Não é rico com esse valor em reais, em dólares pode se considerar melhor o termo milionário pensando em escala mundial e tendo o dólar como reserva mundial, portanto no Brasil, seria algo na casa dos 5.4mi de reais (considerando a cotação atual do dólar)
É possível com algumas estratégias viver com esse valor (1mi de reais), se a pessoa já tem a própria casa, tem um custo de vida baixíssimo numa cidade do interior, mas na média é um valor que não faz sentido para se aposentar ou alcançar a liberdade financeira, considero que seria um valor de segurança para você ter mais liberdade de escolha e não ser um “escravo da vida moderna” num emprego ruim.
Até 2027 irá explodir o número de milionários no Brasil, porque Receita Federal irá atualizar valores dos imóveis, pelo valor real de venda, não valor venal.
Muitas casas compradas há 20 anos atrás, hoje valem 1 milhão tranquilamente, nas capitais.
Isso começa opcional em 2026 e obrigatório e automático em 2027.
Se atualizar opcional em 2026 paga 4% na diferença, se deixar no automático ou sonegar, pagará 20%. Na casa que já é sua, irá pagar a inflação acumulada.
2027 pegará muita gente de surpresa. Porque 2027 iria causar o shutdown da máquina pública, a solução é pagar 20%nas casas próprias antigas.
Não tem nada de atualização obrigatória nessa lei. É opcional e somente possível por prazo determinado pela Receita Federal.
Já teve outra lei no passado que também autorizou atualização opcional durante um certo período.
Já pensou em que recebe um imóvel em herança e precisa passar para o próprio nome. Muitas pessoas mal têm dinheiro pra pagar os honorários do advogado para os trâmites e impostos atuais, imagine um absurdo desses… Ou seja, a pessoa precisa vender por não ter condições de passar para o seu nome. Piada.
Meu post foi editado porque eu dei os nomes aos bois. Quem quiser, pesquisa no Google.
Não tenho nem defendo lado esquerda ou direita, sou só um cidadão que acha que paga impostos como Noruega e Suécia, sem ter o retorno como nestes países.
Político nenhum no país tem ideologia de verdade. Política do pão e circo, criam lados para o povo mais tonto brigar.
IPTU será vinculado ao CPF, para evitar sonegação de muita gente que ganha de aluguéis sem declarar. Provavelmente o governo dará algum desconto para quem mora de aluguel para dedurar quem é o dono do imóvel, boa sacada do governo. Receita Federal é muito inteligente, inegável isso.