Vocês já declararam IR antes? Vamos conversar!

E aí, NuCommunity? :waving_hand:t5:

O período de declaração do Imposto de Renda está chegando! E queremos saber: vocês já declararam antes ou essa será a primeira vez?

• Sou veterano :smiling_face_with_sunglasses:
  • É minha primeira vez :fearful:
0 votante

E, falando nisso, um passarinho me contou que um tal Blog do Nubank é o lugar perfeito com todas as informações para quem precisa de ajuda… :see_no_evil_monkey: :nerd_face:

Votem na enquete e contem nos comentários:

• Se já declararam, qual foi a parte mais difícil?
  • Se vão declarar pela primeira vez, qual a maior dúvida?

Bora conversar!

23 curtidas

19 curtidas

No meu primeiro ano de renda variável eu ainda não sabia que precisa ter todo o controle através das notas de corretagem. Quando fui preencher a declaração, tive que baixar as notas em 3 corretoras diferentes, dados das empresas das quais tinha ações (nome, CNPJ) gastei muito tempo para preencher. :smiling_face_with_tear:

17 curtidas
  • Os bens e direitos / rendimentos isentos

• No meu primeiro ano tiveram muitas (muitas mesmo) notas de corretagem, fiquei perdidinho.

13 curtidas

Sou veterano em pagar um contador para declarar pra mim :face_with_hand_over_mouth: agora só esperar o início da temporada 25

11 curtidas

Sempre fiz a minha declaração. Mas esse ano resolvi pegar um contador. Quero nem me estressar com isso não :joy:.

10 curtidas

Muito obrigado @erika.p pelo tópico e pelas dicas do blog Nubank para o IR de 2025.

Sou vetereno e sempre fiz minha declaração. No meu caso é a declaração completa. Minhas maiores dificuldades, a exemplo de outros colegas, são as movimentações de renda variável.

Nesta Declaração de 2025 (exercício 2024), vou ter que me atentar muito para as operações de cripto e de Nucoins realizadas em 2024.

Espero que o extrato do Nubank esteja bastante intuítivo quanto às criptos e Nucoins!

12 curtidas

Nem tanto. Se você fez compra e venda de Nucoins, compare os valores das operações na tabela e nos comprovantes.

3 curtidas

Eu já declarei… E declaro…

E a primeira vez foi molezinha, pegar o informe da empresa e declarar. Depois, que veio o arrependimento de ter que declarar conta remunerada (ex: RDB), investimentos em renda fixa e variável, além dos dividendos.

Achei que estava esbanjando conhecimento por saber preencher direitinho… Só gastei 2 horas por dia e 7 dias para informar tudo…

Detalhe: O que me quebrou foram os pingados dos dividendos, R$0,01 magalu (lembro até hoje), jezus…

Uma coisa eu coloquei na cabeça, Grana Capital é a solução. Depois que resolvi pagar 300 pila para ter tudo mastigado, mesmo os dividendos não pagando kkk, foi o melhor investimento sobre tempo que eu fiz… Juro!

9 curtidas

Agora… Então…
Está sendo a falta de API para buscar os extratos de Criptos no Nubank.

Poxa… Nubank, libera aí pá EU (só pra mim, tá kkk) o API da Nucripto para os contadores realizarem os cálculos e tudo automaticamente, sem ter que solicitar via chat, o pré histórico extrato do mês…Nunca te pedi nada.

Esse negócio de ter que pedir toda vez no atendimento, o extrato do mês é dose…

12 curtidas

Pra mim não tem parte difícil, é tudo muito fácil, meu filho quem faz a minha :sweat_smile:

9 curtidas

Olha aí, o investimento dando retorno… :clap::joy:

Quem dera se o meu pai deixasse declarar o dele. Pelo menos eu saberia quanto ganha e quem ele deve… :joy:

9 curtidas

Pois é Lucas, o investimento foi alto :sweat_smile:

É bom que ele sabe que ganho pouco, daí ele me dá uma grana pra aliviar minhas dívidas :grin:

11 curtidas

Bate aqui, @Rafael_Ricardo :laughing: :woman_raising_hand:t5:

12 curtidas

:man_raising_hand:

a dor de cabeça é bem menor né

10 curtidas

E o contador agradece, gosto de brincar que é o 13° salário para o contador esse período de IR. :joy::money_mouth_face:

10 curtidas

É verdade. Mandei mensagem para o meu e os valores subiram :smiling_face_with_tear: Mas faz parte do jogo.

Eu tô que nem o @Lucas.R: às vezes, pagar para ter mais tempo livre e menos dor de cabeça vale a pena.

10 curtidas

Mas ó: pra quem é do time que declara sozinho, esse ano teremos conteúdos bem legais por aqui, viu? Fiquem ligados!

Watching I See You GIF by The Drew Barrymore Show

11 curtidas

@erika.p Estou na dúvida como vai ficar os investimentos no Nubank, consigo notas de corretagem ?

9 curtidas

@LenonConstantino, conseguir você consegue, mas a experiência no app precisa melhorar bastante, viu? Dependendo da quantidade de notas que você quiser, melhor pedir no atendimento. Mesmo assim, última vez que fiz esse pedido, atendente pediu um ou dois dias pra mandar, mas fiquei no vácuo.

Pra acessar as suas pelo app, basta seguir esse caminho:

1. Clicar no seu perfil
  2. Configurações (a engrenagem, que pra mim parece mais uma porca)
  3. Documentos
  4. Documentos de investimentos
  5. Notas de negociação

Ali você chega numa tela onde pode selecionar um período de até 12 meses e o tipo de investimento (bolsa, títulos privados, títulos públicos, Tesouro, e fundos). É meio chatinho de fazer essa seleção… além disso, não é possível exportar as notas em bloco, vai ter que ser uma por uma :person_shrugging:

11 curtidas