Xô Golpe: Phishing

Bom dia comunidade!

Dando continuidade na nossa série de discussões sobre golpes, trago pra vocês mais uma parte de um golpe também bastante comum: o phishing. Bora lá?


Antes de começarmos, vamos relembrar os temas já tratados:

Xô Golpe: Vaporware
Xô Golpe: Golpes no Insta


Phishing é uma técnica de fraude eletrônica na qual um criminoso se passa por uma pessoa ou empresa confiável, geralmente por meio de e-mails ou mensagens instantâneas, para obter informações sensíveis do usuário, como senhas, números de cartão de crédito e informações bancárias. Esses criminosos costumam enviar mensagens que parecem ser de instituições financeiras ou empresas conhecidas, como bancos, lojas online e provedores de serviços, e pedem ao destinatário para clicar em um link e inserir suas informações pessoais.

Uma vez que o usuário fornece suas informações pessoais, os criminosos podem usá-las para roubar dinheiro da vítima. Eles podem, por exemplo, usar as informações de cartão de crédito para fazer compras fraudulentas online ou retirar dinheiro da conta bancária da vítima. Os criminosos também podem usar as informações pessoais para roubar a identidade da vítima, o que pode levar a danos financeiros e pessoais a longo prazo.

Os ataques de phishing podem ser altamente sofisticados e difíceis de detectar. Eles podem usar técnicas de engenharia social para convencer as vítimas a fornecer suas informações pessoais, como a criação de um senso de urgência ou medo, ou a oferta de algo que parece muito bom para ser verdade.

Em resumo, o phishing é uma técnica de fraude eletrônica que se baseia em enganar as pessoas para obter suas informações pessoais e financeiras. Os criminosos usam técnicas de engenharia social para convencer as vítimas a fornecer informações valiosas, o que pode levar a danos financeiros e pessoais. Para se proteger contra o phishing, é importante que os usuários estejam sempre atentos e verifiquem a autenticidade das mensagens que recebem antes de fornecer qualquer informação pessoal ou clicar em um link.

Minha pergunta para vocês é: você já foi vítima de um ataque de phishing? Como você evitou que isso acontecesse ou como lidou com as consequências? Compartilhe sua experiência para que outros usuários possam se proteger contra esses tipos de fraudes.

43 curtidas

Não. Espero, sinceramente, não ser jamais e em tempo algum. Eles se atualizam cada vez mais na pilantr@gem , eu aqui faço minha parte em não cair …lendo e me atualizando tb.

21 curtidas

Ótimo tópico! :clap:

Recentemente tenho visto tentativas cada vez mais robustas e verossímeis de phishing, que podem enganar até os mais informados.

Vamos ficar de olho, pois a malandragem nunca descansa! :eyes:

24 curtidas

Que tópico importantíssimo! :writing_hand:

Felizmente nunca tive a experiência de cair e espero nunca ter que passar por isso. Volta e meia aparece algum e-mail suspeito e uma dica importante é sempre denunciar para ajudar a evitar que mais pessoas possam cair, já que a plataforma tomará providências.

25 curtidas

Excelente conteúdo! Valeu por compartilhar, @Alexandre_Niess! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face::purple_heart:

Felizmente, nunca caí nesse tipo de golpe! :pray:t3:

24 curtidas

Que eu saiba :thinking: não…:crazy_face:.
Na empresa que minha esposa trabalha há amplo treinamento (obrigatório) sobre o tema. E o mais interessante é que o IT faz testes com emails aparentemente autênticos com um link de phishing. Se o indivíduo clica, recebe uma mensagem na hora que foi “vítima” de um golpe e de “lambuja” um sermão didático para “se espertar”.

17 curtidas

Grande @Alexandre_Niess :fist_right::fist_left:

Todo dia recebo emails de bancos, empresas de telefonia, emails direcionados para outra pessoa,mas com meu endereço de e-mail, etc…
É uma doidera! :man_shrugging:t3:

Nunca caí em um golpe, mas já teve vez, que , de tão bem feito o e-mail, quase abri pra ver se era verdadeiro!

É ficar alerta sempre e buscar a informação no próprio site ou app!

Belo tópico! :clap::clap::clap:

:metal::metal::metal::metal:

22 curtidas

Muito bem pontuado! :clap:

Inclusive, vale lembrar que o Google tem uma página de denunciar phishing, assim ajudamos a mais pessoas não caírem. Já que o Google pode bloquear o site em seus produtos.

Como uma parte dos navegadores utilizam Chromium (do Google), facilita para bloquearem o acesso e compartilhar sobre esse golpe com terceiros. (Site para denunciar phishing).

19 curtidas

Valeu mais uma vez pelo ótimo tópico @Alexandre_Niess

18 curtidas

Felizmente nunca caí nesse golpe, tenho muito cuidado em relação a isso, mas tive muitos cartões clonados, acredito que a clonagem tenha acontecido em alguma máquina de cartão pq as compras indevidas aconteceram poucas horas depois do uso na máquina de algum estabelecimento.

6 curtidas

Que tema super importante @Alexandre_Niess! :handshake:

15 curtidas

Como recebo e-mail dos golpistas tentando se passar pela CLARO me enviando boletos de 400 e 600 , sendo que a minha Internet e valor fixo kkkkk
Temos que ficar atentos sempre…

11 curtidas

Ótimo tópico @Alexandre_Niess

Sim, quase toda semana. Eu sempre desconfio de qualquer e-mail, ligação… enfim a muito tempo comecei a ser cauteloso, devido a um golpe que quase cair na adolescência.

15 curtidas

Quando usava menos cartão de crédito nunca tinha acontecido, mas de um tempo pra cá que venho usando mais já acontece também. Mas pelo menos a equipe do Nubank conseguiu resolver e não fui cobrado.

16 curtidas

Excelente tópico!

Já sofri uma tentativa, usando internet banking e não caí, por que tenho o hábito de digitar minha senha errada propositalmente na primeira tentativa. Depois disso, passei a usar a versão paga do Karpersky no Pc e comecei a usar o recurso Safe Money para transações bancárias e compras virtuais.

12 curtidas

Sempre aparece , e-mails, tipo, você ganhou pontos, você precisa entrar nesse arquivo, blá blá blá… Mais nunca como.regae de ninguém, simplesmente entro em contato com o meu banco e informo o ocorrido.

5 curtidas

Excelente tópico e importantíssimo @Alexandre_Niess !!!

Hoje o que as pessoas precisam é desse conhecimento. Felizmente nunca fui uma vítima de phishing, graças aos conhecimentos adquiridos.

11 curtidas

Informações importantíssimas!! :clap::clap:

Não, e q Deus conserve assim :pray::raised_hands:
sempre chegam muitos emails com ofertas atraentes ,mas o golpe tá aí e cai quem quer . O melhor a fazer e ignorar e deletar :wink:

15 curtidas

Muito bom :clap::clap::clap::clap::clap:

3 curtidas