Antes, um resumo da minha relação com o Nubank. Em minha empresa, a principal forma de pagamento de meus clientes são os boletos. Já utilizei vários emissores e bancos diferentes, até que há alguns anos atrás entrei para o beta do Cora e passei a utilizá-lo. Usei apenas o sistema deles por uns anos (também estacionaram no tempo e não aperfeiçoaram o sistema) e, mês passado, migrei pro Nubank PJ.
Eu já utilizo a Nubank PJ como banco principal da minha empresa há 3 anos, mas os boletos eu emitia pelo Cora pois eram gratuitos e com uma solução melhor.
Mês passado, a PJ passou a ser ultravioleta por eu ser um cliente ultravioleta e nisso gerou alguns benefícios, entre eles: a emissão gratuita dos boletos. Decidi então migrar totalmente para a PJ da Nubank e passei a emitir os boletos lá. E aqui, começam minhas reclamações.
São coisas tão bobas e simples que eu realmente fico chocado em como o Nubank, um banco tão comprometido com facilidades e tecnologias, oferece uma solução tão horrível para os clientes PJs. Vi que o amigo @EvertonChBG já abriu um tópico à respeito em 2020 e até hoje nada foi feito. O link pro tópico está aqui.
Quero voltar a abrir essa discussão aqui e ver se o pessoal do Nubank faz algo à respeito. Vamos lá:
- Cadastro de clientes: toda vez que emitimos um boleto, precisamos preencher manualmente a razão social e o CNPJ do mesmo. Não temos um cadastro de clientes!!! Pelo sistema web agora temos. Um sistema ruim e mal desenhado, mas temos. Porém não funciona no app. Nada conversa entre si.
- Gestão de boletos emitidos: falo com tranquilidade - é o pior do mercado. Depois de emitir um boleto, para vê-lo, temos 3 visões: 7 dias, 15 dias e 30 dias. Já adianto: essa visão é horrível. Não podemos ver todos os boletos emitidos, não temos como filtrar manualmente, não temos nada. Tem clientes que eu forneço um prazo de 40 dias, outros 60. Quando emito boletos pra esses clientes, simplesmente não consigo visualizar/administrar esses boletos. Se emito um boleto com um valor errado ou algo do tipo, pra 40 dias, por exemplo, tenho que esperar a janela de tempo diminuir para conseguir efetuar o cancelamento desse boleto.
- Compartilhamento do boleto: isso é uma palhaçada. Depois do boleto emitido, ele gera um link pra você mandar pro cliente. Eu levo os boletos impressos para meus clientes (e personalizados também, mas isso é outro assunto que vou abordar depois). Toda vez que emito, preciso compartilhar esse link comigo mesmo. Daí entrando no link, tenho que baixar o boleto pra depois colocar a capa nele (a parte de cima do boleto vem em branco, preciso colher a assinatura de meu cliente constatando que ele recebeu o mesmo, daí eu edito o PDF - uma solução que o Nubank já poderia oferecer) pra só depois imprimi-lo.
Além desses pontos, a conta PJ é acessada pelo mesmo app da pessoal. Eu realmente não consigo entender como que o time de experiência do Nubank decidiu que seria uma boa ideia isso. Que “facilitaria“ o acesso do usuário. Essa dinâmica gera muuuitos bugs e constantes travamentos no app. Sem contar que ainda é um atraso. Lidamos com o aplicativo diariamente, toda vez ter que ficar mudando de usuário depois de logar no app atrapalha muito. Gente, de verdade, conta de empresa tem que ser utilizada pelo aplicado especial para empresas!
Enfim, espero que ouçam os clientes e façam algo a respeito.