E aí, NuCommunity?
Eu sempre começo o ano fazendo uma faxina geral: limpo meus armários, separo roupas e acessórios para doação e, com o passar dos anos, senti a necessidade de fazer uma faxina financeira também. Quem aqui já sentiu isso? Aquela vontade de colocar as finanças em ordem, deixar tudo mais leve e começar o ano com a sensação de “tá tudo sob controle”?
Como fazer uma faxina financeira?
Neste mês de janeiro, eu me propus a revisar tudo e quero compartilhar algumas etapas da minha faxina financeira com vocês.
1. Revise suas assinaturas no cartão de crédito
Durante a faxina, eu descobri que assinava muito mais serviços do que imaginava! Tinham plataformas que eu nem usava mais e até assinaturas duplicadas com pessoas aqui de casa. E convenhamos: não precisamos de duas pessoas pagando o mesmo streaming, né? 😂
E o melhor: em vez de sair caçando uma por uma na fatura, usei o Gerenciador de Assinaturas dentro do app do Nubank, pois ele mostra tudinho em um só lugar. Facilitou muito a minha vida.
2. Repense os seus hábitos de consumo
Percebi que não preciso comprar tudo novo. Amo ler, então comecei a trocar e doar livros com amigos. Além de liberar espaço, sempre temos leituras novas circulando.
Também faço o mesmo com roupas e acessórios, e claro que não posso deixar de citar os brechós, né? A economia circular me faz bem de tantos jeitos: economizo dinheiro e consumo de forma mais consciente.
3. Estabeleça um teto de gastos para pedidos de delivery
Delivery é uma tentação enorme, eu sei bem! Mas no meu caso, o gasto sempre é maior do que eu espero e nem sempre com opções saudáveis. Então estabeleci um novo combinado: pedir só nos fins de semana.
Durante a semana, prefiro opções mais práticas, como marmitas congeladas ou comidinhas caseiras (que muitas vezes são vendidas dentro do nosso próprio condomínio ou bairro!). Meu bolso e meu corpo agradecem.
4. Organize pagamentos recorrentes
Outra parte essencial da minha faxina é garantir que nada fique esquecido. Pra isso, o Assistente de Pagamentos do Nubank me salva todos os dias!
Ele reúne todos os boletos, avisa quando algo está perto do vencimento e permite agendar ou pagar direto por lá. Sério, essa é uma das minhas funcionalidades favoritas! Acabou aquele mini-caos de descobrir contas atrasadas de surpresa.
5. Cuide do que você já tem
Já que estamos falando de “limpeza” , meu carro também entrou na faxina. Ele vai completar 10 anos e, em vez de trocar, decidi investir em deixá-lo mais agradável: uma limpeza mais completa, uns acessórios novos... Enfim, um upgrade sem precisar entrar em novas dívidas. Às vezes, renovar é cuidar do que já temos!
Como você faz a sua faxina financeira?
💬 Agora, quero saber de vocês: quem aqui já começou uma faxina financeira esse ano?
Pode ser qualquer coisa: revisar assinaturas, cancelar algo que não usa mais ou estabelecer uma nova meta de consumo.
Ah, e se conhecer uma amiga que também está querendo colocar as finanças em dia, convida ela pra nossa comunidade! Quanto mais mulheres trocando experiências por aqui, mais leve e inspirador fica o processo.