Oi New Community!!
Eu sempre senti uma agitação nesse último mês do ano, chega a incomodar e bate a vontade de fugir de tudo. Não é à toa que prefiro tirar férias nesse período, só para escapar da agitação.
Até semana passada, não sabia que essa sensação tinha um nome. Descobri pelo noticiário, que é popularmente chamada de Dezembrite. Sim... o povo inventa nome para tudo mesmo!
O termo é usado para definir os sentimentos associados ao fim de ano. É uma expressão popular que descreve a angústia, ansiedade e estresse comuns nessa época, também conhecida como "síndrome do fim de ano". Essa sensação é intensificada pela pressão social de "fechar o ano" e pela reflexão sobre metas não atingidas, além de questões financeiras e sociais.
Dezembro é tipicamente um mês associado ao fim de ciclos (ano letivo, trabalho e outros). Cada fechamento de ciclo significa que muitas tarefas precisam ser “tiradas da lista” para que, no ano novo, a pessoa esteja “completamente feliz” com as metas realizadas. Esses planos a serem concluídos podem aumentar a ansiedade e o estresse. Sem contar quem tenta fazer, em um único mês, tudo o que não conseguiu fazer durante o ano inteiro — justamente no período mais caótico.😬
Especialistas explicam que a Dezembrite pode começar antes mesmo de dezembro. Em alguns casos, ela pode aparecer já no final de novembro, quando as decorações de Natal e as luzes começam a ser espalhados pelas cidades. E o comércio, claro, só intensifica tudo — este ano mesmo vi decoração natalina ainda em setembro!
Como lidar com a Dezembrite:
* Organize-se, use agenda ou lista para priorizar tarefas e evitar a sensação de sobrecarga.
* Compartilhe responsabilidades com colegas ou familiares.
* Estabeleça limites e aprenda a dizer "não" a compromissos que você não tem tempo ou energia para cumprir.
* Organize suas finanças para evitar o estresse de última hora.
* Perdoe-se, seja gentil consigo mesmo e não se cobre excessivamente pelas metas não atingidas.
* Valorize o presente e foque no que você pode fazer no momento e valorize as pequenas conquistas do dia a dia.
* Busque ajuda se os sentimentos de angústia e tristeza forem muito intensos e impactarem seu dia a dia, procure apoio psicológico profissional.
Mas, sinceramente... se puder fugir, fuja, tire férias!! Logo mais tem um ano inteirinho. 😌 😎