ARTIGO: Cashback: Armadilha ou vantagem?

O cashback em cartões de crédito atua como um poderoso gatilho psicológico que influencia o comportamento de consumo. A ideia de “receber algo de volta” ao gastar dinheiro desperta sentimentos positivos e pode afetar a tomada de decisões financeiras de várias maneiras.

Aspectos Psicológicos do Cashback

  1. Reforço Positivo:
  • Receber cashback cria uma associação positiva com o ato de gastar. Isso funciona como um reforço psicológico, onde o usuário se sente recompensado por suas compras. Esse sentimento de recompensa pode levar a um aumento nos gastos, já que a sensação de “ganhar dinheiro” ao gastar cria um ciclo de gratificação.
  1. Ilusão de Economia:
  • O cashback pode dar a impressão de que o consumidor está economizando, mesmo quando está gastando mais do que deveria. A ilusão de que uma parte do dinheiro está sendo recuperada pode minimizar a percepção de perda financeira, incentivando mais compras.
  1. Viés de Confirmação:
  • Consumidores podem justificar compras impulsivas com a ideia de que estão “ganhando” através do cashback. Isso reforça decisões de compra que, em outras circunstâncias, poderiam ser vistas como desnecessárias ou excessivas.
  1. Senso de Justificação:
  • O cashback oferece uma sensação de justificação para gastos que, de outra forma, poderiam ser evitados. Por exemplo, uma pessoa pode optar por comprar algo mais caro, pensando que o cashback compensará a diferença de preço.
  1. Sensação de Perda ao Não Usar:
  • Psicologicamente, há uma aversão à perda quando se trata de cashback. As pessoas podem sentir que estão “perdendo” dinheiro se não aproveitarem uma oferta de cashback, o que as leva a gastar mais para obter a recompensa.

Impulsos Relacionados ao Uso de Cashback

  1. Compras por Impulso:
  • A possibilidade de receber cashback pode incentivar compras por impulso, onde o consumidor compra algo apenas para aproveitar a oferta de cashback, sem considerar se realmente precisa do item.
  1. Aumento do Limite de Gastos:
  • Consumidores podem sentir-se incentivados a gastar mais para alcançar um limite que lhes garanta um cashback maior. Isso pode resultar em dívidas maiores no cartão de crédito, especialmente se o valor do cashback não compensar os juros cobrados.
  1. Foco no Cashback em vez do Preço:
  • Em vez de focar em encontrar o melhor preço, os consumidores podem se concentrar em obter o máximo de cashback, o que pode levar a escolhas financeiras menos sensatas.

Conclusão

O cashback, embora ofereça benefícios, pode influenciar o comportamento dos consumidores de maneira que os leve a gastar mais, muitas vezes de forma imprudente. É essencial estar consciente desses aspectos psicológicos para tomar decisões financeiras mais equilibradas e evitar cair nas armadilhas do consumo impulsivo.

E você, já caiu na armadilha do cashback? Já viciou?
Eu já me rendi. kkk

32 curtidas

Um planejamento de compras pode sanar a dúvida de quando e se uma compra é, de fato necessária.

Isso pode ser feito numa planilha do Excel, ou outra similar.
É uma forma eficaz de analisar a real necessidade na aquisição de um produto, ou até mesmo um serviço.

20 curtidas

Infelizmente já, mas hoje em dia tento ao máximo me planejar para comprar algo e acompanhar o gráfico de preço com o tempo.

17 curtidas

Muita gente cai nessa, como sempre pesquiso muito antes de comprar, comparo se o preço com o super cashback vale a pena mesmo ou é ilusão de economia.

Eu só compro se tiver cashback, me recuso comprar sem :relieved:

12 curtidas

Importante sempre analisar se realmente precisa do produto que está comprando.
É melhor ter 100% do valor, investido, do que 1%, 5% ou 10% desse valor e um produto que não usa.

12 curtidas

A máxima do Julius cabe tbm para cashback.
e6bbe395738986e7d9ce95ba7230d17fd50c5546c64059c801cf429999ae08e3_1~2

16 curtidas

Nesse caso o Julius diria: “Se eu não comprar o cashback é de 100%” :joy:

9 curtidas

Acho a armadilha de milhas muito pior que cashback.

Realizar gastos no cartão para acumular milhas (que em sua maioria expiram em 2-3 anos) para fazer viagens e gastar ainda mais na viagem

8 curtidas

Excelente postagem, @Danielbighelini.

O tema é muito importante.
De fato, não e trivial saber e compreender o real poder do famigerado Cashback.

Valeuuu pela oportunidade da leitura.

6 curtidas

Gostei bastante da sua conclusão, @Danielbighelini.

Eu também me vejo nesta situação, confesso que o Cashback detém grande parte minha atenção e foco.

Estou aprendendo a lidar com esta realidade…

Valeuuu :smiley:

7 curtidas

Olhando o copo meio cheio, podemos chegar a conclusão que um dos objetivos do cashback é fidelizar o usuário do cartão, o estimulando a concentrar suas compras no mesmo; em vez de usar vários plásticos, dinheiro em espécie ou outras modalidades de pagamento. :relieved:

2 curtidas

Adorei a forma como você desvendou o “lado oculto” do cashback! :bulb: A gente sempre pensa que está fazendo um ótimo negócio, mas é interessante perceber como o cérebro nos prega peças, né? A sensação de estar “ganhando” algo de volta é irresistível, quase como se fosse um jogo onde não queremos perder.

Mas, vou te contar um segredinho: já caí nessa armadilha algumas vezes. :laughing: :laughing: Quem nunca?

A chave é manter o equilíbrio e lembrar que, no final das contas, o que importa mesmo é o valor que damos às nossas escolhas. Afinal, cashback é bacana, mas a verdadeira recompensa está em tomar decisões financeiras que nos deixem tranquilos e satisfeitos.

12 curtidas

Falou tudo nesta frase @ClaudioSilvaDigital .

7 curtidas

Concordo Daniel,
O cartão de crédito é um instrumento que, bem usado, organiza seus pagamentos e te trás algum benefício. O problema é que tem gente fica gastando além do normal e se esquece que para cada 1% de cashback temos 99% de contas para pagar no final do mês.
Crédito é igual remédio: pode te ajudar, mas se usado em exagero mata.

5 curtidas

Obrigado por compartilhar @Danielbighelini

Eu não cair na armadilha, mas já aproveitei muito em épocas douradas.

10 curtidas

Oi @Danielbighelini, excelente artigo. Não poderia iniciar minha postagem sem lhe dar os parabéns pela criação.

Pontos ou CashBack nunca mexeram com a minha cabeça não. :raised_hands:

Penso exatamente assim como descrito pelo @Dieguito.

Já ia até citar o Julius, quando vi que a @Limah já tinha citado. :sweat_smile:

Perfeito, @Limah. :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:

8 curtidas

Totalmente rendido, mas sempre comparando preços descontando o cashback, já teve caso de comprar sem para realmente comprar o mais barato. Mercado Livre é um que as vezes compro, sem ter um cashback direto, mas sendo Ultra, tenho sempre 1% de qualquer forma.

3 curtidas

Eu centralizei todos os meus gastos pro NU depois que virei UV… ganho 1% de Cashback rendendo 200% do CDI ( que se auto acumula mensalmente)…

Logo a aposentadoria chega =D

3 curtidas

Gostei do otimismo, @Will_Gasperi.
É isso aí. :slightly_smiling_face:
:muscle:

5 curtidas

Ultravioleta eh a maior enganacao da nubank pra pescar cliente…

1 curtida