Você já tem uma reserva de emergência?

A reserva de emergência é utilizada quando acontece uma situação inesperada, suprindo a necessidade em eventuais momentos, com gastos fora do orçamento como:

:white_check_mark: Perda do emprego;
:white_check_mark: Problema de saúde;
:white_check_mark: Acidente de carro;

Dentre outras despesas extraordinárias, evitando a necessidade de empréstimo, cheque especial…
A reserva não é para fazer viagem, compras…
A reserva de emergência tem que ter:

:white_check_mark: Liquidez imediata;
:white_check_mark: O foco é na segurança e não na rentabilidade;
:white_check_mark: Deve ser colocada em opções conservadora;

Mas qual valor deve ser minha reserva de emergência?
Não existe um valor exato, porém você pode montar da seguinte forma: multiplique os gasto fixo mensais por 6, caso você tenha uma renda variável multiplique por 9.

32 curtidas

Ei @guilhermereistg, parabéns pelo tópico! :clap: A reserva de emergência é muito importante e nos traz certa tranquilidade tanto para imprevistos que a vida pode nos trazer, quanto paz de espírito para uma mudança de carreira, por exemplo!

24 curtidas

Tópico Shofiball @guilhermereistg
:clap::clap::clap:

18 curtidas

Excelente tópico! Espero que seja útil ao máximo de pessoas possível! :pray:

18 curtidas

Parabéns , seu tópico está ótimo e será muito útil aqui na comunidade @guilhermereistg

16 curtidas

Belo tópico @guilhermereistg :fist_right::fist_left:

Pena que a realidade de alguns ainda não permita fazer essa tão sonhada reserva de emergência , até pq se gasta tdo o valor recebido no mês e muitas vezes ainda sobra mês:man_shrugging:t3:

:metal::metal::metal::metal:

17 curtidas

Já tenho sim, montei a reserva de forma bem conservadora, em CDBs de liquidez diária e Tesouro Selic, e fui um tanto conservadora no período também, estabeleci como 12 meses o período para que eu me sinta segura caso venha a perder o emprego.

15 curtidas

Dicas sao sempre bem vindas! Obg amigo @guilhermereistg.

14 curtidas

Ótimas dicas. Reserva de emergência é sinônimo de tranquilidade nos períodos difíceis.

16 curtidas

Tópico bem interessante @guilhermereistg! :clap:

Eu preciso aprender a parar de torrar a minha reserva sempre que vejo alguma promoção interessante! :sweat_smile:

16 curtidas

Eu tento separar pelo menos 10% do meu salário mensalmente para utilizar, caso necessário, como reserva de emergência (por sorte nunca foi necessário).

Excelente tópico, @guilhermereistg :smiley:

11 curtidas

Eu tenho reserva de emergência no BB e no tesouro selic.

2 curtidas

Tópico excelente @guilhermereistg :clap:t5::clap:t5:

Quem nunca? :laughing:

11 curtidas

Tópicos exaltando um assunto importante mesmo. Top demais!

7 curtidas

Que tópico incrível!
Ajusta bastante nas dúvidas de muita gente. Agradecemos :purple_heart::clap:t4:

7 curtidas

Grande tópico @guilhermereistg , assunto de extrema valia e de grande necessidade para todos, eu já tenho minha reserva, é é de grande valia mês passado mesmo tive um imprevisto e a reserva me salvou, agora é só recompor ela e ficar tranquilo

11 curtidas

Diga toppp. Parabéns :clap: :clap: :clap: :clap:

4 curtidas

Aprendi a duras penas.
Hoje consegui ter 10 salários guardados com liquidez para uma emergência.
Só emergência.

6 curtidas

@guilhermereistg :fist_right::fist_left:

Comentei lá em cima, mas acabei não deixando a minha contribuição. :man_facepalming:t3:

Desde muito novo, sempre tive uma reserva de emergência ( que a gnt sempre chamou de poupança )

Aconselho as pessoas a se esforçarem para fazer essa reserva da forma que for possível, sem deixar de aproveitar as oportunidades de lazer, já que as despesas pessoais não tem como a gnt deixar de pagar!

:metal::metal::metal::metal:

9 curtidas

Excelente tópico.
Seria muito bom o alcance por muitos e mais ainda o aprendizado.

5 curtidas