O que é RDB? (vale ah leitura)

O que é RDB?

Os RDBs são Recibos de Depósito Bancário, um investimento de renda fixa diferente do CDB e outros produtos.


A sopa de letrinhas do mundo dos investimentos não tem fim: LTN, CDB, CDI e outras siglas são indispensáveis para entender as bases de como e onde começar a investir. Agora, é hora de entender o que é RDB, o Recibo de Depósito Bancário.

Basicamente, os RDBs são títulos de renda fixa privados emitidos por bancos comerciais, bancos de investimentos, sociedades de crédito, sociedades de financiamento e cooperativas de crédito.

Eles funcionam de maneira semelhante aos CDBs: você empresta o seu dinheiro para a instituição financeira e recebe de volta com juros, como acontece com a maioria dos empréstimos.

Os RDBs também têm boa rentabilidade e segurança, mas apresentam uma diferença importante em relação à liquidez do investimento.

Como assim?

Os CDBs podem ter liquidez até diária, o que significa que o dinheiro aplicado pode ser resgatado a qualquer momento antes do vencimento.

Os RDBs, por outro lado, não podem ser transformados em dinheiro antes do prazo final – ou seja: o valor investido só pode ser resgatado após o vencimento do título. Isso significa que ele praticamente não tem liquidez.

Mas isso não é necessariamente uma regra: o emissor do RDB pode possibilitar a liquidez e resgate antes do vencimento.

Além disso, os CDBs podem ser vendidos para outros investidores, o chamado mercado secundário. Segundo o Banco Central, isso não é possível com RDBs – por isso, ele é um título inegociável e intransferível .

Outra diferença é que eles são mais difíceis de se encontrar: são poucos os bancos que os oferecem aos clientes; normalmente, são as cooperativas de crédito que os emitem com maior frequência.

RDB é seguro?

Como os CDBs, O RDB é um investimento de baixo risco – ao investir em um RDB, você está emprestando dinheiro para a instituição financeira, e pode perder o valor investido somente caso ela quebre.

Vale lembrar, entretanto, que neste caso o investidor é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) em até R$ 250 mil.

A variação da rentabilidade dos RDBs, como nos demais produtos de renda fixa, é baixa. Ela tende a ser maior em produtos de taxas pós-fixados, aqueles em que a rentabilidade está atrelada a algum índice econômico – Selic ou IPCA, normalmente – e, por isso, pode acontecer de a rentabilidade cair antes do vencimento do título. Da mesma maneira, ela também pode aumentar.

RDB tem alguma taxa?

Não é cobrada nenhuma taxa dos investimentos em RDB, com exceção dos impostos obrigatórios IOF e Imposto de Renda. A incidência do IR é sobre os rendimentos do investimento e está ligada ao prazo da aplicação, portanto, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota cobrada:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

O IOF também incide sobre os rendimentos, mas somente se houver resgate do dinheiro investido em menos de 30 dias após a aplicação.

RDB na NuConta

A NuConta é a conta digital do Nubank. Desde que foi lançada, ela oferece aos clientes um rendimento de 100% do CDI. Assim, o seu dinheiro não fica parado e rende a uma taxa maior do que a poupança.

Quando foi lançada, a NuConta oferecia apenas uma forma de rendimento: em títulos do governo. Todo o dinheiro depositado nela era aplicado pelo Nubank nesses títulos.

No entanto, seguindo nosso compromisso de dar cada vez mais opções aos nossos clientes, agora a NuConta também oferece a opção de aplicação em RDB – os Recibos de Depósito Bancário do Nubank.

Todo o dinheiro aplicado em RDB também rende 100% do CDI e têm liquidez diária – você pode usá-lo ou resgatá-lo quando quiser. Sabemos que esse é um ponto importante para nossos clientes e por isso garantimos essa liquidez.

Além disso, todo o dinheiro depositado em RDB do Nubank tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos – o FGC, que garante até R$250 mil para os clientes.

Aqui, explicamos o que é RDB, FGC e tiramos todas as dúvidas sobre essa mudança:

  • O que é FGC?
  • Tudo sobre RDB na NuConta

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Fonte: Blog:Fala Nubank!

18 curtidas

Legal

Pra quem deseja um investimento de longo prazo tá aí uma boa dica

1 curtida

Então, para ver se eu entendi, tradicionalmente o RDB tem um prazo fixado para a retirada do dinheiro, mas na NuConta pode se retirar quando quiser?

Mais ou menos. Quando seu dinheiro cair na NuConta, vai ser emitido um título em RDB relativo ao valor depositado.

Esse valor, como todo RDB, vai ficar travado até o vencimento do título. A Nubank não pode mudar isso, porque é uma característica do título.

Porém, pra permitir a liquidez, isto é, para que seja possível sacar o dinheiro a qualquer momento, a Nubank deve usar seu próprio capital. Ou seja, quando a pessoa solicitar um saque, se o RDB não tiver vencido, a Nubank vai tirar do seu próprio dinheiro para pagar o cliente.

Acho que é isso :smile:

1 curtida

Gostaria de entender isso também?!?! E Nubank tem lastro para um grande saque nas contas???