[Enquete] Consórcios Nubank Casa, Carro, Energia Solar, etc

Notei que temos alguns tópicos com ideias similares, mas só com a primeira postagem, como:

e

Além disso, tem uma excelente ideia de Consórcio Premiado!

Então, pensei em apenas criar um único tópico para dar sugestões de tipos de consórcios que a @Nubank poderia oferecer.

Primeiro vamos falar sobre os tipos de consórcios que existem e depois podemos votar em qual gostaríamos que a Nubank poderia oferecer!

  • Consórcio de veículos automotores, barcos e aeronaves.
  • Consórcio de eletrodomésticos e outros bens móveis.
  • Consórcio de bens imóveis.
  • Consórcio para contratação de serviços.
  • Outro tipo não mencionado de consórcio.
0 votantes

Que tipos de consórcios existem?

Diferentemente do que muita gente pensa, o consórcio não serve apenas para adquirir bens. É mais que possível se programar para contratar serviços diversos! Por meio do consórcio, você pode, por exemplo:

É importante escolher com cuidado a modalidade que você vai contratar. Afinal, não é porque " tudo é consórcio mesmo" que você pode entrar em um grupo para comprar um carro e depois usar o dinheiro para fazer uma viagem, por exemplo. Cada contrato prevê uma forma específica de uso da carta de crédito.

Então vamos ao que interessa! Confira, a partir de agora, os principais tipos de consórcio que existem para saber qual realmente atende às suas necessidades!

Consórcio de veículos automotores, barcos e aeronaves

Esse é o tipo mais popular e, frequentemente, mais voltado para a compra de carros e motos. Mas saiba: é possível encontrar consórcios para veículos novos e seminovos, caminhões, tratores e até aeronaves!

Mas cada tipo de consórcio tem um público específico, claro. Veja se o veículo atende às suas necessidades pessoais ou profissionais e se as parcelas mensais estão dentro do seu orçamento.

As vantagens de comprar veículos por meio de consórcios são muitas! Você faz um planejamento de longo prazo e não tem que se submeter a juros de financiamentos e leasings , que podem onerar muito o preço do produto.

Além disso, pode fazer mais de um consórcio simultaneamente ou em sequência, quando for contemplado, por exemplo. Isso ajuda muito a empreendedores que querem expandir seus negócios de forma planejada.

Consórcio de eletrodomésticos e outros bens móveis

Há quem contrate consórcios para comprar computadores, eletrodomésticos mais modernos e até móveis planejados, por exemplo. Contudo, como esse é um tipo de bem que não custa tão caro assim, o consórcio para eletrodomésticos não é tão popular.

Mas é bom saber que ele existe! Afinal, pode ser mais barato entrar em um grupo de consórcio do que fazer compras em carnês de lojas, pois o preço geralmente se altera bastante.

Um consórcio de eletrodomésticos permite que você compre os mais variados itens, incluindo:

  • geladeiras;
  • televisores;
  • computadores;
  • tablets.

Consórcio de bens imóveis

Muita gente também adquire consórcios para comprar casas, apartamentos, casas de temporada, imóveis rurais e ainda na planta. Como esse tipo de bem geralmente é muito caro para permitir a compra à vista, o consórcio de imóveis é muito popular.

Além disso, é uma opção bem atrativa já que traz bastante economia e que tem condições mais flexíveis que as linhas de financiamento do Sistema Financeiro Habitacional (SFH).

Veja só: quem já tem uma casa não pode financiar outra pelo SFH. Da mesma forma, não é permitido comprar terrenos sem construção ou imóveis para fins comerciais usando essa linha de crédito, pois ela visa exclusivamente a aquisição de moradia própria. Mas o consórcio não tem essas limitações: você escolhe o imóvel conforme suas necessidades!

Consórcio para contratação de serviços

O que fazer quando seu sonho tem um custo maior e você não tem condições para pagar à vista? Quem deseja, por exemplo, dar uma festa de 15 anos para a filha ou realizar um procedimento estético mais caro, fica sujeito a fazer empréstimos pessoais que podem comprometer o orçamento.

É preciso conhecer melhor o consórcio de serviços. Essa é uma saída mais que viável, pois não tem juros. Por isso, o consórcio é incrivelmente mais vantajoso que um empréstimo. Além disso, você pode contratar os mais variados serviços, incluindo:

  • cirurgias plásticas;
  • viagens nacionais ou internacionais;
  • cursos de idioma, pós-graduação e afins;
  • procedimentos estéticos;
  • festas.

