VPN - Você sabe o que é e para que serve?

VPN (Virtual Private Network) ou Rede Virtual Privada, em tradução livre, diz respeito a um mecanismo capaz de interligar a comunicação entre aparelhos como celulares e computadores em uma rede fechada através da Internet.

Seja qual for o dispositivo que você utiliza, a premissa é a mesma: impedir que seus dados sejam expostos na Internet.

:closed_lock_with_key: As informações são criptografadas e todo o seu tráfego na VPN passa por um computador específico, isso significa uma segurança maior aos usuários, ao dificultar o acesso de agentes maliciosos e hackers. Mas atenção ao escolher uma rede privada, para não ter seus dados utilizados indevidamente por essas companhias, okay? Sempre consulte os termos de uso para se certificar.

Hoje é comum a utilização da VPN no acesso remoto às redes de empresas, por ser uma alternativa segura no modelo de home office.

:iphone:Tanto aparelhos Android, quanto iOS, possuem recursos nativos para inserir VPNs, porém, é possível que o acesso a alguns aplicativos seja prejudicado caso elas sejam ativadas, devido à demanda computacional extra que esse serviço exige do smartphone. Então, por mais potente e moderno que seja seu dispositivo, ele pode travar ou não funcionar como deveria.

:purple_circle: Caso queira desconectar uma rede privada do seu celular, basta ir nas configurações do aparelho. Normalmente na seção VPN, existem opções para esquecer a rede ou desconectar.

Agora que vocês já sabem o que é a VPN conta aqui pra gente: Vocês já fizeram uso desse tipo de rede? Perceberam algum tipo de lentidão ou travamento dos aplicativos no seu smartphone, enquanto a VPN estava ativa?

42 curtidas

Opa, utilizo sempre para assuntos relacionados ao trabalho!

Sim, alguns programas ou aplicativos apresentam comportamentos diferentes ao tentar utilizá-los em VPNs específicas, logo é necessário monitorarmos para verificar se o uso do recurso não está afetando os mesmos.

Ótimo tópico @van.o! :clap:

17 curtidas

Por isso que só ativo meu VPN em ocasiões estritamente necessárias.

11 curtidas

A VPN também é muito útil para acessar conteúdos que são “bloqueados” localmente. No caso da Netflix, por exemplo, há vários filmes disponíveis lá fora e aqui não.

11 curtidas

Eu já usei redes privadas , e entendo um pouco

5 curtidas

Uso VPN bastante pra assistir filmes que ainda não saíram em nenhum streaming brasileiro kkkkk

6 curtidas

às vezes fica mais lento, internet…

se não me engano eles já bloquearam isso… não tenho certeza, mas a última vez que tentei não rolou.

6 curtidas

Sim, no trabalho remoto usei bastante. Ótimo tópico @van.o! :grinning:

12 curtidas

Então, também não sei se ainda está funcionando, mas o pessoal sempre usou. Mas creio que ainda haja alguma forma de burlar :sweat_smile::rofl:

5 curtidas

Sim, já utilizei o VPN muitas vezes na adolescência, para fazer compras e me proteger também porém acebei não usando mais por causa da lentidão.

3 curtidas

Eu já ouvi falar, entendo pouco, e queria saber se é a mesma usada nesses “planos” de internet ilimitada que oferecem por aí.
Se for, queria saber se é seguro para o usuário.

Tenho amigos e familiares que estão aderindo, mas eu mesmo tenho um pé atrás, e sigo pagando um pouquinho mais pra operadora.

2 curtidas

é bom, mas têm que saber usar, pos em alguns sites pode ocorrer muita lentidão

1 curtida

Já tentei usar no celular, mas trava alguns app, além de alguns momentos a internet pelo Wi-Fi não funcionar.

1 curtida

Excelente tópico!

a VPN é um recurso fantástico que nos permite “mascarar” a nossa real localização nos permitindo ter acesso a serviços, séries e filmes que não estão disponíveis na nossa região.

É importante ressaltar que isso pode prejudicar o acesso a alguns recursos e aplicativos que não permitem o uso de VPN, bem como antes do seu uso é preciso se certificar se o uso de VPNs pode causar banimentos ou até mesmo a perca de acesso a um produto ou serviço.

  • Por isso use a VPN com cuidado
5 curtidas

Faço uso de vpn a uns dois anos por não estar no Brasil e gostar de ver programas em português e por segurança. Aconselho a usar sempre

2 curtidas

Recentemente o Sofisa informou que seu aplicativo deixaria de funcionar em aprelhos com Fake GPS;
A Nintendo sempre bane contas que são pegas fazendo uso desses programas também;

meu maior medo é vazar informações mesmo.

2 curtidas

Verdade @brunmj também concordo com você. É um risco também o vazamento de informações pessoais.

Vale o aviso e o alerta!, Para quem usa VPN - Obrigado por compartilhar.

1 curtida