Você sabe: O que é liquidez?

O que é liquidez?

Ela indica o quão rápido você consegue resgatar o dinheiro aplicado. Ao escolher um investimento, é essencial saber qual é a liquidez oferecida - isso tem grande impacto em seu dinheiro.

Quando se fala de investimentos ou aplicações financeiras, são muitos os termos que devem ser entendidos – e considerados. Um dos mais importantes é a liquidez – mas o que é liquidez? E por que ela é tão importante?

O termo liquidez está relacionado à rapidez com que seu dinheiro volta para sua conta depois que você solicita o resgate de um investimento ou aplicação. Na prática, a liquidez de um investimento indica o quão rápido o dinheiro aplicado pode ser convertido em saldo disponível.

“Calma, não entendi o que é liquidez”

Fazer um investimento significa aplicar o dinheiro para que ele renda. Ou seja: o valor que você aplicou pode não ficar disponível por algum tempo depois que é aplicado. O nome liquidez indica justamente o quão rápido é possível pegar o dinheiro de volta – com ou sem os rendimentos.

Liquidez imediata, diária, D+1…

Nos investimentos de liquidez imediata, por exemplo, seu dinheiro cai na sua conta no mesmo dia em que você solicita o resgate; com a liquidez na data do vencimento, isso acontece só ao final do período de investimento.

Quanto maior for a liquidez, mais rápido você terá seu dinheiro (e rendimentos, dependendo de qual for o investimento) de volta.

Um investimento de alta liquidez, por exemplo, é a poupança, já que você pode sacar os valores investidos a qualquer momento. Mas lembre-se: se a retirada for feita antes do aniversário do depósito, você perde a rentabilidade – afinal, na poupança, os rendimentos são pagos no aniversário da aplicação (a cada 30 dias).

Outros investimentos de Renda Fixa ou produtos que repassam seu rendimento para os clientes, como a NuConta, também podem ter liquidez diária.

A liquidez varia de investimento para investimento. Normalmente, ela é indicada pela sigla “D+” seguida pelo número de dias necessários para que o dinheiro retorne para sua conta-corrente. Por exemplo:

  • Liquidez diária (ou D+1): significa que, quando resgatado, o dinheiro entrará na sua conta no próximo dia útil do pedido de resgate;
  • Liquidez imediata (ou D+0): significa que o dinheiro entrará na sua conta no momento do pedido de resgate;
  • Liquidez no vencimento: o dinheiro só retornará na data de vencimento do produto ou título em que você investiu;
  • D+365: significa o dinheiro retornará para sua conta 365 dias depois do pedido de resgate;
  • D+N: significa que o dinheiro só retornará N dias após o pedido de resgate;
  • Liquidez nula: o dinheiro não tem prazo para entrar na sua conta.

O que é liquidez: por que é importante saber?

Saber o que é liquidez é essencial para escolher o melhor investimento ou conta com rendimento para guardar seu dinheiro.

Por exemplo: se você está construindo sua reserva de emergência, o ideal é guardar esse dinheiro em algum lugar com liquidez diária – afinal, é importante que o dinheiro esteja disponível para uso no mesmo dia.

Se tratando de um objetivo financeiro de longo prazo – aposentadoria, juntar para comprar um imóvel ou carro no futuro, entre outros – a liquidez deixa de ser tão importante. Você pode optar por investimentos ou contas que demorem mais para devolver o dinheiro aplicado.

Além da liquidez, é importante também prestar atenção na rentabilidade que o investimento ou conta oferece e analisá-lo em conjunto com a liquidez. Aqui você encontra mais informações sobre a rentabilidade, por que ela é importante e como analisá-la junto da liquidez.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Fonte: Blog: Fala Nubank!

8 curtidas

Dicas valiosas

2 curtidas

Pois é @Edvan_Cds

1 curtida

Manter um carteira diversificada, sempre!

2 curtidas

A liquidez é uma das características mais importantes de um investimento - e que você deve conehcer antes de aplicar seu dinheiro. Saiba mais.

Um dos pontos a se prestar atenção ao escolher um investimento, aplicação financeira ou conta com rendimento é a liquidez – isso é, o quanto demora para que o dinheiro seja devolvido à sua conta depois que o resgate é feito.

Ela varia de investimento para investimento: pode ser diária, imediata, mensal, entre outros.

Mas como saber qual é a liquidez de um investimento?

Normalmente, a liquidez é indicada pela sigla “D+” seguida pelo número de dias necessários para que o dinheiro retorne à conta-corrente.

Alguns exemplos de liquidez:

Liquidez diária (ou D+1)

Significa que, quando resgatado, o dinheiro entrará na sua conta no próximo dia útil do pedido de resgate.

Liquidez imediata (ou D+0)

Significa que o dinheiro entrará na sua conta no momento do pedido de resgate.

Liquidez no vencimento

O dinheiro só retornará no fim do prazo de vencimento.

Liquidez D+N

Significa que o dinheiro só retornará N dias após o pedido de resgate.

Liquidez nula

O dinheiro não tem prazo para entrar na sua conta.

Quem determina a liquidez de um investimento é o emissor (banco ou instituição financeira) do título ou produto. Um exemplo: os RDBs normalmente possuem liquidez somente em sua data de vencimento; isso significa que só é possível resgatar seu dinheiro quando o título já venceu.

Vale ressaltar que a liquidez diária nem sempre vale para os rendimentos do investimento. A poupança, por exemplo, oferece liquidez diária, mas para garantir os rendimentos é necessário fazer o resgate somente depois do aniversário do depósito – isso é, depois de 30 dias.

Qual é a liquidez do RDB do Nubank?

A gente sabe que ter acesso rápido ao dinheiro é importante para nossos clientes. Por isso, o Nubank optou por emitir um RDB que oferece liquidez diária.

Não sabe o que é liquidez? Volte uma casa

O termo liquidez está relacionado à rapidez com que seu dinheiro volta para sua conta depois que você solicita o resgate de um investimento ou aplicação. Na prática, a liquidez de um investimento indica o quão rápido o dinheiro aplicado pode ser convertido em saldo disponível.

Aqui você confere uma explicação mais detalhada sobre liquidez.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui .

4 curtidas

Esse Nubank arrasa nas explicações claras.

2 curtidas

:clap::clap::clap:

2 curtidas

Tudo MUITO bem esclarecido :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

2 curtidas