A importância da liderança LGBTQAI+ nas empresas

A importância da liderança LGBTQAI+ nas empresas

Rafael Mury, Líder de Comunicação Interna no Nubank, fala sobre o papel da liderança na construção de organizações mais diversas e inclusivas

Sou formado em Jornalismo, mas deixei a carreira na redação para embarcar no mundo da comunicação corporativa há mais de 10 anos.

Ao longo da minha trajetória, passei pelos mercados de seguros e de TV por assinatura antes de entrar para o Nubank , um ano e meio atrás.

Hoje sou responsável pelo time de Comunicação Interna e lidero seis pessoas diretamente, em um uma equipe que não para de crescer.

No Nubank, encontrei um ambiente completamente diferente dos lugares pelos quais passei, por isso acho que vale dividir um pouco da minha experiência.

LGBTQAI+ no mercado de trabalho

Falar sobre minha sexualidade não era um problema… Até conseguir um emprego no mundo corporativo. Eu tinha 20 anos e queria aprender, me desenvolver, fazer um bom trabalho e crescer profissionalmente, mas sentia que não existia espaço para isso sendo abertamente gay .

Eu procurava referências LGBTQAI + nas quais eu pudesse me espelhar e não encontrava. Por que, então, justo eu levantaria essa bandeira?

No fundo, não queria correr o risco de perder o emprego ou uma promoção simplesmente por ser gay, por isso não falava sobre o assunto. Achava que ser mais discreto sobre esse aspecto não mudaria nada na minha vida. Afinal, eu não tinha problemas com a minha sexualidade: só deixava isso de fora do trabalho.

Para ser ter uma ideia, o Brasil recebe o triste título de campeão mundial em homofobia no trabalho , segundo um estudo da ONG americana Out Now.

Cerca de 68% de empregados LGBTQAI+ ouviram comentários preconceituosos nas organizações – muitas vezes disfarçados de piadas (eu já ouvi muitos, inclusive). Para piorar, 33% das empresas brasileiras afirmaram que não contratariam pessoas LGBTQAI+ para posições de liderança .