VPN (Virtual Private Network) ou Rede Virtual Privada, em tradução livre, diz respeito a um mecanismo capaz de interligar a comunicação entre aparelhos como celulares e computadores em uma rede fechada através da Internet.
Seja qual for o dispositivo que você utiliza, a premissa é a mesma: impedir que seus dados sejam expostos na Internet.
As informações são criptografadas e todo o seu tráfego na VPN passa por um computador específico, isso significa uma segurança maior aos usuários, ao dificultar o acesso de agentes maliciosos e hackers. Mas atenção ao escolher uma rede privada, para não ter seus dados utilizados indevidamente por essas companhias, okay? Sempre consulte os termos de uso para se certificar.
Hoje é comum a utilização da VPN no acesso remoto às redes de empresas, por ser uma alternativa segura no modelo de home office.
Tanto aparelhos Android, quanto iOS, possuem recursos nativos para inserir VPNs, porém, é possível que o acesso a alguns aplicativos seja prejudicado caso elas sejam ativadas, devido à demanda computacional extra que esse serviço exige do smartphone. Então, por mais potente e moderno que seja seu dispositivo, ele pode travar ou não funcionar como deveria.
Caso queira desconectar uma rede privada do seu celular, basta ir nas configurações do aparelho. Normalmente na seção VPN, existem opções para esquecer a rede ou desconectar.
Agora que vocês já sabem o que é a VPN conta aqui pra gente: Vocês já fizeram uso desse tipo de rede? Perceberam algum tipo de lentidão ou travamento dos aplicativos no seu smartphone, enquanto a VPN estava ativa?
Opa, utilizo sempre para assuntos relacionados ao trabalho!
Sim, alguns programas ou aplicativos apresentam comportamentos diferentes ao tentar utilizá-los em VPNs específicas, logo é necessário monitorarmos para verificar se o uso do recurso não está afetando os mesmos.
A VPN também é muito útil para acessar conteúdos que são “bloqueados” localmente. No caso da Netflix, por exemplo, há vários filmes disponíveis lá fora e aqui não.
Eu já ouvi falar, entendo pouco, e queria saber se é a mesma usada nesses “planos” de internet ilimitada que oferecem por aí.
Se for, queria saber se é seguro para o usuário.
Tenho amigos e familiares que estão aderindo, mas eu mesmo tenho um pé atrás, e sigo pagando um pouquinho mais pra operadora.
a VPN é um recurso fantástico que nos permite “mascarar” a nossa real localização nos permitindo ter acesso a serviços, séries e filmes que não estão disponíveis na nossa região.
É importante ressaltar que isso pode prejudicar o acesso a alguns recursos e aplicativos que não permitem o uso de VPN, bem como antes do seu uso é preciso se certificar se o uso de VPNs pode causar banimentos ou até mesmo a perca de acesso a um produto ou serviço.
Recentemente o Sofisa informou que seu aplicativo deixaria de funcionar em aprelhos com Fake GPS;
A Nintendo sempre bane contas que são pegas fazendo uso desses programas também;