Criando Planilha Dinâmica do mês, com a extensão .csv

Olá NuGuys.
Estou entrando agora na NuCommunity e gostaria de contribuir de alguma forma.
Sei que podemos ver a nossa fatura pelo o app, o que é um máximo, mas quem já teve a curiosidade de acessar o site e olhar a fatura por lá vai perceber que podemos baixar ela de três formas, nas extensões: pdv, ofx e csv.
Como disse no título vou comentar somente sobre o csv.
Usando esse formato fica fácil montar uma planilha e detalhar os seus gastos e descobrir onde estamos torrando mais.
Vou usar a planilha do Excel que já tenho afinidade, mas você pode usar outra ferramenta que preferir. :slight_smile:
Vamos lá.
No site, vá em “Fatura” e escolha a opção “EXPORTAR PARA CSV”.

Depois de baixado o arquivo, abra a planilha, vá em “Dados”>“De Text/CSV”.

Vai abrir uma janela mostrando uma parte do arquivo, nesse momento você deve escolher um delimitador(No caso das faturas do nubank, costuma ser a vírgula), feito isso ele já mostra uma prévia de como os dados vão ficar separado.

Agora pode mandar carregar o arquivo, será criado uma planilha com os dados da sua fatura, separado por 4 colunas, são elas: date, category, title e amount.

Nesse momento você pode fazer algumas edições, se preferir, como por o nome das colunas em português ou criar mais categorias para deixar mais rica sua planilha, enfim fica a seu gosto, mas algumas categorias você vai ter que corrigir, porque ele não mostra os acentos, fica todo estranho.

Feito essas alterações você seleciona a célula 1A, em seguida vai na Aba “Inserir”>“Tabela Dinâmica”, clica nela e da um OK.

Nessa parte você já tem uma tabela dinâmica é só escolher o que quer ver nela.
Nessa foto estou mostrando como ficou a minha, eu costumo deixar a seguinte configuração:
Marco:
-CATEGORIA, DESCRIÇÃO deixando elas em “Linha”;

  • VALOR em “Valores”;
    -No filtro de CATEGORIA eu desmarco a opção pagamento, para ficar visível somente os gastos.
    Se for querer uma porcentagem dos gastos de cada categoria, você seleciona novamente o item VALOR e joga de novo em “Valores”, nessa hora ele vai aparecer com o título VALOR2, clica com o botão esquerdo nele vai em “Configurações do Campo de Valor…”>“Mostrar Valores Como…”>“% do Tempo Geral”. e OK.

Tinha editado mais fotos, mas como sou novo só me é permitido por uma, então coloquei o resultado final, para da uma ideia, mas qualquer coisa fala comigo que mando as outras que não pude por aqui.
Espero que tenha sido de alguma ajuda esse material.
Você pode acrescentar gráfico deixar a coisa mais elaborada com o tempo.
Valeu!

20 curtidas

Up!
Manda mais fotos!

1 curtida

Vou tentar mandar por aqui. Segue em ordem.

1 curtida

1 curtida

Não precisa mandar do passo a passo, pela sua mensagem inicial da pra entender.
Achei que tinha outras imagens do resultado final. Obrigado :blush:

1 curtida

Tela6

1 curtida

Ah entendi, nesse caso só tinha aquela do resultado final, se for fazer, manda uma foto, vai que posso aprender outra maneira de montar olhando o da galera.
Valeu.

2 curtidas

Gostei da publicação, mas para ler e fazer pelo smartphone, ficou difícil, vou para o navegador no Pc

1 curtida

Obrigada :heart:

1 curtida

Olá Abdala! Primeiramente parabéns pelo post :smile: Fui tentar fazer o seu passo a passo no Excel 2016, mas tive um problema. O csv que eu baixei tem as casas decimais separadas por ponto. Quando vou importar o excel ignora o ponto, assim R$ 1,99 se torna 199. Você já viu algum problema assim? Sabes como resolver?

2 curtidas

Boa noite Mauricio
Também passei por esse problema, para resolver fiz da seguinte forma.

  • Depois de escolher o arquivo .csv, no excel no canto inferior direito vai aparecer 3 opções, são elas: Carregar, Transformar Dados e Cancelar.
  • Escolhe Transformar Dados, na tela que vai entrar eu só clico para excluir a opção “Tipo Alterado”.
    Feito isso os valores já aparecem com o ponto novamente, você manda fechar e salvar, já aparece no excel, da forma como citei no post.
    Vou anexar uma foto para ilustrar o que falei, do item para excluir.

Espero ter ajudado.^^

4 curtidas

Parabéns, Abdalla, pela disposição em colaborar.

NUBANK, uma vergonha que a empresa não disponibilize mecanismo de exportação automático para, minimamente, CSV, sem necessidade de formatações posteriores, como essas. Considerando que a esmagadora maioria dos usuários do NUBANK são usuários de Windows e do Excel, deveriam oferecer essa ferramenta. Ah, e nem mesmo tem essa opção habilitada no app. QUE VERGONHA

Que massa! Obrigada.

Cá estou eu tentando abrir a planilha exportada em Excel. Aparentemente o Excel que vem no Office 365, ao selecionar arquivo CSV/Texto, ele automaticamente assume que o delimitador é espaço ao invés de virgula utilizado pelo Nubank ao exportar. Como entrar no assistente de importação (que se refere na maioria das respostas aqui) só é ativado se voce mudar a extensão do arquivo de CSV para TXT (informação dada pelo help do excel), e isso envolve até mesmo solictar o explorer para tornar as extensões visíveis. Um horror, vamos concordar.

Gostaria de solicitar que a exportação para CSV no site utilize espaço (tab) ao inves de vírgula, portanto. É problema no Win/Excel mas é o que temos.

Great! Mahalo ^0^