A reserva de emergência é utilizada quando acontece uma situação inesperada, suprindo a necessidade em eventuais momentos, com gastos fora do orçamento como:
Perda do emprego; Problema de saúde; Acidente de carro;
Dentre outras despesas extraordinárias, evitando a necessidade de empréstimo, cheque especial…
A reserva não é para fazer viagem, compras…
A reserva de emergência tem que ter:
Liquidez imediata; O foco é na segurança e não na rentabilidade; Deve ser colocada em opções conservadora;
Mas qual valor deve ser minha reserva de emergência?
Não existe um valor exato, porém você pode montar da seguinte forma: multiplique os gasto fixo mensais por 6, caso você tenha uma renda variável multiplique por 9.
Ei @guilhermereistg, parabéns pelo tópico! A reserva de emergência é muito importante e nos traz certa tranquilidade tanto para imprevistos que a vida pode nos trazer, quanto paz de espírito para uma mudança de carreira, por exemplo!
Pena que a realidade de alguns ainda não permita fazer essa tão sonhada reserva de emergência , até pq se gasta tdo o valor recebido no mês e muitas vezes ainda sobra mês
Já tenho sim, montei a reserva de forma bem conservadora, em CDBs de liquidez diária e Tesouro Selic, e fui um tanto conservadora no período também, estabeleci como 12 meses o período para que eu me sinta segura caso venha a perder o emprego.
Eu tento separar pelo menos 10% do meu salário mensalmente para utilizar, caso necessário, como reserva de emergência (por sorte nunca foi necessário).
Grande tópico @guilhermereistg , assunto de extrema valia e de grande necessidade para todos, eu já tenho minha reserva, é é de grande valia mês passado mesmo tive um imprevisto e a reserva me salvou, agora é só recompor ela e ficar tranquilo
Comentei lá em cima, mas acabei não deixando a minha contribuição.
Desde muito novo, sempre tive uma reserva de emergência ( que a gnt sempre chamou de poupança )
Aconselho as pessoas a se esforçarem para fazer essa reserva da forma que for possível, sem deixar de aproveitar as oportunidades de lazer, já que as despesas pessoais não tem como a gnt deixar de pagar!