimas histórias dessas atitudes que mudaram minha vida financeira.
Pequenas economias que fazem a diferença
Realmente faz! Sou cliente ultravioleta e planilhei 35 anos de estimativa do rendimento do 1% de cashback e adivinha? Não há aposentadoria melhor que essa! Atualmente já estou há quase 3 anos no foco total de nunca sacar o cashback e deixa-lo render e estou dentro com um valor acumulado até maior do que eu planejei!! Acreditem, 1% de cashback que rende 200% cdi é uma pequena (ENORME) economia e investimento a longo prazo.
Vale a pena guardar R$ 10, R$ 20, R$ 30…?
Eu sempre tive dificuldade de guardar dinheiro, mas sempre quis investir, tentei inúmeras vezes e sempre caí na autosabotagem de sacar a reserva de emergência… Como que começa a investir sem reserva? Não dá né!
Mas uma forma que encontrei de resolver isso foi via as caixinhas Nubank, eu crio várias uma para cada objetivo (troca de óculos, ipva do próximo ano, seguro celular, seguro veículo, etc) e a meta mínima mensal é investir $30 em cada caixinha, e isso tem SUPER funcionado! Com essa estratégia eu eu consigo deixar minha conta zerada, ter aquela sensação boa (que é um golpe né) de gastar o dinheiro, mas na real eu estive investindo!
Mas a chave para isso funcionar é que quando vc bater a meta da caixinha por exemplo para trocar o óculos, o segredo é não sacar ela para gastar, eu tento sempre pagar com meu salário ou via cartão de crédito (para somar no cashback), e a antiga caixinha para trocar o óculos se torna um investimento e/ou reserva de emergência.
Minha vida financeira se tornou outra coisa graças a essas práticas!! Mas devo dar créditos tbm para minha companheira que sempre me incentivou a cuidar da minha vida financeira com mais atenção
Eu criei o hábito de arredondar o saldo da minha conta jogando os valores quebrados na caixinha. Hoje tenho mais de R$ 700,00 e minha meta é fechar o ano com todas as dívidas do passado pagas e começar a guardar dinheiro de verdade.
Tenho procurado economizar em serviços, transporte e alimentação. Por exemplo, hoje tenho várias assinaturas pagas por parceiros (tipo Max pago pela Nubank). Não tenho carro e uso transporte público em São Paulo. Mudei perto do trabalho e vou a pé, bicicleta ou ônibus gratuito da empresa. Faço 80-90% das minhas refeições em casa para comer mais saudável e barato. Compro absolutamente tudo pelo cartão de crédito Nubank, para ganhar cashback. Moro em apartamento pequeno q não paga IPTU. Invisto no Nubank aquilo q sobra por mês. Em fim, tem q buscar economizar q o dinheiro rende mais para fazer coisas mais legais.
Eu já guardei um pouquinho por mês para comprar presentes no final do ano e pra renovar a CNH. Foi a melhor coisa!
Basicamente eu fiz o cálculo de quanto eu gastaria em cada coisa e dividi por 12 meses e o resultado foi o valor que eu juntava por mês. Consegui comprar tudo à vista, por ser à vista ainda consegui uns descontos e renovar a CNH também à vista.
Não pesou nada no mês e foi ótimo! Fez diferença.
Sempre recomendo essa forma para não se enrolar no mês.
Guardar por guardar? Não.
Guardar em investimentos de liquidez imediata? Sim.
E é o “sim” que mais vale apena. Os poucos trocados, vira uma bola de neve e quando menos espera R$ 10,00 vira 100,00. Logo, o gás acaba ou imposto (1° semestre) e volta a ficar Zero novamente.
Curiosidade: Ano Passado comecei a juntar dinheiro no inter pra ter uma ideia do rendimento já ta quase completando 10 meses comecei com valor de 19,90 (os 90 centavos e pq fica mais fácil de acumular e deixar o valor fechado) e hoje completou 200 Reais ficou mais fácil juntar dinheiro assim do que manualmente kk obs: cada valor aplicado rende separadamente: