Certamente movimento que foi impulsionado pela ascensão dos bancos digitais e a digitalização do setor. Há mais de 10 anos o roxinho mostra que não precisam de espaço físico pra prover serviços financeiros.
O número de agências bancárias no Brasil caiu de 23,1 mil em 2015 para 15,5 mil em 2025, segundo dados do Banco Central. A redução de 7,6 mil unidades representa uma queda de 32,9% em uma década.
Se o atendimento fosse digno, não houvesse filas e nem o constrangimento das portas giratórias, talvez sentisse algum pesar. Em mais de 50 anos, os dinossauros não evoluíram no atendimento, não será agora que as coisas vão melhorar. Estão indo e não deixarão saudades, pelo menos pra mim.
E meio que já era esperado! Os bancos digitais mudaram o jogo e a praticidade venceu. Hoje em dia, tudo na palma da mão e sem fila é o que todo mundo quer
Espero nunca mais precisar ir a uma agência bancária para resolver algo porque é uma peleja viu… uma vez precisei passar uma tarde inteira pra resolver um problema na Caixa. Experiência horrível, para nunca mais!
Com o avanço tecnológico, a redução das agências nos grandes bancos era uma morte anunciada. Tudo caminha para o digital, mais rápido e eficiente. Ainda assim, no setor corporate, as agências físicas mantêm sua importância, não por tradição, mas pelo valor humano das relações, pela confiança construída no contato direto e pela complexidade das demandas que nem sempre cabem em uma tela.
Pior que enquanto nas cidades grandes cada vez mais as agências físicas não fazem faltam, em algumas cidades de interior tem prefeituras processando bancos por conta do fechamento de agências.
Acho que em situações excepcionais como esse, caberia o estado brasileiro abrir agências de algum banco público como a CEF pra cobrir essa necessidade, visto que em muitas cidades de interior há muitas pessoas que dependem da estrutura física bancária como os idosos e moradores de zonas rurais. Mas obrigar um banco privado a assumir papel social eu acho um exagero, papel que cabe ao estado.
E pensar que há pouco tempo abrir conta significava enfrentar fila e pilha de papéis! A digitalização realmente mudou a lógica do sistema bancário — hoje, o celular virou a nova agência.
mais muita gente vai em uma agencia ainda por diversos motivos por ex idosos, pessoas que não tem celular (foi roubado), menor de idade (pode ser ainda não ter conta ou ainda não tem idade pra abri conta), pagar conta, sacar o dinheiro e entre outros.
meu ponto sobre essa questão de acabar com dinheiro físico vai pra três situações falta de luz e dados moveis, quebrar estabelecimentos que não aceita cartão e pix (existe lugares assim ate fora do Brasil) e fraude bancaria (quem me garante que os bancos ou criminosos não vão gerar dinheiro infinito e manipular valores inexistente se com o dinheiro físico já e assim o digital tabm não pode ser manipulado no futuro ? lembrando já tivemos essa questão de livros digitais e não foi muita gente q aderiu).
Eu não acho que tem a ver com custo de agências. Empresa tem dinheiro até para trabalhar presencial.
O risco maior mesmo é dinheiro físico, manter cofres. É impossível alguém roubar o dinheiro físico do Nubank com um assalto num cofre, porque ele não existe.
O maior custo de bancos é a segurança do dinheiro físico, manter troco para os pagamentos em dinheiro, empresas de segurança, etc. O atendimento vai existir presencial ou remoto via chat.
E normalmente salário remoto de atendimento até paga mais porque o funcionário precisa lidar melhor com tecnologia. Não terá um idoso com dificuldade de usar computador, zoom, email, atendendo remoto, mas numa agência física, sim. Quantas vezes eu já fui na Caixa e vi atendente com dificuldade de passar uma tela do sistema…