Olá NuGuys.
Estou entrando agora na NuCommunity e gostaria de contribuir de alguma forma.
Sei que podemos ver a nossa fatura pelo o app, o que é um máximo, mas quem já teve a curiosidade de acessar o site e olhar a fatura por lá vai perceber que podemos baixar ela de três formas, nas extensões: pdv, ofx e csv.
Como disse no título vou comentar somente sobre o csv.
Usando esse formato fica fácil montar uma planilha e detalhar os seus gastos e descobrir onde estamos torrando mais.
Vou usar a planilha do Excel que já tenho afinidade, mas você pode usar outra ferramenta que preferir.
Vamos lá.
No site, vá em “Fatura” e escolha a opção “EXPORTAR PARA CSV”.
Depois de baixado o arquivo, abra a planilha, vá em “Dados”>“De Text/CSV”.
Vai abrir uma janela mostrando uma parte do arquivo, nesse momento você deve escolher um delimitador(No caso das faturas do nubank, costuma ser a vírgula), feito isso ele já mostra uma prévia de como os dados vão ficar separado.
Agora pode mandar carregar o arquivo, será criado uma planilha com os dados da sua fatura, separado por 4 colunas, são elas: date, category, title e amount.
Nesse momento você pode fazer algumas edições, se preferir, como por o nome das colunas em português ou criar mais categorias para deixar mais rica sua planilha, enfim fica a seu gosto, mas algumas categorias você vai ter que corrigir, porque ele não mostra os acentos, fica todo estranho.
Feito essas alterações você seleciona a célula 1A, em seguida vai na Aba “Inserir”>“Tabela Dinâmica”, clica nela e da um OK.
Nessa parte você já tem uma tabela dinâmica é só escolher o que quer ver nela.
Nessa foto estou mostrando como ficou a minha, eu costumo deixar a seguinte configuração:
Marco:
-CATEGORIA, DESCRIÇÃO deixando elas em “Linha”;
- VALOR em “Valores”;
-No filtro de CATEGORIA eu desmarco a opção pagamento, para ficar visível somente os gastos.
Se for querer uma porcentagem dos gastos de cada categoria, você seleciona novamente o item VALOR e joga de novo em “Valores”, nessa hora ele vai aparecer com o título VALOR2, clica com o botão esquerdo nele vai em “Configurações do Campo de Valor…”>“Mostrar Valores Como…”>“% do Tempo Geral”. e OK.
Tinha editado mais fotos, mas como sou novo só me é permitido por uma, então coloquei o resultado final, para da uma ideia, mas qualquer coisa fala comigo que mando as outras que não pude por aqui.
Espero que tenha sido de alguma ajuda esse material.
Você pode acrescentar gráfico deixar a coisa mais elaborada com o tempo.
Valeu!