Xô Golpe: Golpes no Insta

Bom dia, Comunidade! Todos já preparados pro carnaval?

O tópico de hoje é uma continuação desse aqui, uma série de golpes menos comentados, mas que acontecem com bastante frequência! O tema da vez são os Golpes do Instagram. Bora lá?

1

Para começarmos, importante ressaltar que não é somente um golpe que acontece na plataforma, são vários e compilei alguns dos mais comuns para tratar aqui.

Essa categoria é considerada mais simples, já que consiste apenas num clone feito por golpistas de algum perfil original. O golpista vai usar fotos e até mesmo seguir as mesmas contas que a original, iniciando seus ataques em seguida, que podem seguir diversas estratégias, mas todos visando uma finalidade: lucro em cima de parentes, amigos ou familiares do dono da conta original. Encaixando-se bem dentro dessa categoria também, tem os que conseguem acesso ao seu próprio perfil, o que acontece geralmente quando a pessoa clica num link desenvolvido com esse propósito e também quando a pessoa não está com a verificação de dois fatores ativada.

Quem nunca teve um perfil fake de alguma loja ou instituição financeira te seguindo no Instagram, não usa essa rede social direto. Como o próprio nome diz, esse golpe consiste na criação de perfis falsos por golpistas, que prometem descontos absurdos, ou se passam por SAC de alguma instituição.

Todo mundo que usa o Instagram frequentemente já viu esse badge azul, ele é o símbolo de verificado e é concedido a perfis oficiais de cantores, artistas, famosos, em geral, pessoas de destaque. Esse pedido tem que ser feito manualmente pelo dono do perfil e a equipe do Instagram realizará uma análise e pode, ou não te dar o símbolo, e é aí que mora o perigo. Golpistas disfarçados como consultores de imagem entram em contato com os interessados no “selo azul” e depois enviam um formulário pedindo dados. Agora ficou claro o problema, depois que você responde, o golpista some com seus dados e as consequências podem ser das mais variadas.


Para fecharmos com chave de ouro, lembrem-se de ativar a verificação de dois fatores no seu perfil e de fazer um check-up da senha, garantindo que ela seja completa e bem reforçada (com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos). Uma dica boa é usar “ç”. Caso seja algum gringo esteja tentando acessar a sua conta, ficará muito mais dificil hehe

Outra dica pra quem não quer passar raiva nesse carnaval, é ativar o Modo Rua no seu app do Nubank! Uma camada a mais de segurança pro seu carnaval ser mais alalaô e menos oh no!

Deixei alguma categoria de golpe comum do Instagram pra trás? Comenta aqui!
Vou ficar por aqui que já deu hora de ir pro bloquinho. Ótimo carnaval, gente!

34 curtidas

Que tema e artes sensacionais, Alê! :purple_heart:

Vamos lá que esse assunto é bem denso e tem coisa pra falar aos montes viu, mas você pontuou os principais e importantes pontos, um dos golpes mais famosos (que ainda me impressiona com o tanto de gente que cai, mesmo com tantos vídeos) é o famoso “Urubu do Pix” ou popularmente “Robô do Pix”.

É impressionante como esse método de golpe domina o Instagram, volta e meia aparece uma conta me seguindo ou curte os storys e logo em seguida chama no privado oferecendo um investimento milagroso ou multiplicar dinheiro, como no exemplo abaixo. :point_down:

13 curtidas

Excelente conteúdo, @Alexandre_Niess! Obrigado por compartilhar com a gente! :pray:t3::slightly_smiling_face:

14 curtidas

Pera aí mineirinho, antes de ir curtir o carnaval, tenho uma sugestão de pauta para quando quiser trazer nos próximos tópicos: Receber proposta de emprego no Whatsapp. :eyes:

Esse golpe é hilário demais, já recebi tanta proposta da Amazon querendo pagar um salário diário contratando através do Whatsapp que chega a tirar um riso de tão inesperado. :joy:

10 curtidas

Blz de tópico @Alexandre_Niess :fist_right::fist_left:

É incrível a qtde de usuários que não fazem ideia dessas ferramentas que vc deixou aí em cima!
Hackearam o Instagram da minha irmã e eu perguntei como eles fizeram isso e se ela tinha essa “verificação de 2 fatores” e ela não fazia ideia do que eu estava falando!

Hj em dia não é permitido "Não saber" a informação está aí e só procurar!

:metal::metal::metal::metal:

14 curtidas

Só bora se proteger contra estes golpistas gente! Valeu pelo conteúdo @Alexandre_Niess :clap:t5: :clap:t5:

11 curtidas

Obrigado por trazer esse excelente tema @Alexandre_Niess. A gente não tem mais sossego não mesmo? É preciso ficar muito atento, checar tudo! :closed_lock_with_key: :iphone:

11 curtidas

Pior que é verdade. Mas também, pelo menos no Instagram, nunca vi uma notificação falando ou explicando sobre a verificação de dois fatores, e pra ativar, no app, não é a coisa mais visível. Acho que poderiam melhorar nessa parte também.

12 curtidas

Então é mentira que o Nubank quer me contratar pagando R$3.000,00 a hora??

Já tava mandando meu currículo! ;-;

11 curtidas