A vez das mulheres negras!

Oi gente! Tudo bem? Olha eu aqui de novo :face_with_hand_over_mouth:

Vocês sabiam que hoje é Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha? :fist:t6:

A data é comemorada desde 1992 e foi instituída no 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. A ideia é lembrar das lutas e conquistas de mulheres negras da região contra as opressões de gênero e de raça.

No Brasil, essa data tem um recheio a mais, pois também é usada para celebrar a trajetória de Tereza de Benguela, uma líder quilombola que lutou contra a escravização de pessoas negras no país no século 18. O Quilombo do Quariterê, chefiado por ela, abrigou mais de 100 pessoas livres, entre negros e indígenas, e foi o maior do Mato Grosso. É por isso que, até hoje, Tereza também é referenciada como a Rainha Negra do Pantanal. :crown:

Legal, né? Eu amo essas histórias pois acho que elas nos deixam mais próximas de uma raiz ancestral que conecta todas as mulheres negras, em todos os lugares. Também gosto muito de ler autoras negras como Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.

Já que estamos nesse papo, gostaria de chamar as mulheres negras da comunidade para compartilharem suas próprias histórias aqui e dar outras sugestões de conteúdos que falem de nossa potência. Bora fazer uma roda pra gente se conhecer e celebrar nosso dia? :black_heart::sparkles:

28 curtidas

E ótimo relembra as nossas raízes, passadas de geração em geração, de pais pra filhos, tradições e contumes de cada época, que marcam a nossa jornada de luta e conquistas.

13 curtidas

É isso mesmo, @Inglyd_Santos! Eu adoro ler e pesquisar sobre mulheres negras que fizeram história pois a força delas me inspira e me serve de combustível para seguir na luta! :brown_heart:

10 curtidas

Poderiam divulgar mais as coisas q o Nu faz, como os incentivos, parcerias e etc… algumas vezes so fico sabendo das iniciativas (tipo cursos e tals) quando as inscrições ja acabaram :smiling_face_with_tear:

9 curtidas

Realmente são histórias que motivam, a continuar batalhando pelos nossos direitos, neste mundo cada dia mas caótico.

3 curtidas