Anatel confirma nova regra contra chamadas abusivas

Anatel confirma nova regra contra chamadas abusivas

  • Serão consideradas chamadas curtas todas completadas com até 6 segundos de duração.
  • Até então, eram consideradas chamadas curtas aquelas com até 3 segundos.
  • A regra começa a valer a partir do dia 1⁠º de junho.
  • O novo limite chega para otimizar o “Não Me Perturbe”, programa criado em 2019 pela Anatel para conter a prática no Brasil.

Dêem uma olhada no artigo completo.

24 curtidas

Finalmente! Que continuem melhorando mais e mais, há esperança de um dia possa não ser necessário bloqueador de chamada, se o sistema como um todo for minimamente seguro tanto pro nossos ouvidos com tanta ligação, como em tentar aplicar golpes. :purple_heart:

12 curtidas

Ei @ranielreis, essa informação que vou colocar abaixo está no artigo do tópico, mas vou colocar ela aqui neste post para visualizarem mais facilmente o tamanho do abuso que sofremos com essas ligações.

"Segundo um estudo da Truecaller divulgado em meados de 2023, o Brasil é o campeão de chamadas do tipo. Conforme relatório da Anatel, o “Brasil se manteve na liderança de país com maior número de spams no mundo (por 4 anos seguidos), com 32,9 ligações de spam por usuário, por mês

11 curtidas

Obrigado pela informação :handshake:

11 curtidas

Só sei que uso app para bloquear ligação sem precisar cadastrar número na agenda do celular. Então, tô tranquilo sobre essas ligações de marketing…

Quem quiser falar comigo, vai falar pelo WhatsApp. :handshake::smiling_face:

5 curtidas

Que maravilha. E que mecanismos ainda mais efetivos sejam implementados pra coibir esse tipo de prática.

8 curtidas

E no Whatsapp já tem o recurso nativo para bloqueio de chamadas indesejáveis (Configurações → Privacidade → Ligações). :relieved:

7 curtidas

É uma mudança que pode realmente trazer um impacto positivo para muitos de nós. Até agora, chamadas com até 3 segundos não eram contabilizadas como abusivas, mas todos sabemos como é incômodo receber várias ligações curtas e consecutivas. Com a alteração para até 6 segundos, acho que a Anatel está tentando abordar essa brecha.

É claro que isso não resolve todos os problemas de chamadas indesejadas, mas vejo como um passo na direção certa. A melhoria do programa “Não Me Perturbe” é essencial, especialmente porque as técnicas de telemarketing estão cada vez mais sofisticadas.

Valeu pelo tópico @mladeira :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart:

7 curtidas

Esse sistema é muito falho, se cadastrar por lá é a mesma coisa que nada. Espero de verdade que com essa regulamentação, essas chamadas mais que irritantes cessem. Por mais que a gente use blocker para evitar, é inevitável.

Valeu pela info @mladeira :handshake:

8 curtidas

Uma esperança em busca de paz…
Se tem um grupo que sabe incomodar é esse pessoal de telemarketing,com cobranças,oferecendo empréstimo e outros.

5 curtidas

Tomara que essa novidade venha a surtir algum efeito.

4 curtidas