Bom dia, Comunidade! Todos já preparados pro carnaval?
O tópico de hoje é uma continuação desse aqui, uma série de golpes menos comentados, mas que acontecem com bastante frequência! O tema da vez são os Golpes do Instagram. Bora lá?
Para começarmos, importante ressaltar que não é somente um golpe que acontece na plataforma, são vários e compilei alguns dos mais comuns para tratar aqui.
Essa categoria é considerada mais simples, já que consiste apenas num clone feito por golpistas de algum perfil original. O golpista vai usar fotos e até mesmo seguir as mesmas contas que a original, iniciando seus ataques em seguida, que podem seguir diversas estratégias, mas todos visando uma finalidade: lucro em cima de parentes, amigos ou familiares do dono da conta original. Encaixando-se bem dentro dessa categoria também, tem os que conseguem acesso ao seu próprio perfil, o que acontece geralmente quando a pessoa clica num link desenvolvido com esse propósito e também quando a pessoa não está com a verificação de dois fatores ativada.
Quem nunca teve um perfil fake de alguma loja ou instituição financeira te seguindo no Instagram, não usa essa rede social direto. Como o próprio nome diz, esse golpe consiste na criação de perfis falsos por golpistas, que prometem descontos absurdos, ou se passam por SAC de alguma instituição.
Todo mundo que usa o Instagram frequentemente já viu esse badge azul, ele é o símbolo de verificado e é concedido a perfis oficiais de cantores, artistas, famosos, em geral, pessoas de destaque. Esse pedido tem que ser feito manualmente pelo dono do perfil e a equipe do Instagram realizará uma análise e pode, ou não te dar o símbolo, e é aí que mora o perigo. Golpistas disfarçados como consultores de imagem entram em contato com os interessados no “selo azul” e depois enviam um formulário pedindo dados. Agora ficou claro o problema, depois que você responde, o golpista some com seus dados e as consequências podem ser das mais variadas.
Para fecharmos com chave de ouro, lembrem-se de ativar a verificação de dois fatores no seu perfil e de fazer um check-up da senha, garantindo que ela seja completa e bem reforçada (com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos). Uma dica boa é usar “ç”. Caso seja algum gringo esteja tentando acessar a sua conta, ficará muito mais dificil hehe
Outra dica pra quem não quer passar raiva nesse carnaval, é ativar o Modo Rua no seu app do Nubank! Uma camada a mais de segurança pro seu carnaval ser mais alalaô e menos oh no!
Deixei alguma categoria de golpe comum do Instagram pra trás? Comenta aqui!
Vou ficar por aqui que já deu hora de ir pro bloquinho. Ótimo carnaval, gente!