Suponha que você queira fazer uma viagem internacional. É possível fazer um consórcio de 9 mil reais pela Rodobens, com parcelas de aproximadamente 320 reais e pagamento em 3 anos. É uma alternativa bastante acessível para cobrir gastos com passagens, hospedagem e o que mais for preciso pagando apenas um pouquinho por mês. Então comece a fazer as malas!

Qual o perfil ideal para cada tipo de consórcio?

A verdade é que não existe um perfil ideal para cada tipo de consórcio. Na prática, só existe uma regra: você não pode precisar do bem ou serviço com urgência. Isso porque você não tem data certa para receber a carta de crédito, só a certeza de que a contemplação acontecerá até o final do consórcio.

Por essa particularidade, o consórcio é indicado para quem consegue levar a vida com certo planejamentoe antecipação, preparando-se para conquistar seus sonhos sem pressa, mas com segurança.

Como funciona um consórcio na prática?

O primeiro passo é procurar uma administradora de confiança, bem estabelecida no mercado e com ótimas referências. Ao conversar com um profissional, você vai saber das opções disponíveis para o que deseja e procurar aquela que caiba no seu bolso.

A partir do momento que começa a pagar as parcelas, você já pode ser contemplado em um dos sorteios mensais que acontecem nas assembleias. Assim, receberá sua carta de crédito e poderá comprar o bem ou contratar o serviço que tanto sonhou. Se quiser aumentar suas chances de contemplação, você ainda pode dar lances.

Depois de receber e utilizar sua carta, você continua pagando o restante das mensalidades para que os outros consorciados também tenham acesso ao que desejam até o fim do prazo previsto em contrato.

Como comprar usando o consórcio?

Em todos os tipos de consórcio, você recebe sua carta de crédito quando é contemplado por lance ou sorteio, como explicamos. Com esse documento em mãos, é possível procurar o produto ou serviço de seu interesse, deixando a administradora do consórcio encarregada de realizar a transação.

O melhor é que, para o vendedor, a carta é equivalente a um pagamento à vista, já que ele vai receber o valor do produto ou serviço integralmente, de uma só vez. Assim, você pode barganhar melhores condições, como um desconto ou um brinde extra na compra.

Seja em um consórcio de eletrodomésticos ou de um apartamento, a grande vantagem é a economia que o planejamento pode proporcionar para seu bolso. Assim, você conquista tudo o que quer sem abrir mão da sua segurança financeira!

E aí, qual consórcio gostaria de fazer? Deixe um comentário no post e vamos conversar!

Fonte!

7 curtidas

Não me atrai muito a ideia de consórcio para ser franco. Mas acho que a melhor ideia seria para compra de uma casa, por exemplo. Usaria para isso. :slight_smile:

5 curtidas

Usaria mais uma vez pra adquirir um bem móvel.

2 curtidas

Para longo prazo também acho uma boa investir em casa; mas a curto prazo carro seria mais fácil.

Poderia ser semelhante ao “guardar dinheiro”; mas marcando o quanto queríamos ajuntar ou valor do bem, programar e mensalmente esse valor ir saindo da conta!

1 curtida

Sim! Eu também.

Mas para ajudar meus filhos a começarem a “conquistar um bem”, o de veículo seria uma boa pedida!

2 curtidas

Exatamente por isso que citei : mais uma vez, um bem móvel

Já usei o consórcio uma vez, e foi um ótimo negócio disso eu não tenho dúvidas.:+1:

1 curtida

Como que faz pra desvotar?
Cliquei sem querer :sweat_smile:

1 curtida

Ótima idéia, também ja usei consórcio e foi muito bom

1 curtida

Acho que não é possível!

Faço minha sua palavras

4 curtidas

Concordo totalmente com vc

2 curtidas

Realmente não consegui.
Criei um tópico sugerindo para implementarem essa opção.

1 curtida

A maioria por enquanto está pensando e/ou querendo consórcio de carro. Pelo menos por enquanto é o que a votação aponta!

1 curtida

Consórcio de serviços para reforma casa, onde possa utilizar para compra de materiais e pagamento aos prestadores de serviços

1 curtida

Não tenho interesse em fazer consórcio. Mas se o NUBANK criar uma carteira dessas poderia ser para Casa, Automóveis e Energia Solar.